Networking: o que é, como criar e a sua importância em vendas

  • Por
  • 6 min
  • Publicado em 16 dez, 2022.
  • Atualizado em 30 mai, 2023

Em 2003, os estudantes de Harvard, Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes criaram uma plataforma de comunicação destinada aos alunos da universidade. A qual viria a ser chamada de Facebook. A ideia era conectar os estudantes promovendo a comunicação. 

O resto da história você já deve conhecer bem, o Facebook se tornou uma das maiores redes sociais do mundo, com bilhões de usuários. Mas, por que estamos contando isso?

Quando o Facebook nasceu, um dos principais objetivos dos fundadores era justamente promover o networking entre pessoas diferentes dentro da universidade. No mundo corporativo, não é diferente, nós precisamos um dos outros. Isso faz toda a diferença na hora de conseguir uma colocação, adquirir conhecimento sobre uma área ou mesmo realizar uma venda. 

Neste artigo, nós vamos falar justamente sobre o poder do networking. O que é networking? Como promovê-lo? De que maneira relacioná-lo com vendas? As respostas você confere a seguir!

O que é networking?

Networking é uma palavra de origem inglesa e deriva de outra: network. Quando se trata da tradução de network, podemos dividir a expressão em duas partes. Enquanto a primeira “net” significa rede, “work” é a tradução de trabalho. Ou seja, network seria a rede de contatos ou conexão com outra pessoa, enquanto o networking significa uma atividade que foca em cultivar essa rede. 

No ambiente corporativo, o networking é uma maneira de se conectar com pessoas que podem ajudá-la na busca e conquista de suas metas e vice-versa. Essa rede de pessoas que se formam passam a trocar informações entre si, o que tem muito poder no mercado de trabalho. 

O que aprendemos com 70 milhões
de atividades de prospecção

Importância de cultivar o networking

Uma rede de relações bem estruturada pode torná-lo mais reconhecido, ajudá-lo a resolver assuntos críticos, mas também acelerar sua carreira, e até mesmo melhorar sua saúde e seu bem-estar. 

O networking ainda é uma das melhores opções de encontrar um novo trabalho, mas também te fazer avançar na sua carreira. Enquanto seres humanos, temos a necessidade de nos relacionar com outras pessoas e isso também vale para nos destacarmos no mercado de trabalho.

Aliás, quer uma dica legal sobre o assunto? Não deixe de escutar o episódio de Cast for Closers que fizemos com o Gustavo Pagotto sobre networking e carreira!

Para que serve o networking?

O networking serve para a construção e estreitamento de relacionamentos, ajudando e dando suporte a uma série de demandas do mercado. Isso acontece, pois a rede dispõe de informações e acessos que podem ajudar a encontrar vagas de trabalho, conquistar uma promoção, contatar, mas também convencer investidores e clientes em potencial.

Cabe destacar que uma rede de contatos sólida contribui, por exemplo: 

  • obtenção de dados importantes; 
  • aprofundamento das relações com clientes;
  • aumento a visibilidade profissional; 
  • desenvolvimento de carreira.

Como fazer networking?

Antes de aplicar as dicas que daremos, é interessante lembrar da relevância que o networking tem. Quando o profissional tem isso em mente fica mais fácil aplicá-lo ao dia a dia. Depois dessa reflexão feita, siga as dicas a seguir!

1. Saiba o que você tem a oferecer

Um networking eficiente é sempre uma via de mão dupla. Antes de fazer o seu networking, considere o que você está disposto a oferecer para outra pessoa. Por mais que você esteja ansioso para se conectar com outros indivíduos em sua rede, é preciso atenção. Reconheça com antecedência se você não se sentir à vontade para recomendar alguém que acabou de conhecer para um emprego, por exemplo.

Definir o que você pode dar e seus limites vai ajudá-lo a se sentir menos inseguro sobre o networking. Quando você se sente mais confortável, é mais fácil construir confiança com outras pessoas também.

2. Cuide da sua apresentação pessoal

É imprescindível que você cuide da sua apresentação pessoal e comunicação ao se relacionar com outros profissionais. Tanto a sua linguagem corporal quanto verbal podem ajudar a conquistar uma nova conexão ou mesmo te prejudicar.

Para evitar prejuízos, pense se o seu comportamento, postura, tom de voz estão adequados com quem você está interagindo e se sua comunicação está passando uma mensagem clara para todos.

3. Pratique a escuta ativa

Um dos maiores desafios do networking é aprender a ouvir os outros. Quando estamos nos conectando em uma rede, muitas vezes ficamos tão focados em compartilhar que podemos não ter tempo para de fato escutar o que o outro tem a dizer.

Isso é essencial para construir relacionamentos fortes, demonstra interesse e atenção ​​no que a outra pessoa tem a dizer. Uma forma de colocar a escuta ativa em prática é parafraseando a declaração da outra pessoa. 

Tal ação vai sinalizar para a outra pessoa que a entendemos e mostra que estamos envolvidos na conversa. Outra técnica interessante é fazer perguntas, além de mostrar interesse, é um convite para que o outro continue conversando.

4. Apresente-se a um profissional mais experiente

Quando estamos desenvolvendo o networking, é comum que depositemos grandes expectativas de conhecer o CEO de uma empresa que admiramos, o autor de um livro que deu o pontapé inicial em nossa carreira ou até mesmo um especialista que é famoso na sua área de atuação.

Mas como você pode iniciar um bate-papo com sucesso? A primeira coisa é se certificar de ter um propósito para essa abordagem. Abordá-los para dizer que você ama o trabalho deles ou admira a abordagem deles não costuma conduzir a uma conversa estimulante. É mais provável que evoque um simples “obrigado”.

Aproxime-se deles com confiança e apresente-se não como um fã, mas como um igual – porque você é – e diga algo instigante com o qual eles possam se relacionar. Assim: “Seus ensinamentos de abordagem em meu último emprego como SDR, mas estou fazendo a transição para vendedor. Você mudaria sua abordagem nesse caso?”.

Lembre-se de que você admira essa pessoa porque respeita sua liderança de pensamento. Dê a eles a chance de admirá-lo também, iniciando uma conversa interessante e relevante.

5. Participe de eventos corporativos

Eventos corporativos, sejam eles online ou presenciais, são grandes oportunidades para conquistar bons contatos para o seu networking. Portanto, escolha os encontros do seu interesse e compareça, se possível, leve cartões de visita para viabilizar conversas futuras.

Caso você lidere uma equipe, reforce junto dos profissionais a importância de participar desses eventos. Os conhecimentos passados ao longo desses seminários, contribuem (e muito!) para a prática da rotina de trabalho de seus colaboradores. 

Além de todo o conhecimento passado, os eventos são uma excelente oportunidade de encontrar soluções diferenciadas que podem ajudar a sua organização.

Como incorporar o networking à sua estratégia de vendas? 

O networking tem um papel fundamental no dia a dia do profissional, sendo responsável inclusive por impulsionar a carreira daqueles que o praticam. Mas não é só individualmente, networking também impacta positivamente as vendas. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como unir esses dois aspectos!

Estabeleça rapport com os clientes

Lembre-se, eles não são apenas um cliente, mas uma pessoa também. Reserve um tempo para realmente se conhecer e se conectar em outro nível. Por isso, se possível, convide-os para um café ou para um almoço rápido. 

Além de perguntar mais sobre seus negócios ou como você pode apoiá-los, questione sobre o que eles gostam ou não. Isso ajudará você a obter mais informações sobre como desenvolver um relacionamento mutuamente benéfico para a sua empresa e para o seu cliente, bem como estabelecer melhores rapports na hora de vender.

Conheça 6 técnicas para te ajudar nessa missão no vídeo abaixo!

Ofereça algo de valor

Depois de conhecer melhor o seu cliente e estabelecer um relacionamento com ele, é hora de oferecer a eles algo valioso. Por exemplo, compartilhar um artigo relevante para o negócio ou conectá-lo com algum consultor que possa fornecer conselhos sobre seu projeto mais recente são boas maneiras de garantir mais frutos para esse relacionamento. Lembre-se de que agregar valor é um princípio básico do networking para vendas. 

Faça follow-ups

Depois de conversar com potenciais compradores e clientes e trocar informações, você deve acompanhar. Entrar em contato pode ser benéfico mesmo se você não tiver fechado a venda, o indivíduo ainda assim pode comprar no futuro ou mesmo indicá-lo para outra pessoa. 

Envie-lhes uma mensagem logo após a conversa, diga que foi bom conhecê-los e faça referência a algo sobre o qual você falou. Marque uma reunião mais aprofundada se houver sinergia. Lembre-se de que follow-up é uma parte crucial em vendas e ajuda a construir o networking.

Esteja presente e ouça o que o cliente tem a dizer

Pratique a escuta ativa ao entrar em contato com seu cliente. Mas não se esqueça de fazer perguntas, como: “você tem alguma dica de gerenciamento de tempo para compartilhar?”. 

Ao se encontrar pessoalmente, mantenha contato visual, acene com a cabeça e sorria ou mostre outro gesto quando apropriado para reconhecer que você realmente ouviu o que eles estão dizendo. 

Formar laços e finalizar uma venda fica mais fácil se você estiver presente no momento e sintonizado com o cliente. Se o seu produto for igual ao de outra marca, seu cliente vai escolher o seu pela conexão que foi desenvolvida.

Conclusão

Como vimos ao longo do artigo, o networking é uma construção diária que depende de tempo e disponibilidade, mas também do uso das técnicas corretas. Não adianta nada querer fazer networking a todo custo, isso pode até mesmo prejudicar a sua imagem, por isso, calcule bem os movimentos que serão feitos. 

Se você atua na área de vendas, coloque nossas dicas em prática para construir e alimentar sua rede de contatos. Para te ajudar nessa missão, aproveite para baixar o nosso material de estudos Kit de Treino para vendedores!

FAQ

O que é networking?

Networking é uma palavra de origem inglesa que significa a ação de formar e manter uma rede de contatos ativa por meio da troca de informações e entrega de valor.

Por que é importante o networking?

O networking deve sempre ser benéfico para ambas as partes. Sua importância está baseada em uma melhor reputação, maior visibilidade, uma rede de suporte mais forte, maior crescimento dos negócios e conexões mais impactantes.

Como fazer networking?

Para cultivar o networking é importante seguir algumas dicas: 
– Participar de eventos
– Praticar a escuta ativa
– Cuidar da sua apresentação pessoal 
– Apresentar-se a profissionais mais experientes 
– Saber o que você tem a oferecer para o outro

Sarah Rios

Sarah Rios

Analista de Conteúdo na Meetime

Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!