Como o empreendedor individual pode superar seus desafios

empreendedor individual

Empreender não é fácil. Ser um empreendedor individual então dificulta ainda mais as coisas. Hoje no Brasil existe o SEBRAE com programas de apoio e incentivo a essa classe de empresários, mas mesmo assim o caminho é difícil.

A ideia dessa publicação é listar as 4 principais dificuldades de um empreendedor individual e dar dicas de como superar esses desafios caso você esteja sofrendo com algum deles!

O primeiro passo é o mais difícil

DESAFIO: dar o primeiro passo em direção a independência no trabalho é sem dúvida o mais difícil. Sair da segurança de um emprego para navegar por conta própria se mostra uma decisão complexa, principalmente nesse caso onde você estará sozinho no barco.

COMO SUPERAR: pense que se você está sozinho no barco, você é o capitão, e pode navegar para onde bem entender. Essa liberdade sempre é estimulante. Aproveite para ler biografias de empreendedores de sucesso que podem inspirar o começo de sua jornada. Procure entender também se faz sentido buscar por sócios co-fundadores, assim você acaba diluindo os riscos financeiros de iniciar um negócio, mas por outro lado a liberdade de fazer tudo sozinho diminui um pouco.

Conseguir os primeiros clientes

DESAFIO: primeiro passo dado, ou seja, você criou um produto / serviço. Agora como encontrar os primeiros clientes pagantes, aqueles pioneiros que estão dispostos a gastar seu dinheiro no que você tem a oferecer?

COMO SUPERAR: seja bem específico e vá atrás do grupo de clientes que mais sente a dor que seu produto pode resolver. Se você criou um novo tipo de sorvete, vá até a praia quando estiver fazendo 40 graus Celsius!

Crescimento (pequeno ou grande)

DESAFIO: acredite, crescer é um problema. Um problema bom, mas mesmo assim um problema. Se você estiver crescendo abaixo do que esperava, precisa verificar o que está impedindo seu negócio de alcançar as metas traçadas. Por outro lado, se estiver crescendo acima do esperado, terá problemas como quebra de estoque e muito clientes para atender em pouco tempo.

COMO SUPERAR: se estiver crescendo pouco, tente entrevistar as pessoas que já utilizaram seu produto para colher feedbacks sobre o que eles gostaram e não gostaram, faça alterações baseadas neles e volte para o mercado com mais confiança. Se estiver crescendo muito, talvez seja a hora de chamar mais um pessoa para o time, já que um empreendedor individual pode contratar até uma pessoa. Você também pode investir na criação de processos que facilitem a realização das atividades do dia a dia e suportem esse crescimento.

Tomando decisões sozinho

DESAFIO: tomar decisões sozinho é uma faca de dois gumes. Por um lado você tem liberdade de escolha e não precisa dar satisfação sobre elas. Por outro lado, não tem ninguém para te dar opinião e advertir quanto a uma decisão errada.

COMO SUPERAR: se cerque de pessoas experientes no mundo dos negócios, de preferência com experiência dentro do seu setor de atuação. Sempre que tiver uma decisão importante a tomar, seja realizar um investimento em uma nova máquina ou em que sistema tributário enquadrar sua empresa, consulte essas pessoas para evitar que uma decisão que irá afetar o negócio no longo prazo seja tomada de forma errada.

E um dos pontos mais importantes é NUNCA parar de adquirir conhecimento. Isso vai ajudar muito na transformação de um empreendimento individual em uma grande empresa.

Baixe o nosse eBook de Estratégias de Crescimento para SaaS

Resumo
Como o empreendedor individual pode superar seus desafios
Título do Post
Como o empreendedor individual pode superar seus desafios
Descrição
Descubra quais são as 4 principais dificuldades de um empreendedor individual e como superá-las. Dicas de quem já empreendeu e ainda empreende
Autor

Você pode gostar também de...