Como alinhar a Relação entre Marketing e Vendas

relação marketing e vendas

Este provavelmente é um dos temais mais delicados e complexos dentro de uma operação de vendas: como alinhar a relação entre Marketing e Vendas e melhorar o resultado de ambas?

Convidamos um especialista no assunto, alguém que geriu ambas as áreas e hoje conduz uma das operações mais bem-sucedidas do Brasil: Diego Gomes, co-fundador e CMO da Rock Content.

Esse é um dos PodCasts mais práticos e acionáveis que gravamos. Se fosse você ouviria os 29 minutos 🙂 com tudo que você precisa saber sobre a relação entre Marketing e Vendas.

Confere aqui abaixo!

Episódio #24 – Como alinhar a relação entre Marketing e Vendas

Neste episódio conversamos sobre:

  • Como balancear as informações pedidas aos leads no ciclo de vida;
  • Exemplos práticos de como a Rock Content organiza seus leads em Marketing em: assinantes, lead e MQLs
  • Como mesclar estágios de qualificação de acordo com a complexidade da venda
  • Dica prática: encurtar o funil de marketing e o funil de vendas
  • A importância da proximidade Vendas e Marketing
  • A importância do SLA (acordo) combinado entre Vendas e Marketing
  • Como abastecer os vendedores na falta de leads qualificados
  • O momento certo de abordar cada lead
  • Boas práticas de Alinhamento:
    • A importância de ouvir ligações de Vendas
    • Marketing participar dos ritos de vendas
    • Criação de estudos de caso em conjunto (Vendas, Customer Success e Marketing)
    • Métricas importantes para avaliar a abordagem entre Vendas e Marketing
  • Tecnologias para enriquecimento dos leads
  • Dica final: encurtar a distância entre Vendas e Marketing
    • Time de Marketing ser treinados em Vendas
    • Time de Vendas conhecer os materiais de Marketing

Spoiler: Tá, algumas dicas do Diego sobre a relação entre Marketing e Vendas

Vamos passar alguns insights legais sobre marketing e vendas, mas confira o PodCast na íntegra!

Diego foi responsável por escalar sua equipe de 5 para 50 vendedores em 2 anos, e é sobre isso que ele falou para a agente, no início da conversa.

Para isso, o primeiro passo é entender profundamente o que os clientes admiram na solução e formar uma equipe que entenda isso e saiba passar para os prospects.

Sobre erros nesse processo de crescimento, ele passa várias dicas:

Ao contratar vendedores, faça isso em pequenos grupos, de 2 ou 3 (e não um de cada vez, como ele fazia, no início), assim, um treinamento só pode ser aplicado a eles ao mesmo tempo, criando um vínculo de camaradagem e dando a certeza de que todos estão no mesmo nível de conhecimento profissional.

Invista no treinamento! No começo, Diego simplesmente fazia com que os vendedores acompanhassem sua própria atuação em vendas e esperava que eles absorvessem isso por osmose.

Na verdade, cada pessoa tem um jeito próprio de vender e, o ideal, é criar e desenvolver um programa de treinamento de vendas bem estruturado.

Ah, você queria mais dicas sobre o a relação entre Marketing e Vendas? Faz o seguinte, então: ouve o PodDast e aprenda sobre isso diretamente das palavras do Diego 😉

Tenha maior controle sobre sua performance em vendas

metas e previsao de vendas

Resumo
Como alinhar entre Vendas e Marketing
Título do Post
Como alinhar entre Vendas e Marketing
Descrição
Diego Gomes, co-fundador e CMO da Rock Content, dá dicas de como alinhar os times de Vendas e Marketing da sua empresa. Imperdível!
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