casts for closers #186
Análises de Marketing à Vendas para você fazer em junho
- 21min
- 9 junho 2022
Está no ar mais um episódio do Casts for Closers, podcast da Meetime. Hoje o nosso Diego Cordovez, apresentou análises necessárias para as áreas de marketing e vendas neste mês de junho. Entre os temas do episódio estão:
Abaixo, você pode acompanhar o episódio completo no Youtube ou Spotify, e um blogpost com os principais insights do Diego Cordovez durante o episódio.
Existem pontos indispensáveis para análises neste setor. Através dos dados recebidos é possível encontrar as melhores estratégias de conversão, campanhas coesas e com resultados e uma excelente performance, além de conseguir orientação para as futuras tomadas de decisão. A comparação é uma excelente partida para esse começo de análise, tanto referente à própria empresa como aos concorrentes. Mas a atenção deve ser redobrada, já que o mercado deste concorrente, tamanho da empresa em questão, alcance e performance devem ser levados em conta.
Durante o episódio, Diego acrescenta que para conseguir fazer essas análises de forma clara é preciso ter alguns questionamentos durante o processo:
Essa análise gerou tantos insights que definitivamente virou um processo na Meetime. A aproximação do Marketing e Vendas faz toda diferença no momento em que é preciso entender os objetivos do cliente e razões pelas quais a Meetime foi escolhida para o processo comercial, por exemplo. As anotações dos diagnósticos devem ser informações relevantes, que levem ao problema e desafio do cliente e que apresentem a causa da procura por um solucionador.
Procurar por padrões também é uma excelente forma de estabelecer parâmetros e estratégias desse cliente. No entanto, é viável evitar análises individuais, já que a perspectiva pode ser relativa a cada equipe. Tentar entender a empresa como um todo e o que aquele problema gera nos setores é o primeiro passo para encontrar possíveis soluções.
A criação de materiais, através de dados, que sejam suporte para os vendedores pode ser uma boa saída para entender os frequentes desafios narrados pelos clientes. Se o mercado é imaturo, a melhor forma de garantir mais leads para o comercial é por meio dos materiais que explicam o trabalho realizado pela empresa.
Depois que a análise dos leads que escolheram permanecer na empresa é feita, nada mais justo que tentar entender melhor aqueles que optam por não seguir. O que pesou para que aquele lead não permanecesse?
A primeira dica é: procurar também por padrões. O padrão auxilia tanto nos negócios ganhos quanto na análise dos perdidos. O preço, a concorrência e a funcionalidade estão diretamente interligados e podem indicar se a proposta de valor está inadequada ou ultrapassada. Um interfere no outro, logo, se o foco cai apenas em um desses, a probabilidade da estrutura do time de vendas ser balançada é grande.
É preciso agrupar os 3 fatores e entender os critérios que levaram o cliente a declinar a proposta para que seja criado um plano. Estude as possibilidades e as consequências de adequar a sua proposta de valor e no que ela infere:
Além disso, é indispensável envolver os times responsáveis pelo plano. É interessante deixar que esses times contestem ele, melhorem, e comprem esse plano. E por fim, fazer a monitoração e efetividade para que ele sempre esteja sendo aperfeiçoado.
Saber analisar os cenários já coloca a empresa a um passo à frente da concorrência. Saber enxergar cenários otimistas, realistas e pessimistas traz diferentes perspectivas, análises e metas para o futuro. Vale contratar e se dimensionar para fazer o otimista, contar com o realista e ter um plano de contingência caso o pessimista esteja mais perto do horizonte. Não se preparar para o pessimista, significa a demora para agir e por fim o atraso e despreparo do time. Por isso, é importante ter em mente:
É interessante encarar esses questionamentos como um exercício de preparação e estruturação. O mercado não para e a concorrência está sempre se mantendo atualizada e preparada.
Por fim, Diego nos contou que é importante, mesmo que seja um processo doloroso, questionar os processos realizados, fazer e refazer testes, buscar sempre entender as necessidades dos clientes que atualmente a empresa não prioriza.
Quanto as dicas, temos três livros para estudo:
2. Livro – A psicologia do dinheiro: Descubra como as emoções influenciam nossas escolhas financeiras e aprenda a tomar decisões mais inteligentes
🎙Seu podcast pra dominar Inside Sales e colocar suas metas no bolso!
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