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Como reduzir o Turnover na área de Vendas

  • Por Diego Cordovez
  • 2 min
  • Publicado em 12 de julho de 2021.

Vendedores ficam por volta de 2 anos em operações de Inside Sales. Essa afirmação é sabedoria popular e a prática corrobora o dado. Por que será?

O dia a dia da operação de vendas é árduo: dezenas de ligações, e-mails, reuniões, propostas, negociações e muita rejeição. Olhando dessa forma, vendas parece mesmo uma montanha russa e qualquer um que já foi a um parque de diversões sabe que a volta no brinquedo é curta.

No entanto, podemos pensar nessa carreira por outro ângulo. Vendas é uma ótima área para desenvolver habilidades: persuasão, escuta ativa e empatia são algumas delas.

Talvez a principal capacidade desenvolvida seja a de fazer boas perguntas. Boas perguntas fazem o prospect pensar, direcionam a conversa e levam ao melhor resultado possível. Essa habilidade será valiosa na vida pessoal e profissional de quem a desenvolver.

Em adição, vendas permite alto retorno financeiro a medida que o profissional avança na carreira.

Já as empresas se beneficiam com a retenção de profissionais. O alto turnover em vendas traz custo com rescisões, necessidade de recrutar e treinar novas pessoas, além do tempo investido em ramp-up.

Se empresas e vendedores podem se beneficiar de uma parceria de longo prazo, como modificar esse cenário?

Empresas precisam criar ambientes e processos para que as habilidades descritas sejam desenvolvidas, nutrir bons profissionais com 1-on-1’s e entender que existe vida depois da meta do quarter.

Vendedores tem uma tarefa mais difícil. Eles precisam mudar a forma como encaram o dia a dia: aquela ligação não é só mais uma ligação, é uma oportunidade para fazer melhores perguntas. A apresentação das 14h não é mais um compromisso na agenda, é a possibilidade de desenvolver persuasão.

Repetições não são o inimigo (no limite todo trabalho é repetitivo). Elas são o instrumento para desenvolver e dominar habilidades. Entender e usar isso como uma alavanca para a excelência renderá frutos no longo prazo.

Esse é um caminho difícil para ambos os lados, mas parece viável. A decisão é seguir nele ou não.

Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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