casts for closers #26
O que é e como fazer Prospecção de Clientes para SaaS
Convidado: Thiago Oliveira e Laura Lopes- 32min
- 21 dezembro 2016
Usamos muito este termo, mas você realmente sabe o que é prospecção de clientes? A prospecção de clientes é uma das etapas do processo de vendas de uma empresa. Essa fase envolve o processo de procura e identificação de possíveis interessados em produtos e serviços que seu negócio oferece ao mercado.
A RunRun.it, por exemplo, tem um dos processos de prospecção de clientes para SaaS mais metrificados e bem definidos que já conhecemos aqui.
Normalmente, depois das newsletters da Meetime, eu e o Thiago conversamos sobre algum ponto da operação de ambas as empresas. Após uma dessas conversas, convidamos a RunRun.it para contar mais sobre como eles fazem a prospecção de clientes.
Desse bate papo criamos este artigo e um podcast que você pode acessar apertando o play, logo abaixo.
No podcast você vai entender questões como:
Prospectar significa encontrar clientes em potencial.
Como dissemos acima, para entender o que é prospecção de clientes é fundamental que a compreendamos como a primeira etapa do processo de vendas.
O objetivo da prospecção é identificar leads que sejam oportunidades de negócio para os vendedores.
A prospecção acaba quando ocorre o agendamento da reunião comercial com o agendamento da reunião entre um vendedores e o prospect.
Existem diferenças entre o conceito de leads de vendas e prospects. Leads são contatos que possuem características da persona de comprador da empresa. A partir do momento que o vendedor consegue falar com o lead, ele se torna um prospect.
Já como prospect, o contato é analisado para identificação de seu real alinhamento com o perfil de clientes ideal da empresa de acordo com vários critérios.
Em resumo, a prospecção é composta por quatro pontos-chave:
Enquanto a etapa de listas potenciais clientes, ou listar leads, pode ser feita por meio de um processo de vendas Inbound ou Outbound, a qualificação dos leads é o processo de definir se um lead tem perfil e se está no momento certo para a compra.
Quanto mais qualificado um lead, mais chances de você convertê-lo em cliente.
A qualificação, é uma etapa fundamental de um processo de prospecção, mas também é uma das fases principais dentro de vendas consultivas.
Afinal, compreender se um lead tem o perfil de cliente que o seu negócio já ajudou, faz parte da identificação de soluções que realmente podem ajudar esse contato a resolver suas necessidades e problemas.
Dentro de um processo de prospecção de clientes para SaaS realizar vendas centradas no cliente é uma forma de otimizar o processo de vendas, gerar uma experiência de qualidade para o prospect e garantir que você terá clientes fiéis dentro da organização. Para entender a importância de realizar vendas centradas no cliente, indicamos que ouça o podcast, a seguir, com Diego, CEO da Meetime.
Mas, voltando ao tema central, sobre como funciona a qualificação de leads, é importante que você saiba que não existe um padrão fechado para todos os tipos de negócio, entretanto, na prospecção de clientes para SaaS, podemos seguir as seguintes etapas:
Leia também: A forma certa de abordar leads inbound e outbound: o que os dados dizem
Dentro da prospecção de clientes para SaaS focada em Onbound, dois passos são fundamentais para a qualificação:
Já na qualificação de leads Inbound:
Na RunRun.it a passagem do lead ocorre do SDR para o vendedor, por meio do método BANT de qualificação, que prioriza a demo instantânea, e não a agendar a demo para depois.
Dentro dessa ideia, para ter maior retorno e produtividade em prospecção, é fundamental que seus vendedores saibam fazer as perguntas certas, e que possam usar a resposta como gatilho de passagem para as próximas fases. Seja de um SDR para o vendedor, ou para a continuidade do trabalho do vendedor (caso não haja um setor de pré-vendas).
Aprender como criar fluxos de cadência é mais uma etapa indispensável dentro do que é prospecção de clientes. Confira a seguir, o que significa e alguns exemplos.
Agora que você já sabe o que é prospecção de clientes, onde ela começa e onde termina, considere otimizar essa etapa da estratégia de vendas da sua empresa.
Para isso, uma das formas mais eficazes e produtivas é o uso da tecnologia.
O Flow é o módulo de prospecção da Meetime, uma solução para melhorar os processos de prospecção, ajudar a diminuir o tempo do ciclo de vendas e aumentar a agilidade no processo de decisão de compra.
O Flow é uma solução para melhorar os processos de prospecção desde:
Além disso, se você deseja melhorar a sua abordagem de vendas, aplicando esses e outros conceitos sobre o que é prospecção de clientes: inscreva-se no The Inside Sales Show!
Esse é um curso criado pela Meetime que oferece uma certificação em Inside Sales. No curso você vai aprender a:
Ficou interessado? No vídeo abaixo falamos um pouco mais sobre o curso. Veja se ele se adequa às suas necessidades.
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com Maria Valadares
com Annalisa Blando
com Diego Cordovez