Como descobrir o e-mail de alguém: 9 dicas essenciais

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  • Publicado em 12 jun, 2023.
  • Atualizado em 14 ago, 2024

Mesmo em meio a tantas tecnologias, o e-mail continua sendo um dos principais canais de contato com um potencial comprador. São 4,3 bilhões de contas existentes, segundo a Statista, o que nos dá a dimensão da importância desse meio de comunicação.

Na sua estratégia de vendas, por exemplo, o e-mail é sempre um canal útil para contatar os seus potenciais clientes. No entanto, é preciso contar com o endereço eletrônico certo para ajudar na prospecção de vendas. 

Se você quer encontrar o endereço certo, mas não sabe por onde começar, nós separamos algumas dicas valiosas de como descobrir o e-mail de alguém. Confira!

Por que é tão importante encontrar o endereço de e-mail certo?

Enviar e-mails para endereços inexistentes ou desatualizados não é apenas desperdiçar os esforços da equipe. Corre o risco de ser enviado direto para o SPAM pelos servidores de e-mail e acabar com a reputação do remetente. Além do mais, qualquer empresa que envia e-mails em massa precisa fazer a validação do banco de dados de contatos periodicamente. 

Por isso, contar com estratégias certas para a verificação ajudará você a se comunicar com as partes interessadas. Consequentemente, isso aumenta as taxas de abertura, traz maior reconhecimento da marca, além de impactar a taxa de conversão. Ao mesmo tempo, você não está prejudicando a reputação do seu domínio e seus e-mails sempre serão entregues.

9 dicas de como descobrir o e-mail de alguém

Agora que você já conhece mais sobre a importância de descobrir o e-mail certo, vamos mostrar o que é possível fazer para encontrar o endereço eletrônico do seu prospect!

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1. Use ferramentas de busca de e-mail

Uma das formas mais simples de responder como descobrir o e-mail de alguém é por meio de ferramentas de busca de e-mail. Basta você inserir o nome de uma pessoa e/ou de uma empresa e o sistema vai buscar o endereço correspondente.

A Snov.io é uma dessas ferramentas e tem diferentes funcionalidades que auxiliam nessa busca. O localizador de e-mails por empresa funciona por meio de um banco de dados que permite a busca por setor, tamanho da empresa, localização, nome etc.

O Hunter.io também permite a localização de e-mail de maneira bastante simples, estando disponível como parte da plataforma de geração de leads. A ferramenta vem com o Email Verifier e o MailTrack para Gmail, que servem respectivamente para ajudá-lo a verificar se um endereço de e-mail existe, porque ele pode ter sido digitado incorretamente e para informar quando um e-mail foi lido. 

O FindThatLead é outra opção de ferramenta. Para encontrar o e-mail, ela usa como base o site fornecido durante a pesquisa. Vale destacar que é preciso saber o nome e o sobrenome do novo lead.

O Salesloft é também uma alternativa. Apesar de atuar no processo de venda, a ferramenta inclui uma maneira de encontrar prospects importantes usando o LinkedIn. Ele fornece o perfil da rede social e o email utilizado, o que permite abordar vários contatos ao mesmo tempo.

2. Conte com o Google

Diferentemente das ferramentas específicas para isso, a pesquisa de domínio de correspondência exata não funciona no Google. No entanto, isso não significa que você não possa encontrar endereços de e-mail com a ajuda do buscador.

Para descobrir um e-mail busque pelo nome da pessoa e adicione as palavras “e-mail”, “contatos” ou “entre em contato comigo”. Outras opções para ajudar são:

  • [nome] [sobrenome] e-mail
  • [nome] [sobrenome] contato
  • [nome] [sobrenome] [empresa] e-mail/contato 
  • [nome] [sobrenome] site de e-mail/contato: [domínio.com.br]

3. Adicione a pessoa no LinkedIn

Esse processo é relativamente simples, você vai entrar no perfil da pessoa que deseja saber o e-mail e adicioná-la. Espere ela aceitar o convite. A partir do momento que a pessoa se torna uma conexão, é possível ter acesso a alguns dados de contato. Para isso, clique no “exibir mais” que fica na lateral da tela de perfil para acessar o e-mail e outras informações de contato. 

No entanto, esse processo apresenta algumas lacunas, por exemplo, alguns profissionais não disponibilizam no perfil o e-mail para contato (mesmo sendo uma conexão). Outro ponto é que grande parte dos e-mails é pessoal, ou seja, não é o contato de trabalho, o que acaba reduzindo a efetividade de prospecção pelo canal. 

Você pode abordar a pessoa pelo canal, solicitando um contato por meio de uma mensagem direta. 

4. Solicite para um contato da mesma empresa

Uma maneira de descobrir o e-mail de alguém é solicitando o contato para uma pessoa que trabalhe na mesma empresa. Tentar adicionar ou mesmo descobrir o contato de um gestor de uma grande empresa, por exemplo, pode ser complicado. Até mesmo porque adicioná-lo já é uma tarefa difícil. 

Uma opção é adicionar outros profissionais da mesma empresa, que tenham chance de ter contato com ele e tentar descobrir o e-mail desejado por meio deles. Coloque na mensagem que você está tentando contato com tal pessoa, pergunte se ela poderia fazer essa ponte, enviando o e-mail do profissional solicitado. 

5. Inscreva-se em formulários de assinatura

Essa não é a forma mais comum de como desconbrir o e-mail de alguém, mas não deixa de funcionar. Se você precisa se conectar com uma pessoa, inscreva-se para receber atualizações por meio de newsletter. 

Grande parte das mensagens vêm de e-mails pessoais. O método costuma ser eficaz, tendo recebido um e-mail do endereço pessoal do representante da empresa. Aqui na Meetime, por exemplo, quem envia as nossas newsletters é o nosso CMO, o Diego Cordovez. 

6. Confira as páginas do site

Muitas vezes, táticas simples contribuem para que você encontre os contatos de que precisa. Não é difícil encontrar sites com endereços de e-mail pessoais nas páginas de contato, sobre nós ou conheça a equipe.

Caso não consiga encontrar facilmente essas páginas tente os formatos mais comuns de URLs, como:

  • exemplo.com.br/contato
  • exemplo.com/fale-conosco
  • exemplo.com/sobre
  • exemplo.com/sobre-nos
  • exemplo.com/equipe
  • exemplo.com/conheca-a-equipe

Outro local para encontrar o contato é a página do autor no blog ou site do seu potencial cliente, que está ligado ao seu nome em qualquer artigo que tenha escrito. Podem existir muitas informações nesta página, especialmente se forem usados temas e configurações padrão do WordPress.

7. Use o WHOIS

Se você quer saber como descobrir o e-mail de alguém que possui um site ou blog, você pode fazer isso com o WHOIS.

WHOIS é um protocolo de consulta e resposta bastante utilizado para consultar bancos de dados que armazenam informações básicas sobre um domínio registrado, como dados de contato do proprietário do domínio, status de disponibilidade do domínio e detalhes da empresa.

Tudo o que você precisa é realizar uma pesquisa WHOIS do domínio do cliente em potencial em um dos muitos sites que fornecem acesso ao banco de dados WHOIS. 

8. Peça pelo formulário de contato

Muitos sites têm um formulário de contato ou fornece um endereço de e-mail genérico para que os usuários possam enviar as suas solicitações. Apesar das grandes chances de ser administrado por uma equipe, você pode tentar usá-los para perguntar como entrar em contato com a pessoa da qual você precisa.

É uma boa maneira de tentar ao menos, ainda mais se as outras opções foram esgotadas. 

9. Cheque a sua própria lista de e-mails

Dependendo da visibilidade da sua empresa dentro do seu setor, é possível que alguns dos seus potenciais clientes já assinem a sua newsletter.

Fique atento, uma busca rápida na lista de e-mails pode mostrar exatamente o que você está procurando, sem grandes dificuldades. Grande parte dos softwares de e-mail marketing permite acessar a lista de contatos de forma fácil e rápida.

Agora que você já sabe como descobrir o e-mail de alguém, vale lembrar que os métodos devem ser usados com sabedoria. Não envie SPAM para o e-mail de ninguém, isso pode causar uma péssima impressão para o negócio. Além disso, não aborreça as pessoas, caso contrário você pode perder a oportunidade de se conectar e fazer negócios.

Dito isso, se você quer aprender mais sobre técnicas para prospectar usando não só o e-mail, mas também outros canais, não deixe de conferir o nosso Kit de Prospecção!

Sarah Rios

Sarah Rios

Analista de Conteúdo na Meetime

Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

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