Como abordar um cliente pelo WhatsApp: impulsione as vendas B2B

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  • Publicado em 3 jul, 2023.
  • Atualizado em 24 jul, 2023

Mandar mensagens pelo WhatsApp é algo comum no dia a dia do brasileiro. É grupo da família, dos amigos, do trabalho…O aplicativo está presente em todas as partes do nosso dia e nas mais diferentes situações. A versatilidade permite inclusive que vendas possam ser realizadas por ele. 

Cada vez mais empresas têm utilizado o recurso para conversar com os consumidores e em meio a tantas mensagens é preciso se diferenciar para conseguir a atenção da pessoa. Neste artigo, vamos justamente mostrar como abordar um cliente pelo WhatsApp e de que maneira usar a ferramenta de forma eficiente na hora de vender seu produto ou serviço. Boa leitura!

WhatsApp e vendas: entenda mais essa relação

De acordo com a Statista, em 2022, o Brasil era considerado o maior mercado do WhatsApp fora da Ásia. Estima-se que o aplicativo de mensagens instantâneas tenha cerca de 147,37 milhões de usuários no país, representando mais de 54% da base de usuários em toda América do Sul. 

O aplicativo é de longe a plataforma de mídia social mais usada no Brasil e está praticamente presente em quase todos os smartphones do país. Mais de 96% da população brasileira usa ativamente o WhatsApp.

No entanto, o uso do  WhatsApp significa muito mais do que apenas mensagens no Brasil. Tanto as pequenas quanto as grandes corporações têm visto o canal como uma excelente ferramenta para se conectar com os clientes. O aplicativo gera uma maior proximidade com o consumidor e muitas vezes é a chave para uma venda mais personalizada. 

E por que? Por meio do WhatsApp é possível enviar áudios, vídeos e materiais personalizados que ajudem os leads, além de ser possível usar uma linguagem mais amigável e que gere maior conexão. Sem contar que a equipe de vendas tem a oportunidade de conversar com múltiplos contatos diariamente, ou seja, não precisa deslocar horas ou fazer ligações intermináveis. 

O que aprendemos com 70 milhões
de atividades de prospecção

Outro aspecto de extrema importância nos dias atuais é a possibilidade de medir os resultados obtidos por meio do WhatsApp. A partir do momento que o aplicativo é integrado com sistemas de atendimento ao cliente, dados relevantes podem ser obtidos como:

  • número de atendimentos diários;
  • tempo médio de resposta;
  • duração do ciclo de vendas;
  • número de negócios fechados.

4 dicas essenciais para usar o WhatsApp nos negócios

Antes de trazermos alguns exemplos de mensagens que podem ser utilizadas na sua abordagem pelo WhatsApp. 

1. Use o WhatsApp Business

O WhatsApp Business visa atender à demanda das empresas por uma maneira mais eficiente de se comunicar com seus clientes. Essa versão conta com as mesmas funcionalidades do convencional, mas também com recursos extras, como:

  • catálogo de produtos;
  • mensagens automáticas;
  • respostas rápidas;
  • etiquetas para categorizar contatos;
  • mensagem interativa;
  • pagamentos pela plataforma.

2. Tenha um cronograma para as mensagens

Com a ajuda do WhatsApp Business, você consegue fazer listas de transmissão e enviar mensagens para vários contatos com um clique. No entanto, é preciso cuidado para que a sua estratégia seja certeira. Você deve saber que os leads estão em diferentes etapas do funil de vendas e isso precisa ser considerado no momento da abordagem. 

Pensando em cada etapa desse funil, busque personalizar ao máximo as abordagens e estabeleça um cronograma de disparo das mensagens. Ou seja, defina os melhores momentos para entrar em contato com cada grupo de leads e o intervalo entre uma interação e outra. 

3. Informe ao cliente como chegou ao contato dele

Não tem coisa mais desagradável que ser abordado por uma mensagem e nem saber de onde a pessoa conseguiu seu contato, inclusive essa é uma prática que pode até mesmo repelir um contato. Por isso, tenha atenção a esse ponto. 

Quando for enviar a mensagem, apresente-se e informe como chegou até ele, seja por uma indicação, uma interação nas redes, grupo de WhatsApp ou até mesmo o preenchimento de formulário para receber um material. Sinalizar isso traz uma sensação de segurança em relação ao número de contato do cliente e evita SPAM. Sem contar que evita ficar sem a resposta.

4. Não envie mensagens longas

Seja sucinto e claro ao enviar uma mensagem por WhatsApp. Imagina quantas mensagens as pessoas recebem todos os dias no aplicativo? É preciso ser breve e ir direto ao ponto até mesmo para otimizar o tempo do seu prospect

Isso vai facilitar a legibilidade da mensagem, tornando-a mais amigável ao leitor, o que consequentemente ajuda a aumentar a sua taxa de resposta. Afinal, quem nunca se deparou com uma mensagem longa e preferiu responder depois, mas acabou esquecendo? É muito comum. 

4 maneiras de como abordar um cliente pelo WhatsApp

Reunimos neste tópico as principais dicas para quem deseja aprender como abordar um cliente pelo WhatsApp, especialmente quando se trata de vendas complexas

1. Primeiro contato 

O WhatsApp é um contato bastante pessoal, como já dissemos, é comum que os usuários se assustem ao receber mensagens de números desconhecidos. Inclusive, isso pode levá-los a fazer o bloqueio do contato por receio de golpes e SPAM. 

Para evitar que o problema aconteça, deixe claro o objetivo e como chegou àquele contato. Por exemplo: 

“Olá, [nome do cliente], tudo bem? 

Meu nome é [nome do SDR/vendedor], falo da [nome da empresa] e consegui seu contato por meio do cadastro que você fez conosco devido ao material [nome do ebook].

Estou abrindo este canal de comunicação entre nós para que possamos atendê-lo com mais agilidade, além de tirar as suas dúvidas a respeito do assunto [falar do material novamente]. 

Estamos sempre buscando novas formas de melhorar a sua experiência conosco!

Caso não queira mais receber nossas mensagens, basta me informar, que eu retiro o seu contato da nossa lista, combinado?”

2. Prospecção

Se você está fazendo prospecção, é importante redobrar a atenção com a mensagem no WhastApp. Afinal, as pessoas ainda não demonstraram interesse na oferta e podem não conhecer a empresa. Por isso, contextualize quem você é e qual o seu objetivo. Por exemplo: 

Olá, tudo bem?

Eu sou o [SEU NOME] e trabalho na [EMPRESA].

Eu ajudo pessoas e empresas a terem melhores resultados por meio de [SUA SOLUÇÃO]. Acredito que possa ajudá-lo na [EMPRESA DO LEAD]

Teria um tempinho para conversarmos e assim poder te explicar melhor o que podemos oferecer para o seu negócio? Pode ser por aqui ou então pelo meu e-mail [SEU E-MAIL].

Abraço.

3. Follow-up

Se você quer saber como abordar um cliente pelo WhatsApp, uma prática importante é se lembrar do follow-up, ainda mais em vendas que demandam uma avaliação até que a compra seja de fato efetuada, comum no mercado B2B

Existem diversas formas de fazer esse acompanhamento do cliente, mas vamos falar aqui de uma situação específica. Suponhamos que você tenha feito uma reunião para entender melhor sobre as dores que o lead tem e apresentar mais sobre a solução. Uma boa iniciativa aqui é fazer um contato ficando à disposição para responder dúvidas. 

Foi ótimo conversar com você [NOME]! Fique à vontade para me ligar ou mesmo me mandar qualquer outra dúvida, ok? Sigo à disposição!

Ou ainda, reforçar o envio de um e-mail com mais informações da reunião: 

Olá [NOME]. Acabei de te enviar um e-mail com [ASSUNTO OU ARQUIVO]. Se tiver qualquer dúvida é só me procurar!

4. Pós-venda

Outro momento em que saber como abordar um cliente pelo WhatsApp vai te ajudar é no pós-venda. Vender uma solução e deixar o cliente sem suporte é o primeiro passo para não fidelizá-lo, não é isso que queremos, certo? Então, use o aplicativo de mensagens ao seu favor na hora de fazer o pós-venda. 

Olá [NOME]! Como está o [USO DA SOLUÇÃO VENDIDA]? Você precisa de alguma ajuda? Saiba que pode contar comigo e com a minha equipe, estamos à disposição para tirar dúvidas e dar suporte no uso da ferramenta. 

Saber como abordar um cliente pelo WhatsApp faz toda a diferença para manter um contato mais próximo com ele. No caso de vendas B2B, use a ferramenta para tirar dúvidas que possam ter surgido no processo de negociação, mas também para fazer o follow-up após a compra. A ação ajuda a gerar mais valor para o cliente e ele sabe que terá um canal aberto para entrar em contato com a equipe. 

E como apoio nesse processo de prospecção, convidamos você a baixar o nosso Kit de Prospecção de Clientes, no qual você vai aprender a aproveitar melhor os leads que sua empresa gera!

FAQ

Como usar o WhatsApp para negócios B2B?

Para usar o WhatsApp no mercado B2B, siga as seguintes etapas: 
– utilize o WhatsApp Business; 
– tenha um cronograma de mensagens; 
– informe ao cliente como chegou até ele; 
– não envie mensagens muito longas.

Sarah Rios

Sarah Rios

Analista de Conteúdo na Meetime

Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

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