casts for closers #123

Motivação em Vendas: 5 dicas + 5 frases para engajar vendedores e melhorar seus resultados

  • 18min
  • 29 abril 2020

Em 2020 passamos por um período difícil que envolveu a quarentena e o COVID-19. Foi e ainda está difícil para muitas pessoas e vendas é só um reflexo de tudo que está acontecendo. Entretanto, encontrar motivação em vendas é uma questão comum dentro das empresas, e vai além desse ano complicado. 

Neste artigo, tentamos trazer várias questões pelas quais você pode estar passando, porém cada empresa está vivendo uma fase diferente, logo, talvez alguns conselhos não vão servir para a sua realidade atual. 

Muitas empresas passaram por demissão de pessoas e talvez não seja o momento de ouvir esse episódio. Pedimos a sua compreensão caso as dicas não sejam aplicáveis nesse momento, para a sua realidade.

Entretanto, para algumas outras pessoas e profissionais de venda, bem como para alguns gestores, esse artigo pode cair como uma luva! 

Além do artigo, preparamos também um podcast com dicas de motivação em vendas. Então você pode ler ou ouvir, ou complementar seu aprendizado fazendo os dois.

5 dicas para voltar a ter motivação em vendas 

Antes de mais nada, é importante que você não confunda motivação e disciplina. 

Você não pode depender dos seus sentimentos para ir trabalhar, tomar decisões e fazer o que é preciso. Precisamos de disciplina para fazer o que depende de nós e o que é parte de nossas obrigações, como diz Jocko Willink no livro Extreme Ownership.

Entretanto, com uma pitada de motivação, todas essas atividades obrigatórias passam a ser feitas com outro nível de energia empregado. Isso é inevitável. 

Um profissional motivado produz mais. É isso, pelo menos, o que diz a pesquisa  da Right Management, que constatou que funcionários motivados podem produzir até 50% a mais

É por isso que você como vendedor deve se preocupar sim com sua própria motivação em vendas e, se você é gestor de vendas, deve buscar desenvolver a motivação para vendedores, mesmo em tempos difíceis. 

Mas, afinal, o que fazer para ampliar sua motivação em vendas? A seguir listamos algumas dicas:

  • Pense mais na solução que no problema
  • Faça um diagnóstico da sua empresa
  • Defina uma habilidade que você deseja desenvolver 
  • Redimensione as metas de acordo com o momento
  • Desenvolva o senso de pertencimento no grupo

Pense mais na solução que no problema

Tire sua mente dos problemas que estão acontecendo e foque no que está sendo feito para melhorar e no que ainda pode ser feito.

Quando qualquer pessoa foca muito no problema seja de relacionamento interno, na dificuldade de bater metas, ou em qualquer outro ponto como estes, ela desenvolve um sentimento de ansiedade que é inimigo da motivação. 

É comum também que você acabe cultivando um sentimento de incapacidade, que é o contrário da sensação de reconhecimento que o ser humano busca. 

Por isso, se você como vendedor ou gestor, está enfrentando alguma dificuldade do seu dia a dia de trabalho, comece a se concentrar em buscar soluções para o que está te impedindo de crescer (ou está impedindo seu time de crescer). 

Se é um problema de comunicação interna ou de relacionamento entre colegas de trabalho, tente resolvê-lo com empatia, sinceridade e uma boa conversa.

Buscar ajuda de setores como RH ou mesmo o gestor também é um caminho. 

Se você é um líder de vendas, estimule a comunicação com seus colaboradores, fazendo com que eles se sintam confortáveis em compartilhar feedbacks sobre o setor e sobre as preocupações deles. 

Se há algum problema com o processo de vendas, foque em identificar onde está o erro. Avalie indicadores de performance de vendas e tente encontrar onde há um gargalo.

Em períodos de crise, por exemplo, talvez seja necessário redimensionar as metas. 

Faça um diagnóstico da sua empresa

O Coronavírus, a pandemia e a quarentena geraram um sentimento de ansiedade, medo e incerteza muito grande, e claro que isso teve impacto direto no setor de vendas.

Tudo isso aí vai impactar nosso dia a dia por algum tempo, e para desenvolver motivação para vendedores é interessante que vocês busquem informações com base em artigos científicos, como neste quiz, alguns insights e notícias sobre o impacto do COVID-19 nas empresas.

Leia também sobre a iniciativa do Bill Gates em mais de 7 estudos para conter o COVID-19.

Defina uma habilidade que você deseja desenvolver 

Muitas vezes, a queda na motivação para vendedores está relacionada a sensação de estagnação. 

Por isso, seja em tempos de crise no mercado, em épocas de quedas nas vendas ou de desmotivação sem motivo aparente, defina uma habilidade ou conhecimento que deseja desenvolver em você mesmo.

Um gestor também pode propor isso para a sua equipe. Pode ser uma habilidade pessoal, como a habilidade de falar em público, ou uma skill técnica, como o domínio de uma nova ferramenta ou metodologia de vendas. 

isso vai fazer você se sentir mais engajado e animado. Aprender algo novo é sempre desafiador!

Redimensione as metas de acordo com o momento

Sim, em alguns momentos as metas definidas no início de um período não poderão ser alcançadas por fatores diversos, podendo ser internos ou externos.  

Nesses casos, é papel do gestor redimensionar essas metas para manter a motivação dos vendedores. Afinal, em um período de crise, uma meta muito alta pode soar como impossível e essa é uma das principais razões para desmotivação dos profissionais de vendas.

Se não for possível estabelecer uma meta de resultado, estabeleça uma meta de atividade.

Leia também: GUIA: Como calcular metas de vendas para vendedores

Desenvolva o senso de pertencimento no grupo

Rituais de grupo para reforçar o sentimento de pertencimento fazem parte do grupo de atividades que geram e mantêm a motivação em vendas, em alta. 

Ao gerar sentimento de grupo, você gera maior engajamento e o engajamento está intimamente relacionado à motivação de vendas. 

TOP 5 frases motivacionais para vendedores

Nada como uma boa frase de sucesso em vendas para dar uma boa dose de entusiasmo no time e resumir o que o um gestor passaria horas tentando explicar. Por isso, a seguit listamos o que entendemos como as melhores frases motivacionais para vendedores, confira! 

  • “Motivação é o que faz você começar. Hábito é o que faz você continuar” — Jim Rhon;
  • “O sucesso nas vendas é o resultado de disciplina, dedicação e sacrifício.” – Thomas Roy Cromwell;
  • “O sucesso consiste em ir de um fracasso em outro sem perda de entusiasmo” – Winston Churchill;
  • “Você é o seu maior patrimônio. Coloque seu tempo, esforço e dinheiro em treinamento. ”Tom Hopkins;
  • “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” — Michael Jordan.

Conhece outra frase motivacional para vendedores que também te ajuda a alcançar resultados? Então deixe nos comentários abaixo. 

Aprender novas formas de vender pode ser o que faltava

Em 2020 muitas empresas tiveram que aprender a vender a distância, sem o contato 

presencial com os prospects. Entretanto, as vendas a distância, de dentro do escritório, já era uma realidade para muitas outras organizações que adotavam o Inside Sales como metodologia. 

Na metodologia de Inside Sales os vendedores não  vão até o cliente presencialmente. Toda a operação comercial é feita por meio de canais como telefone, e-mail, videoconferências e redes sociais. 

Entre os benefícios está a capacidade de aumentar a produtividade dos vendedores (contribuindo para a motivação da equipe) e a redução dos custos operacionais. 

Para entender mais sobre o que é Inside Sales e como ela pode ser uma solução, não apenas para a motivação de vendedores, mas também para melhores resultados da empresa, dentro ou fora de períodos de crise, leia o artigo, Inside Sales: TUDO o que você precisa saber sobre ela”. 

Uma equipe de vendas não vive só de motivação, a gestão da equipe deve sempre ser uma prioridade também.

Por isso, nós separamos uma dica extra para profissionais de vendas que desejam melhorar a sua abordagem de vendas e para gestores que desejam aprimorar as capacidades do time: inscreva-se no The Inside Sales Show!

Esse é um curso criado pela Meetime que oferece uma certificação em Inside Sales, na qual você vai aprender a:

  • acelerar o onboarding;
  • desenvolver o ramp-up em Inside Sales;
  • ter maior regularidade nas atividades de vendas;
  • criar a atingir as metas do mês;
  • obter um crescimento contínuo em vendas e mais. 

Ficou interessado? No vídeo abaixo falamos um pouco mais sobre o curso. Veja se ele se adequa às suas necessidades.

Gostou? Então acesse o site do The Inside Sales Show e inscreva-se!

Sobre o podcast

Confira nossas dicas sobre como encontrar a motivação e a disciplina em Vendas para seguir adiante em tempos difíceis como o que estamos vivendo. Separamos ideias de testes para que você faça em seu dia-a-dia para melhorar sua produtividade.

Casts for Closers disponível em:

Mais podcasts

Ver mais episódios
Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Inside Sales

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!

Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso. 😉

Podcast #127

Como manter leads engajados durante a Covid-19

  • 1:12:00
  • 00:52:12