Sarah Rios
Analista de Conteúdo na MeetimeJornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
Um auxiliar de vendas é um profissional estratégico em qualquer organização. É ele quem vai ajudar o time de vendedores a obter melhores resultados e a lidar com questões operacionais e burocráticas, ajudando a aumentar a conversão e o faturamento da empresa.
Geralmente, o grupo de auxiliares de vendas é formado por pessoas comunicativas, que gostam de vendas e de lidar com o público, mas também que estão em constante adaptação levando sempre em consideração as transformações do mercado.
Nos tópicos a seguir, você vai conhecer mais sobre o papel do auxiliar de vendas, mas também questões como salário, principais habilidades e muito mais!
O trabalho de um auxiliar de vendas é focado em ajudar outros profissionais do setor comercial em seu trabalho. Além de auxiliar nas tarefas administrativas, ele também participa dos processos de vendas, contribuindo com serviços necessários, como cadastro do cliente, gerar relatórios gerenciais, emitir notas fiscais e outras funções.
Caso a função seja exercida em um ponto físico, o auxiliar de vendas vai atuar com verificação de estoque, montagem de vitrines, auxílio no cadastro de clientes, realização de pagamentos e outros.
No entanto, é importante destacar que existem diferentes tipos de auxiliares de vendas. Por exemplo, a atuação de um profissional em uma loja física vai ter atribuições bem diferentes de uma pessoa que trabalha com vendas internas, especialmente, se a gente falar sobre empresas B2B.
É comum que os gestores tenham dúvidas na hora de criar uma descrição de cargo para um auxiliar de vendas, justamente devido à abrangência de atuação. Mas vamos te ajudar com um exemplo a seguir!
Vamos focar em empresas B2B e que trabalham com Inside Sales. A primeira coisa é fazer um resumo, ele pode ser mais ou menos assim:
O assistente de vendas atua na parte administrativa e comercial da empresa. O profissional vai ser responsável pelos processos administrativos que acontecem antes, durante e depois da venda dos produtos. Sendo assim, a sua atuação abrange não só o atendimento ao cliente, mas também serviços administrativos.
Estamos procurando um auxiliar de vendas para nos auxiliar na inserção de dados no sistema, realizar contato com o cliente para coletar informações, elaborar e emitir documentos e dar suporte geral à área de vendas.
Na hora de descrever quais as atividades e habilidades, é bom elencar algumas das principais funções do dia a dia do profissional, vai ser importante até mesmo para ele avaliar a proposta de trabalho. Por exemplo:
Outro ponto importante que a empresa deve se preocupar em esclarecer é quais são os requisitos, habilidades e características desejáveis que o candidato precisa ter.
O salário de um auxiliar de vendas é bastante variado e depende da região e também do segmento em que ele vai atuar, mas de forma geral há alguns dados sobre os ganhos desse profissional.
Segundo o site Salário.com.br, o assistente de vendas (que é ocupa o mesmo cargo que o auxiliar de vendas, levando em consideração as suas ocupações, apenas mudando a nomenclatura) tem um salário médio de R$ 1.707,84 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.
A faixa salarial fica entre R$ 1.500,00 e R$ 3.168,14, sendo que R$ 1.627,04 é a média do piso salarial 2022 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.
O mesmo site ainda destaca que o perfil profissional mais comum é de um trabalhador com 22 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 44 h semanais em empresas do comércio de varejo.
Agora que você já sabe mais sobre o dia a dia do profissional auxiliar de vendas, neste tópico separamos algumas dicas para que uma pessoa possa se tornar um profissional auxiliar de vendas, pensando principalmente na atuação do mercado B2B!
As habilidades interpessoais são aquelas características que facilitam a interação com outras pessoas, o que inclui questões como a perseverança, empatia e desenvoltura. Elas ajudam a tornar a presença de um colaborar mais agradável e grande parte das organizações buscam pessoas com tais características.
Esses são os tipos de habilidades que tornam a presença de um funcionário agradável e quase todas as empresas buscam por alguém com essas características. No mundo das vendas, elas são particularmente importantes. Isso porque esse time lida diretamente com os clientes, muitas vezes resolvem pendências e problemas junto deles, além de serem representantes da imagem da organização.
Um trabalho colaborativo significa aquele que é feito em grupo em que são respeitadas a opinião de todos, equilibrando os prós e contras em cada decisão tomada. Saber atuar de maneira colaborativa é entender que todos contribuem igualmente para o sucesso da empresa.
Um bom auxiliar de vendas, que lida com o público, e ainda atua em conjunto com vendedores e outras equipes, precisa ter tal habilidade para se destacar. Ainda mais considerando que a maior parte do seu trabalho funcionará em parceria com vendedores.
É bom que o auxiliar também aprenda a falar inglês até mesmo porque muitos materiais ligados ao universo de vendas não têm tradução. Além do mais, caso vá trabalhar em uma empresa que atenda contas em outros países, será bom ter conhecimento no idioma para realizar reuniões, escrever e-mails e outras tarefas.
Sem contar que hoje, os RHs e gestores prezam muito pelo conhecimento de outra língua, que é um fator que o diferencia de outros candidatos a uma vaga de trabalho. Portanto, essa é uma habilidade que deve ser observada no currículo, até mesmo se você tem planos de expansão da operação.
O mercado de trabalho está em constante mudança, assim como o comportamento do consumidor. Isso exige dos profissionais a capacidade de adaptação, inclusive dos auxiliares de vendas.
Assim, o auxiliar é capaz de apresentar alta performance se adaptando a novas situações e solucionando problemas inéditos. É possível identificar transformações no ambiente, inclusive por meio de conversas com o cliente, isso ajuda nas mudanças de comportamento que garantem um melhor desempenho e resultado da atuação.
Para ser um bom auxiliar de vendas também é preciso engajamento e motivação para realizar as suas atividades. Do contrário, os resultados esperados de um profissional de alto desempenho podem não ser atingidos.
O bom auxiliar tem altos níveis tanto de engajamento quanto de motivação, além de saber é claro como promover em si próprio tais sentimentos: o que chamamos de automotivação. Ou seja, não depende de eventos externos para se manter engajado na execução do seu trabalho.
O auxiliar de vendas é indispensável para a operação de um negócio, como podemos ver ao longo do artigo. E se a pessoa pretender se tornar um excelente vendedor, depois de passar pelo cargo de auxiliar, aproveite para acompanhar o blog da Meetime, nós sempre postamos dicas sobre a área.
Se a intenção é se tornar um vendedor, não deixe de conferir o nosso Kit Treinamento para Vendedores, você vai encontrar dicas preciosas para o seu desenvolvimento!
Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
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