Sarah Rios
Analista de Conteúdo na MeetimeJornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
Em 2003, os estudantes de Harvard, Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes criaram uma plataforma de comunicação destinada aos alunos da universidade. A qual viria a ser chamada de Facebook. A ideia era conectar os estudantes promovendo a comunicação.
O resto da história você já deve conhecer bem, o Facebook se tornou uma das maiores redes sociais do mundo, com bilhões de usuários. Mas, por que estamos contando isso?
Quando o Facebook nasceu, um dos principais objetivos dos fundadores era justamente promover o networking entre pessoas diferentes dentro da universidade. No mundo corporativo, não é diferente, nós precisamos um dos outros. Isso faz toda a diferença na hora de conseguir uma colocação, adquirir conhecimento sobre uma área ou mesmo realizar uma venda.
Neste artigo, nós vamos falar justamente sobre o poder do networking. O que é networking? Como promovê-lo? De que maneira relacioná-lo com vendas? As respostas você confere a seguir!
Networking é uma palavra de origem inglesa e deriva de outra: network. Quando se trata da tradução de network, podemos dividir a expressão em duas partes. Enquanto a primeira “net” significa rede, “work” é a tradução de trabalho. Ou seja, network seria a rede de contatos ou conexão com outra pessoa, enquanto o networking significa uma atividade que foca em cultivar essa rede.
No ambiente corporativo, o networking é uma maneira de se conectar com pessoas que podem ajudá-la na busca e conquista de suas metas e vice-versa. Essa rede de pessoas que se formam passam a trocar informações entre si, o que tem muito poder no mercado de trabalho.
Uma rede de relações bem estruturada pode torná-lo mais reconhecido, ajudá-lo a resolver assuntos críticos, mas também acelerar sua carreira, e até mesmo melhorar sua saúde e seu bem-estar.
O networking ainda é uma das melhores opções de encontrar um novo trabalho, mas também te fazer avançar na sua carreira. Enquanto seres humanos, temos a necessidade de nos relacionar com outras pessoas e isso também vale para nos destacarmos no mercado de trabalho.
Aliás, quer uma dica legal sobre o assunto? Não deixe de escutar o episódio de Cast for Closers que fizemos com o Gustavo Pagotto sobre networking e carreira!
O networking serve para a construção e estreitamento de relacionamentos, ajudando e dando suporte a uma série de demandas do mercado. Isso acontece, pois a rede dispõe de informações e acessos que podem ajudar a encontrar vagas de trabalho, conquistar uma promoção, contatar, mas também convencer investidores e clientes em potencial.
Cabe destacar que uma rede de contatos sólida contribui, por exemplo:
Antes de aplicar as dicas que daremos, é interessante lembrar da relevância que o networking tem. Quando o profissional tem isso em mente fica mais fácil aplicá-lo ao dia a dia. Depois dessa reflexão feita, siga as dicas a seguir!
Um networking eficiente é sempre uma via de mão dupla. Antes de fazer o seu networking, considere o que você está disposto a oferecer para outra pessoa. Por mais que você esteja ansioso para se conectar com outros indivíduos em sua rede, é preciso atenção. Reconheça com antecedência se você não se sentir à vontade para recomendar alguém que acabou de conhecer para um emprego, por exemplo.
Definir o que você pode dar e seus limites vai ajudá-lo a se sentir menos inseguro sobre o networking. Quando você se sente mais confortável, é mais fácil construir confiança com outras pessoas também.
É imprescindível que você cuide da sua apresentação pessoal e comunicação ao se relacionar com outros profissionais. Tanto a sua linguagem corporal quanto verbal podem ajudar a conquistar uma nova conexão ou mesmo te prejudicar.
Para evitar prejuízos, pense se o seu comportamento, postura, tom de voz estão adequados com quem você está interagindo e se sua comunicação está passando uma mensagem clara para todos.
Um dos maiores desafios do networking é aprender a ouvir os outros. Quando estamos nos conectando em uma rede, muitas vezes ficamos tão focados em compartilhar que podemos não ter tempo para de fato escutar o que o outro tem a dizer.
Isso é essencial para construir relacionamentos fortes, demonstra interesse e atenção no que a outra pessoa tem a dizer. Uma forma de colocar a escuta ativa em prática é parafraseando a declaração da outra pessoa.
Tal ação vai sinalizar para a outra pessoa que a entendemos e mostra que estamos envolvidos na conversa. Outra técnica interessante é fazer perguntas, além de mostrar interesse, é um convite para que o outro continue conversando.
Quando estamos desenvolvendo o networking, é comum que depositemos grandes expectativas de conhecer o CEO de uma empresa que admiramos, o autor de um livro que deu o pontapé inicial em nossa carreira ou até mesmo um especialista que é famoso na sua área de atuação.
Mas como você pode iniciar um bate-papo com sucesso? A primeira coisa é se certificar de ter um propósito para essa abordagem. Abordá-los para dizer que você ama o trabalho deles ou admira a abordagem deles não costuma conduzir a uma conversa estimulante. É mais provável que evoque um simples “obrigado”.
Aproxime-se deles com confiança e apresente-se não como um fã, mas como um igual – porque você é – e diga algo instigante com o qual eles possam se relacionar. Assim: “Seus ensinamentos de abordagem em meu último emprego como SDR, mas estou fazendo a transição para vendedor. Você mudaria sua abordagem nesse caso?”.
Lembre-se de que você admira essa pessoa porque respeita sua liderança de pensamento. Dê a eles a chance de admirá-lo também, iniciando uma conversa interessante e relevante.
Eventos corporativos, sejam eles online ou presenciais, são grandes oportunidades para conquistar bons contatos para o seu networking. Portanto, escolha os encontros do seu interesse e compareça, se possível, leve cartões de visita para viabilizar conversas futuras.
Caso você lidere uma equipe, reforce junto dos profissionais a importância de participar desses eventos. Os conhecimentos passados ao longo desses seminários, contribuem (e muito!) para a prática da rotina de trabalho de seus colaboradores.
Além de todo o conhecimento passado, os eventos são uma excelente oportunidade de encontrar soluções diferenciadas que podem ajudar a sua organização.
O networking tem um papel fundamental no dia a dia do profissional, sendo responsável inclusive por impulsionar a carreira daqueles que o praticam. Mas não é só individualmente, networking também impacta positivamente as vendas. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como unir esses dois aspectos!
Lembre-se, eles não são apenas um cliente, mas uma pessoa também. Reserve um tempo para realmente se conhecer e se conectar em outro nível. Por isso, se possível, convide-os para um café ou para um almoço rápido.
Além de perguntar mais sobre seus negócios ou como você pode apoiá-los, questione sobre o que eles gostam ou não. Isso ajudará você a obter mais informações sobre como desenvolver um relacionamento mutuamente benéfico para a sua empresa e para o seu cliente, bem como estabelecer melhores rapports na hora de vender.
Conheça 6 técnicas para te ajudar nessa missão no vídeo abaixo!
Depois de conhecer melhor o seu cliente e estabelecer um relacionamento com ele, é hora de oferecer a eles algo valioso. Por exemplo, compartilhar um artigo relevante para o negócio ou conectá-lo com algum consultor que possa fornecer conselhos sobre seu projeto mais recente são boas maneiras de garantir mais frutos para esse relacionamento. Lembre-se de que agregar valor é um princípio básico do networking para vendas.
Depois de conversar com potenciais compradores e clientes e trocar informações, você deve acompanhar. Entrar em contato pode ser benéfico mesmo se você não tiver fechado a venda, o indivíduo ainda assim pode comprar no futuro ou mesmo indicá-lo para outra pessoa.
Envie-lhes uma mensagem logo após a conversa, diga que foi bom conhecê-los e faça referência a algo sobre o qual você falou. Marque uma reunião mais aprofundada se houver sinergia. Lembre-se de que follow-up é uma parte crucial em vendas e ajuda a construir o networking.
Pratique a escuta ativa ao entrar em contato com seu cliente. Mas não se esqueça de fazer perguntas, como: “você tem alguma dica de gerenciamento de tempo para compartilhar?”.
Ao se encontrar pessoalmente, mantenha contato visual, acene com a cabeça e sorria ou mostre outro gesto quando apropriado para reconhecer que você realmente ouviu o que eles estão dizendo.
Formar laços e finalizar uma venda fica mais fácil se você estiver presente no momento e sintonizado com o cliente. Se o seu produto for igual ao de outra marca, seu cliente vai escolher o seu pela conexão que foi desenvolvida.
Como vimos ao longo do artigo, o networking é uma construção diária que depende de tempo e disponibilidade, mas também do uso das técnicas corretas. Não adianta nada querer fazer networking a todo custo, isso pode até mesmo prejudicar a sua imagem, por isso, calcule bem os movimentos que serão feitos.
Se você atua na área de vendas, coloque nossas dicas em prática para construir e alimentar sua rede de contatos. Para te ajudar nessa missão, aproveite para baixar o nosso material de estudos Kit de Treino para vendedores!
Networking é uma palavra de origem inglesa que significa a ação de formar e manter uma rede de contatos ativa por meio da troca de informações e entrega de valor.
O networking deve sempre ser benéfico para ambas as partes. Sua importância está baseada em uma melhor reputação, maior visibilidade, uma rede de suporte mais forte, maior crescimento dos negócios e conexões mais impactantes.
Para cultivar o networking é importante seguir algumas dicas:
– Participar de eventos
– Praticar a escuta ativa
– Cuidar da sua apresentação pessoal
– Apresentar-se a profissionais mais experientes
– Saber o que você tem a oferecer para o outro
Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
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