casts for closers #25

Demonstração de vendas: etapas de como fazer e ter sucesso + dicas para reduzir no-show

Convidado: Keenan
  • 21min
  • 9 dezembro 2016

A demonstração de venda é uma importante etapa do processo comercial, afinal, o propósito de uma demonstração é apresentar, na prática, como a sua oferta, seja um produto ou serviço, vai ajudar o consumidor a resolver uma demanda. 

A partir da demo o cliente passa a visualizar o que até então vocês estavam conversando quase que no campo das ideias.

Isso quer dizer que se a sua sales demo for realmente impactante para o potencial cliente, ele pode estar a um passo de converter. Ao contrário, se ele não enxergar valor no que acabou de ver é provável que todo o caminho feito até aqui seja perdido. 

Entretanto, além de fazer uma boa demonstração de vendas, um outro desafio comum do setor é reduzir a taxa de no-show na demonstração. Ou seja, fazer com que os prospects realmente apareçam para assistir a demo agendada. 

Foi justamente sobre esses tópicos que conversamos com Keenan, CEO da empresa “A Sales Guy”. Nesse podcast você conta com toda a experiência de um profissional que nos deu valiosas dicas de como fazer uma Sales Demo de qualidade e evitar o no-show. 

Junto com o podcast, a seguir você confere uma organização de alguns dos melhores momentos do nosso bate papo. Vale a pena ler e ouvir. 

O que aprendemos com 70 milhões
de atividades de prospecção

Etapas para uma melhor demonstração de vendas 

Durante nossa conversa com Keenan foram destacados dois pontos centrais para uma demonstração de vendas estratégica: 

  1. qualidade na etapa de descoberta/pesquisa sobre o cliente
  2. saber fazer as perguntas certas sobre os problemas que eles têm

Entenda melhor, a seguir.

Qualidade na etapa de descoberta/pesquisa sobre o cliente

Uma demonstração de vendas que vai realmente trazer resultados para a sua empresa começa muito antes do agendamento desta reunião. Ela começa na pesquisa que sua equipe de vendas faz sobre o prospect.

A qualidade da pesquisa de prospecção e da ligação de descoberta vai ditar se você terá ou não uma boa demonstração de vendas. 

Isso porque são nesses momentos que o representante de vendas é capaz de compreender quais são os problemas e desafios do cliente a fundo. 

Sem entender como a operação do prospect funciona, você não tem informações necessárias para fazer uma boa demonstração de vendas. 

Como Keenan fala no podcast, é como se você estivesse atirando no escuro. 

Um bom processo de pesquisa, de descoberta, força o vendedor a entender o negócio do cliente e a entender, sobretudo, como o cliente executa o processo que a sua oferta visa otimizar. 

Ao entender os processos realizados pelos prospects você é capaz de enxergar onde e como a sua solução pode ajudá-lo. 

E é nesse sentido que a demonstração de vendas deve ser guiada. Muito menos na apresentação de todas as funcionalidades do sistema e muito mais em como elas vão resolver uma demanda, um problema ou um desafio. Como aquela oferta vai tornar a empresa mais competitiva, mais lucrativa, mais produtos. 

Ao entender onde está o problema do cliente, você sabe exatamente como personalizar a sua oferta para resolver aquele problema em específico. Como um médico capaz de receitar o exato remédio que vai fazer a dor passar e vai tratar a doença. 

É muito mais eficiente para a sua empresa e muito mais convidativo para o prospect. 

Atualmente, as empresas são feitas de processos, logo, entender os processos da empresa do cliente em potencial realiza, descobrir o que eles fazem agora em cada etapa dos processos relacionados ao que a sua empresa pode solucionar vai permitir que o vendedor entenda como a sua oferta por melhorar esses processos, tornando-os, por exemplo, mais ágeis. 

É fundamental entender como a sua oferta vai contribuir para o cliente seja:

  • poupando dinheiro, 
  • reduzindo gastos, 
  • aumentando a produtividade, 
  • permitindo que algo seja feito mais rápido e/ou melhor, 

Toda essa bagagem vai te ajudar a identificar e a mostrar, por meio da demonstração de vendas, como a sua oferta pode melhorar e otimizar esses processos do cliente. E é nisso que ele está interessado.  

Saber fazer as perguntas certas sobre os problemas que eles têm

Depois da pesquisa, mas ainda relacionado a entender o que o cliente precisa, vem as perguntas para prospecção do cliente

Muitas vezes, quem está olhando a empresa do cliente de fora tem uma percepção sobre o que ele precisa e quais processos deve otimizar. Entretanto, ninguém melhor que o próprio prospect para te falar sobre meus medos, angústias, preocupações e desafios. 

Pergunte qual é o impacto que a empresa tem com os problemas apresentados nos processos. A empresa está perdendo dinheiro, competitividade, estão gastando mais que desejam, não conseguem fazer uma venda? 

Em suma, é fundamental entender o que está havendo e quais problemas existem. 

Fazer as perguntas certas vai te ajudar a coletar todas as informações que vão contribuir para a criação de uma boa solução para o seu cliente, que será apresentada na sales demo. 

Outro ponto importante da fase de perguntas é entender se o prospect tem ou não perfil da empresa. Para te ajudar nessa etapa indicamos que leia o artigo “Como identificar o perfil do cliente e porque não fazer algumas vendas pode salvar sua empresa”. 

Quer saber como conhecer seu prospect e aumentar as chances de fazer uma melhor demonstração de vendas? Então assista ao vídeo abaixo. 

Como diminuir o no-show?

Todo vendedor sabe que a marcação de uma demonstração de vendas não é sinônimo de realização dessa demo. 

É muito comum que as empresas tenham altas taxas de no-show, ou seja, que em muitas situações os prospects desmarquem a demo. 

Isso pode acontecer por problemas no perfil do cliente, má qualificação do lead e por outras diversas razões, entretanto, aqui vamos nos concentrar em um: o cliente não vê valor na demo nem na sua oferta. 

Tempo é tudo, por isso, se o prospect não vê valor na sua oferta ele vai desmarcar a demo dezenas de vezes. 

Por isso, é fundamental que você seja claro ao agendar essa demonstração e também logo após a primeira desmarcação. 

Os prospects devem sentir que vão perder algo se não aparecerem para a demo. Se você não despertar esse sentimento sempre vai haver algo mais importante, como um cliente de emergência, um problema com a família, reunião de última hora, e  mais. 

Após o segundo no-show, uma tática para estimular o cliente a ver valor na oferta é escrever um e-mail que envolva questões que vocês já conversaram, por exemplo, “durante as nossas conversas você comentou que a produção da sua empresa está em 4 vezes mais lenta do que a do seu concorrente, entretanto, você já desmarcou comigo duas vezes. Resolver essa questão é realmente uma prioridade?”

Desafie seu prospect e relembre do custo de não fazer nada.

Aliados na prospecção de cliente

A demonstração de vendas é uma etapa de prospecção que vai te ajudar a convencer seu prospect a fazer – ou não – uma compra.

Entretanto existem muitas etapas até que a sales demo aconteça e também depois. Para que esse processo ocorra de maneira mais assertiva e eficaz indicamos que conheça o Flow. 

O Flow é o módulo de prospecção da Meetime que tem como objetivo:

Ficou curioso para saber como ele pode te ajudar a otimizar o ciclo da venda? Então conheça mais sobre nosso módulo em, Flow: o que mudará na prospecção de clientes”. 

Além disso, se você deseja melhorar a sua abordagem de vendas, aplicando esses e outros conceitos sobre o que é prospecção de clientes: inscreva-se no The Inside Sales Show!

No vídeo abaixo falamos um pouco mais sobre o curso. Veja se ele se adequa às suas necessidades.

Acesse o site do The Inside Sales Show e inscreva-se!

Tenha maior controle sobre sua performance em vendas

metas e previsao de vendas

Conheça o convidado:

Keenan CEO na A Sales Guy

Sobre o podcast

Keenan, CEO da empresa A Sales Guy, nos deu dicas de como fazer uma Sales Demo f#da! Confira o podcast.

Casts for Closers disponível em:

Mais podcasts

Ver mais episódios
Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!

Podcast #127

Como manter leads engajados durante a Covid-19

  • 1:12:00
  • 00:52:12