Por que a minha estratégia de prospecção não converte?

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  • Publicado em 13 mar, 2023.
  • Atualizado em 1 jul, 2024

Aquela lista repleta de leads dá um gás no trabalho da equipe comercial. O grande problema começa quando a estratégia de prospecção não converte, fazendo assim com que aqueles vários contatos se tornem apenas tentativas frustradas de vendas. 

Por meio das técnicas de prospecção de vendas, é possível vender a solução certa para o cliente certo.

A pergunta é: como evitar os erros e quais são eles? Não é apenas você que tem essa dúvida, pois estamos falando de um processo que separa uma estratégia de sucesso do fracasso.

Independentemente do seu segmento de atuação, a sua empresa vai precisar de prospects para  conquistar clientes. Aliás, essa mudança de prospect para cliente é um amadurecimento natural da sua relação com o público-alvo.

Com base nessa questão, vamos mostrar a seguir o que tem impedido a sua estratégia de prospecção de converter!

Demorar na resposta

O “tempo de resposta” é uma taxa relacionada ao lead inbound que solicita um contato comercial. O tempo que você leva entre a solicitação e o contato em si é o que indica essa meta. Com isso, já fica fácil perceber que quanto maior for esse tempo, mais as suas chances de conversão vão diminuindo. 

O que aprendemos com 70 milhões
de atividades de prospecção

Isso porque se você leva horas ou até dias para fazer o contato, ele pode, nesse meio tempo, desanimar do projeto, esquecer, ou até já estar falando com o seu concorrente. E aí, você perde uma oportunidade. 

Responder ao contato com uma ligação em até 10 minutos após a solicitação aumenta a taxa de ligações significativas em 40% em relação a faixa entre 5 e 24 horas.

estratégia de prospecção

Um lead que solicita um contato comercial tem tudo para ser uma excelente oportunidade, porque ele está engajado. Logo, não deixe-o escapar e atenda-o o mais rápido possível. Para tal, 

 contar com uma ferramenta que avisa ao usuário imediatamente quando há um pedido de contato comercial é o cenário ideal. 

Não prospectar por cadências multicanais

Outro grande problema que faz com que a estratégia de prospecção não converta: a falta de variedade das cadências. Mas o que isso significa exatamente? Suponha que você tenha um lead e faça todas as abordagens por e-mail. Mas e se ele não responder? As chances de perdê-lo são grandes, afinal, os e-mails podem não ser tão efetivas para ele. 

Por isso, a importância de utilizar múltiplos meios de contatá-lo. A taxa de conversão de leads é 57% maior quando a cadência possui 3 ou mais tipos de atividades em relação àquelas com apenas um tipo. Além disso, repetir entre 20% e 40% das atividades em uma cadência maximiza a possibilidade de converter os leads. 

Se a sua prospecção não está funcionando pode ser que o problema esteja justamente nesse ponto. Logo, aqui vão duas dicas que vão fazer toda a diferença: 

  • varie as atividades. tente alcançar os seus leads com ligações, e-mails, social points e pesquisas;
  • repita as atividades de prospecção com moderação, observando o tamanho da cadência e a diversidade de atividades.

Variação e repetição moderada das atividades podem fazer com que as cadências de prospecção entreguem o resultado que você precisa.

Fazer uma estratégia prospecção genérica

Fazer uma prospecção genérica, pode acabar com as suas chances de conquistar um lead e sabe por que? Imagine que você receba um e-mail: “Olá fulano, tudo bem? A minha empresa está a X anos no mercado, nós somos experientes nesse assunto…”.

Agora pare por um momento: quantos e-mails desse tipo uma pessoa recebe por dia? Vários, afinal, está todo mundo querendo vender. Logo, se você começar abordagens de maneira genérica pode ser que a mensagem vá direto para o lixo eletrônico ou mesmo gere um desinteresse de cara pelo conteúdo. 

Quando for fazer o contato com um lead, você precisa se aproximar dele e deixar os generalismos de lado. Não existe a narrativa ideal que funcione se você não entende o seu cliente.É preciso se afastar daquela ideia de que apresentar a sua solução ou a empresa é a melhor maneira de chamar a atenção de um lead.

Mas, para chegar a esse ponto, é necessário tempo e dedicação. Chris Orlob, ex-diretor de vendas da Gong e CEO e Cofundador da Quota Signal, no episódio 200 do Casts For Closers aponta para algumas iniciativas que a equipe comercial deve ter. 

Uma delas é fazer entrevistas com os clientes, entendendo a fundo o que o levou a fechar um negócio ou o que faltou para que a negociação fosse concluída. Para não criar ruído, Chris sugere pegar de 20 a 30 clientes ou potenciais clientes e ouvir o que eles têm a dizer. 

A partir de então, é possível cruzar essas informações e entender, de fato, o que os une. Com isso, você tem insumos que vão ajudar a criar a narrativa da marca, criando assim abordagens personalizadas e que convertem. 

Para conferir mais dicas do especialista, ouça o episódio!

Não ter um contexto para o contato com o cliente

Falando em personalização, a falta dela tem grande impacto negativo na estratégia de prospecção. Fazer ao menos uma breve pesquisa sobre a realidade vai ajudar a equipe comercial a definir abordagens mais eficientes. 

Uma boa pesquisa tem a capacidade de aumentar as chances do primeiro contato avançar e converter em vendas. Sendo assim, foque em encontrar dados úteis para o processo comercial, que mostrem que você se importa com o prospect de verdade. Exemplos de informações as quais pesquisar: pessoais, empresa, conteúdo, setor. Quanto mais aprofundada por a busca, melhor será a abordagem

Descreva as dores do seu cliente melhor do que ele mesmo descreveria. Fale sobre esses problemas, não sobre o seu produto a princípio. Mostre que você domina o assunto melhor do que qualquer um, a pessoa vai assumir que você tem a solução.

Por isso, adapte os e-mails para cada lead, usando as informações obtidas. Essa é a melhor forma de chamar atenção e despertar a curiosidade, uma vez que você demonstra que está mesmo interessado em ajudá-lo.

Caso vá citar cases de sucesso, garanta que existe forte similaridade com a empresa prospectada. Apresentar cases aleatórios gera um efeito contrário do esperado, porque cria aquela impressão de que “isso não é pra mim”. 

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Quer evitar os erros na hora de colocar em funcionamento a sua estratégia de prospecção? Você precisa da tecnologia no processo!

A Plataforma de Sales Engagement da Meetime usa o modelo de prospecção multicanais que combina pesquisa, e-mail, social point e ligação de acordo com um ritmo previamente definido para cada tipo de lead.

O Meetime Flow é um importante aliado quando se trata de evitar problemas na estratégia de prospecção e aumentar as chances da sua empresa conseguir contato com os leads. Quer entender como a ferramenta funciona no seu cenário? Fale com um especialista da Meetime! Conheça o Meetime Flow, software de Sales Engagement da Meetime

FAQ

O que é uma estratégia de prospecção?

Uma estratégia de prospecção é um plano detalhado e organizado para identificar, abordar e converter leads em clientes potenciais. Envolve uma série de etapas e táticas cuidadosamente planejadas para atrair a atenção de potenciais clientes, iniciar conversas significativas e, eventualmente, fechar vendas.

Por que a minha estratégia de prospecção não converte?

A estratégia de prospecção não converte por diferentes motivos, entre eles estão:
– Demorar na resposta
– Não prospectar por cadências multicanais
– Fazer uma estratégia prospecção genérica
– Não ter um contexto para o contato com o cliente

Sarah Rios

Sarah Rios

Analista de Conteúdo na Meetime

Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

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