casts for closers #31
O que é pré-venda e como estruturá-la
Convidado: Theo Orosco-
30min
-
11 janeiro 2017
Neste episódio entrevistamos Theo Orosco, CEO da Exact Sales sobre o que é pré-venda e como estruturá-la dentro de sua empresa.
Aproveitamos a expertise do Theo nos anos de Exact para criar um podcast e este artigo que vão te passar os conceitos e como funciona a pré venda.
Você também pode gostar de outros conteúdos como:
Aproveite!
Quando você não tem um sistema de pré-venda bem estruturado a qualificação de leads para venda é prejudicada.
Isso acontece porque um MQL, ou lead qualificado para marketing, é diretamente transformado em SQL, lead qualificado para venda, e enviado para o setor de prospecção, para os vendedores.
Isso acontece sem que tenha havido uma compreensão mais profunda, necessária para otimização de vendas, sobre esse lead.
Esse processo é mais caro. Você não compreende o prospect e joga ele para o vendedor, que geralmente, é um profissional mais focado, tem pouco tempo. Além disso, o processo dentro do setor de vendas é mais caro, envolve mais pessoas e mais tempo.
Se esse lead, entretanto, não tiver de acordo, ou seja, não tiver pronto para comprar, você “gastou dinheiro à toa”.
É aí que você deve se preocupar sobre como funciona a pré venda e considerar investir nesse processo. Isso porque, a partir da demanda para não ocupar tempo do vendedor com leads que ainda não deveria estar em vendas ainda, foi criada a área de pré-vendas que, geralmente, é composta por:
Os softwares auxiliam os vendedores mais juniores a:
Fonte: Exact Sales
Sobre a fase de pré-venda, no podcast você vai aprender mais sobre:
Em suma, a pré-venda tem o objetivo de tornar todo ciclo de vendas complexas mais ágil e assertivo, investigando os leads mais profundamente, só que com velocidade, para evitar que o custo de aquisição de clientes aumente.
Resumindo o conceito por trás do que significa pré venda, e como ele é utilizado pela Exact Sales, pode ser resumido como:
Trata-se de um software que usa técnicas especiais de troca de informação para descobrir dados relevantes sobre cada lead, detectando suas dores de cliente específicas e a relação entre elas, para traçar padrões de comportamento que podem ajudar a qualificar leads.
Com essa base de informações relevantes tratada e usada adequadamente, as equipes de vendas e marketing terão informações mais consistentes para trabalhar e decidir se os leads devem ser elevados para o próximo passo da jornada de vendas.
É possível até usar esses dados no desenvolvimento e melhoria de produtos e serviços.
O Theo descreve assim, o seu software:
“Para fazer isso [que descrevemos acima] de uma maneira barata, começou-se a usar softwares de indicação de comportamento, que é o software que a gente oferece”.
Agora que você já domina o que é pré-venda faz sentido se perguntar: será que a minha empresa deve investir em um sistema e equipe para essa área?
Como dissemos acima, o objetivo do o que faz um pré vendas é reduzir custos, otimizando o trabalho do setor de vendas, mas será que toda empresa deve investir na adoção desse processo, sem deixar o custo de aquisição de cliente alto?
Entre os elementos que contribuem para que você tenha necessidade de adotar a pré-venda estão:
É importante ter em mente que existem muitas nuances de mercados para definir quais as métricas de pré-vendas e número de agendamentos por dia em SDR.
Entretanto, algumas métricas que podem servir como base são:
Como funciona a pré venda? Além de qualificar leads ela também pode atuar no trabalho de amadurecer mais rapidamente os leads da empresa.
Para fazer isso, é preciso estar atento a dois passos principais:
Depois de toda essa explicação sobre o que é pré-venda, ainda dá para ficar ainda mais por dentro de como funciona a pré venda para seu negócio. Acesse o artigo; “Como estruturar seu processo de pré-vendas: a estrutura naval para SDRs”.
Um processo de vendas deve ter etapas estruturadas para ampliar capturar mais leads, gerar mais contatos, reduzir custos e ampliar o faturamento.
Para isso, sua empresa pode contar com a solução da Meetime que já ajudou dezenas de empresas como Banco do Brasil, Rappi, Loggi e Sodexo a:
Para acompanhar na prática como fazemos isso acontecer conheça nosso case com a Deskfy, onde mostramos como estruturamos o processo de prospecção outbound e geramos um aumento de 300% do número de clientes e 900% no faturamento.
Outro de nossos casos de sucesso é com a Sofit. Juntos estruturamos o processo de prospecção, eliminando o desperdício de leads e gerando maior ROI. Como resultados:
Quer saber como funciona na prática ter foco total em vendas? Então fale com um consultor e teste a Meetime por 7 dias clicando aqui!.
Faça o diagnóstico de Inside Sales da sua empresa:
com Diego Cordovez
com Fernando Liberato
com Diego Wagner
Já ouviu falar em Champion’s Letter? Se você trabalha com vendas B2B...
Este artigo foi escrito pelo Leandro Martins da BuzzLead. Você, certamente, já...