Vendedores ficam por volta de 2 anos em operações de Inside Sales. Essa afirmação é sabedoria popular e a prática corrobora o dado. Por que será?
O dia a dia da operação de vendas é árduo: dezenas de ligações, e-mails, reuniões, propostas, negociações e muita rejeição. Olhando dessa forma, vendas parece mesmo uma montanha russa e qualquer um que já foi a um parque de diversões sabe que a volta no brinquedo é curta.
No entanto, podemos pensar nessa carreira por outro ângulo. Vendas é uma ótima área para desenvolver habilidades: persuasão, escuta ativa e empatia são algumas delas.
Talvez a principal capacidade desenvolvida seja a de fazer boas perguntas. Boas perguntas fazem o prospect pensar, direcionam a conversa e levam ao melhor resultado possível. Essa habilidade será valiosa na vida pessoal e profissional de quem a desenvolver.
Em adição, vendas permite alto retorno financeiro a medida que o profissional avança na carreira.
Já as empresas se beneficiam com a retenção de profissionais. O alto turnover em vendas traz custo com rescisões, necessidade de recrutar e treinar novas pessoas, além do tempo investido em ramp-up.
Se empresas e vendedores podem se beneficiar de uma parceria de longo prazo, como modificar esse cenário?
Empresas precisam criar ambientes e processos para que as habilidades descritas sejam desenvolvidas, nutrir bons profissionais com 1-on-1’s e entender que existe vida depois da meta do quarter.
Vendedores tem uma tarefa mais difícil. Eles precisam mudar a forma como encaram o dia a dia: aquela ligação não é só mais uma ligação, é uma oportunidade para fazer melhores perguntas. A apresentação das 14h não é mais um compromisso na agenda, é a possibilidade de desenvolver persuasão.
Repetições não são o inimigo (no limite todo trabalho é repetitivo). Elas são o instrumento para desenvolver e dominar habilidades. Entender e usar isso como uma alavanca para a excelência renderá frutos no longo prazo.
Esse é um caminho difícil para ambos os lados, mas parece viável. A decisão é seguir nele ou não.
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