Como fazer uma apresentação de vendas estilo baseball

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  • Publicado em 30 mai, 2017.
  • Atualizado em 10 ago, 2020

Saber como fazer uma apresentação de vendas inicial é o primeiro passo para a construção de uma relação duradoura com clientes potenciais. Para ser bem-sucedido nesse primeiro passo, o pitch deve ser informativo, sucinto e sensível.
Nesta postagem, daremos cinco dicas de discurso de vendas comprovadamente mais eficientes para fechar negócios.
Eis o problema: os clientes estão recebendo todos os dias um número excessivo de pitches – consistindo em tudo e mais um pouco para melhorar seu negócio e marca.
Eles sabem como funciona. Como realizador da apresentação de vendas, trate-as como se você fosse um lançador em um jogo de baseball.
A diferença é que, nessa metáfora, você deve ser um lançador técnico que quer que o rebatedor provoque um home run. Caso contrário, você será aquele que erra todos os lances.

Como fazer uma apresentação de vendas

1 – A Preparação

1 wind up
Saiba exatamente para quem você está fazendo a apresentação de vendas. Os clientes potenciais não perderão tempo com você se você não souber exatamente o que eles conseguem e o que não conseguem rebater.
Não tem como fazer uma apresentação de vendas sem estudá-los, aos seus negócios e necessidades, antes de executar o pitch. Um cliente potencial não rebaterá um arremesso fora de sua zona de rebatimento. Comece examinando atentamente o website e o perfil delels no LinkedIn!
Ferramenta recomendada: Charlie App
Antes de cada ligação, há algumas coisas que você PRECISA saber sobre o seu cliente potencial:

  • De onde eles são?
  • Há quanto tempo eles estão em sua função?
  • O que a empresa deles faz, com quem eles competem, e quão grande eles são?
  • Para quais clientes relevantes anteriores você já resolveu problemas similares?
  • O que um <insira o cargo aqui> normalmente acorda pensando de manhã?

2 – O Posicionamento

2 passo
As perguntas de desoberta corretas farão seus clientes potenciais falarem. As perguntas precisam ser impactantes, forçando o cliente potencial a prestar atenção e antecipar o arremesso.
[tweetthis twitter_handles=”@meetime_” url=”https://bit.ly/2rBsDd1″]Desenvolva uma boa relação, e ajude o seu cliente potencial a definir o problema que você resolverá. [/tweetthis]
Faça o cliente potencial querer cerrar seus dedos no bastão, fincar seus pés e preparar-se para rebater.
Veja como fazer uma apresentação de vendas com algumas boas perguntas em aberto para incorporar:

  • Estivemos seguindo X há um tempo, e estamos empolgados para conversar. O que despertou o seu interesse em conversar hoje?
  • No seu papel (ou para a sua equipe), o que atualmente é top of mind?
  • Acordamos de manhã pensando como melhorar <X> para os nossos clientes. Você poderia me ajudar a compreender como você realiza <X> para a sua equipe agora?
  • Por quê? (como uma pergunta posterior à maioria das perguntas, conduz a uma compreensão mais profunda e a melhores resultados)

3 – O Arremesso

3 arremesso
O arremesso precisa ser perfeito. Um arremesso a 160 km/h propicia uma entrega 100% perfeita.
Uma bola rápida é direta, carrega todo o momentum do lançador, e é fácil para o cliente potencial rebater.
“Uma bola rápida forte e bem centrada produz um home run. É assim que deve ser a sua apresentação de vendas.”
Eis um grande exemplo da Open View Lab de como formatar um excelente pitch demonstrativo.

Dicas Adicionais de como fazer uma apresentação de vendas:

  • Confirme quanto tempo disponível você tem antes do início da demonstração: “Tenho 20 minutos para nós, tudo bem mesmo assim? ”
  • Finalize 5 minutos antes para conversar sobre as etapas seguintes.
  • Se muitas das suas frases começam com “É assim que você…”, você está no caminho errado. Foque-se em clientes, histórias e resultados em vez de em métodos de como fazer.
  • E, finalmente, a minha dica favorita é: tenha empatia. Uma pessoa concedeu-lhe tempo, e não é para uma apresentação escolar. Defina cinco pontos do seu pitch ou demonstração que você consiga relacionar ao negócio deles.

4 – O Rebatimento

4 acerto
O bastão se movimenta! Supondo que o cliente responda positivamente, tenha algumas perguntas preparadas que ajudarão você a determinar o próximo passo.
Essa etapa pode ser uma fase de teste, um case de negócio, ou uma discussão mais profunda com uma equipe maior. Um fechamento de negócio instantâneo é raro hoje em dia. Então, tenha o seu próximo passo em mente antes de seguir adiante.
[tweetthis twitter_handles=”@meetime_” url=”https://bit.ly/2rBsDd1″]Confirmar e estabelecer os passos seguintes mantém a fluidez do processo de vendas.[/tweetthis]
Isso faz o cliente potencial se sentir à vontade e sem afobamento. Quando você chegar a um entendimento com o cliente potencial, confirme uma ocasião para mostrar o seu produto, perguntando algo do tipo:
 “Será que podemos marcar uma hora no calendário na próxima terça para realizarmos uma demonstração mais profunda com o seu vice-presidente para discutir X, Y ou Z?”

5 – O Movimento Posterior

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Se você souber como fazer uma apresentação de vendas perfeita, na perspectiva do receptor, você conseguirá acertar o pitch com aquela pessoa novamente e manter o relacionamento com o cliente. Basta apenas aquela primeira lembrança de rebatimento bem-sucedido.
Entretanto, a perfeição exige prática. Mantenha a si e a sua equipe condicionados, mantendo e atualizando os seus próprios métodos de abordagem e estilos.
Na Lesson.ly, usamos o nosso próprio software para atualização de empresas e aprendizado sobre prospects.
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Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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