O que é inteligência emocional e qual a sua importância em vendas

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  • Publicado em 22 dez, 2022.
  • Atualizado em 7 fev, 2023

Como você reage diante de situações que fogem do comum no seu ambiente de trabalho? O quanto os desafios impactam o seu dia a dia, especialmente, as suas emoções?

As duas perguntas introduzem um assunto em alta no mundo corporativo: a inteligência emocional. Hoje em dia, ser emocionalmente inteligente está entre as principais soft skills procuradas pelos recrutadores. 

Não só as competências técnicas têm peso sobre o desempenho do profissional, mas também as suas emoções. É com base nisso que as empresas têm buscado seus profissionais. 

Mas, a inteligência emocional pode ser aprendida? A resposta é sim. E neste artigo vamos te dar algumas dicas que vão servir como guia para você conquistar tal habilidade. 

Pronto para começar a aprender mais sobre o assunto? Boa leitura!

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é a capacidade de entender e gerenciar suas próprias emoções, bem como reconhecer e influenciar as emoções das pessoas ao seu redor. 

O termo surgiu pela primeira vez em 1990 pelos pesquisadores John Mayer e Peter Salovey, mas anos depois foi popularizado pelo psicólogo Daniel Goleman, que escreveu uma obra sobre o tema.

O termo refere-se a uma habilidade que permite que as pessoas gerenciem melhor os seus sentimentos e a forma como vão agir com base neles. Por exemplo, um profissional que consegue realizar as suas tarefas e bater metas, mesmo se sentindo ansioso ou triste em determinado momento. 

Os 4 componentes da inteligência emocional

inteligência emocional

A inteligência emocional é normalmente dividida em quatro competências principais:

  • autoconsciência;
  • autogerenciamento;
  • consciência social;
  • gestão de relacionamento.

Autoconsciência

A autoconsciência está no centro de tudo. Ela diz respeito à capacidade de compreender os pontos fortes e fracos, mas também de reconhecer emoções e o efeito que elas têm sobre você e o desempenho da sua equipe.

Trabalhar com colegas que não são autoconscientes pode comprometer o sucesso de uma equipe. Logo, para trazer à tona o melhor dos outros, primeiro você precisa trazer o melhor de si mesmo, que é onde a autoconsciência entra em ação. 

Uma maneira fácil de avaliá-la é completando o feedback de 360 ​​graus, no qual você avalia seu desempenho e compara-o com as opiniões de seu chefe, colegas e subordinados diretos. Por meio desse processo, você obterá dados sobre seu próprio comportamento e descobrirá como ele é percebido pela organização.

Autogerenciamento

O autogerenciamento é a capacidade de gerenciar suas emoções, principalmente em situações de estresse e, mesmo assim, manter uma perspectiva positiva. 

Uma reação tende a ser automática. Quanto mais sintonizado você estiver com sua inteligência emocional, mais fácil será fazer a transição da reação para a resposta. É importante lembrar de fazer uma pausa, respirar, se recompor e fazer o que for preciso para controlar suas emoções para que você possa responder de maneira mais adequada e intencional ao estresse e à adversidade.

Consciência social

A consciência social diz respeito à capacidade de reconhecer as emoções dos outros e a dinâmica em jogo dentro de sua organização.

Os líderes que se destacam pela consciência social praticam a empatia. Eles se esforçam para entender os sentimentos e perspectivas de seus pares, o que lhes permite comunicação e colaboração mais eficazes. Ao se comunicar com empatia, você pode apoiar melhor sua equipe, ao mesmo tempo em que melhora seu desempenho individual.

Gestão de relacionamento

A gestão de relacionamentos se refere à sua capacidade de influenciar, treinar e orientar outras pessoas e resolver conflitos de maneira eficiente. Alguns preferem evitar conflitos, mas é importante abordar adequadamente os problemas à medida que eles surgem. 

Se você deseja manter sua equipe feliz, precisa ter essas conversas difíceis. Os profissionais almejam um tratamento respeitoso.

Por que a inteligência emocional importa tanto?

Quando você compreende o que é inteligência emocional consegue ter uma ideia do papel importante que ela desempenha. Saber lidar com as próprias emoções, mas também com a do outro em momentos difíceis é uma habilidade bastante valiosa. 

Manter esse domínio vai fazer toda a diferença para manutenção da boa convivência com as outras pessoas, tornando o ambiente mais saudável e tranquilo. Pense nesse ponto, quando se trata do mundo corporativo. 

De maneira geral, os profissionais com inteligência emocional conseguem lidar melhor com desafios e, consequentemente, conseguem se desenvolver melhor mesmo em situações nas quais nem tudo é favorável. 

Como desenvolver habilidades para me tornar emocionalmente inteligente?

Bom, é agora que entra a parte mais difícil: desenvolver a inteligência emocional. Se engana quem pensa que essa é uma habilidade inata, na realidade, ela demanda mais esforço por parte da pessoa. 

Por mais forte emocionalmente que uma pessoa seja, algumas situações fogem ao controle, logo, o segredo está em saber lidar com isso e passar por esse momento. 

Mas então o que fazer para se desenvolver nesse sentido? Confira as dicas a seguir!

Reconheça as suas emoções e nomeie-as

Que emoções você está sentindo agora? Você pode nomeá-las? Quando em uma situação estressante acontece, quais emoções normalmente surgem? Como você gostaria de responder nessas situações? Você pode parar para fazer uma pausa e reconsiderar sua resposta? 

Reservar um momento para nomear seus sentimentos e moderar sua reatividade é um passo crucial para o fortalecimento da sua inteligência emocional. Esse processo de reconhecimento pode ser analisado em diferentes situações, por exemplo, como seu corpo reagiu diante de um desafio no ambiente de trabalho? Ao saber quais foram as reações fica mais fácil definir quais emoções prevalecem. 

Desenvolva a sua autoconfiança

Quando você acredita que não importa o que aconteça, você pode superar uma situação, a sua autoconfiança floresce – sendo a chave para aprender a melhorar a inteligência emocional. Para desenvolver confiança em qualquer situação, pense em outra ocasião em que você lidou com sucesso com um sentimento semelhante. Se você já fez uma vez, pode fazer de novo.

Sendo assim, para se preparar para enfrentar seus sentimentos no futuro, imagine como você gostaria de lidar com emoções difíceis. Ao se preparar, você consolida os seus sentimentos para lidar com os desafios futuros.

Seja positivo

Pode parecer clichê falar em ser positivo nos dias atuais, milhares de conteúdos na internet reforçam isso. Mas em se tratando de inteligência emocional não dá para deixar a positividade de lado. Afinal, as pessoas emocionalmente inteligentes entendem o poder de uma palavra positiva, um e-mail encorajador ou mesmo um gesto gentil. 

Quando você consegue se manter positivo em uma situação estressante, pode ajudar os outros ao seu redor a permanecerem calmos. Tal atitude também incentiva a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Embora as emoções negativas possam ser normais, considere desenvolver estratégias para minimizar seus efeitos e procurar soluções.

Pratique a escuta ativa

Segundo publicação da Psychology Today, cerca de 10% por cento das pessoas ouvem de forma eficaz. Ou seja, muito pouco, boa parte dos indivíduos estão envolvidos com outras atividades. É fácil se distrair com a tecnologia, o ruído de fundo e seus próprios pensamentos. 

No entanto, para ser um comunicador eficaz e um líder emocionalmente inteligente, você precisa ser um bom ouvinte. Para isso, pratique a escuta ativa. Tente se concentrar no que o orador está dizendo e mostre que você está envolvido parafraseando e usando outras dicas não verbais, como acenar com a cabeça. Ao ouvir de maneira ativa, fica mais fácil se conectar com os outros e compreender verdadeiramente seus pensamentos e sentimentos.

Como usar a inteligência emocional para vender mais?

Quer contar com a inteligência emocional como aliada para vender mais? Aprenda nos tópicos a seguir como usar as emoções ao seu favor e fechar melhores negócios!

Observar o seu humor

O seu nível de autoconsciência pode realmente afetar a maneira como um prospect o percebe. Se você puder identificar suas próprias emoções e seu impacto nas respostas de seu cliente potencial, poderá ter mais controle sobre as interações com ele.

Por isso, separe um tempo para refletir sobre sua última ligação para um cliente. Como você estava se sentindo naquele momento? As preocupações pessoais ou os problemas de trabalho estavam pesando sobre você? Todos nós temos estressores que afetam nosso humor todos os dias. 

No entanto, apenas anotar seu estado emocional pode ajudá-lo a perceber como (e quando) suas emoções afetam uma conversa. Para aprofundar a autoconsciência, observe como o cliente em potencial respondeu às suas emoções. Em sua última ligação, você foi caloroso e convidativo? Em caso afirmativo, o cliente em potencial respondeu com entusiasmo?

Por outro lado, se você estava se sentindo entediado, o prospect correu para encerrar a conversa? Ou, se você parecia ansioso, o prospect também reagiu com ansiedade? Frustração, talvez?

Saber o que te move

Existe relação entre a motivação e o entusiasmo. O nível de energia de um vendedor em uma atividade está diretamente relacionado à sua energia mental e física. Para encontrar uma motivação duradoura, separe um momento para olhar para a sua vida profissional. 

Por que você faz o que faz? Você ama o trabalho, porque ama seus colegas de trabalho? Encontra sentido na missão da empresa em que trabalha? Gosta de definir e alcançar metas difíceis? Descobrir por que você faz o que faz pode ajudá-lo a encontrar motivação duradoura para objetivos de longo prazo. Sem contar o impacto que isso terá nas suas vendas.

No vídeo vamos te ajudar com algumas dicas para se manter motivado!

Aprender a se adaptar

A inteligência emocional entrega um valor essencial em vendas que é a capacidade de se adaptar. Se você não está disposto a ceder, pode até ser bem-sucedido com um tipo de cliente em potencial ou em um tipo de venda, mas dificilmente irá muito além disso. 

A adaptabilidade é uma das características mais importantes que um vendedor pode ter, seja se moldando a diferentes estilos de compra, diferentes ciclos de vendas ou mesmo à  adversidade, já que você realmente nunca sabe o que as vendas vão trazer. Aprender a seguir em frente mesmo fora de sua zona de conforto é uma habilidade que vai ajudá-lo a se destacar profissionalmente. 

Conclusão

Sem dúvidas, depois de entender o que é inteligência emocional, você conseguiu enxergar que ela é determinante para o sucesso profissional e pessoal das pessoas.

Destacando o âmbito profissional, a habilidade permite que você coloque a sua parte cognitiva para funcionar, estabeleça parcerias, crie um ambiente de trabalho mais positivo, mas também tenha mais sucesso nas suas vendas. 

Falando em vendas, te convidamos a aprender como aproveitar melhor os leads que sua empresa gera, baixe a nossa Planilha de Prospecção de Clientes!

FAQ

Quais são os cinco pilares da inteligência emocional?

A inteligência emocional é fundamentada em 5 pilares que são: 
– autoconsciência;
– gestão das emoções;
– automotivação;
– empatia;
– relacionamento interpessoal.

O que fazer para desenvolver a inteligência emocional?

Para desenvolver a inteligência emocional, você vai precisar: 
– reconhecer as suas emoções; 
– desenvolver a autoconfiança; 
– ser positivo; 
– praticar a escuta ativa.

Qual o objetivo da inteligência emocional?

O objetivo da inteligência emocional ajudar as pessoas a identificarem e lidarem com as emoções e sentimentos tanto pessoais quanto de outros indivíduos. 

Sarah Rios

Sarah Rios

Analista de Conteúdo na Meetime

Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

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