Nós somos fãs (e clientes) do Drift! Acompanhamos o Seeking Widsom, podcast do David Cancel (DC) e seu xará Dave, e esse episódio sobre conversa de vendas é mais do que um simples bate-papo! Ele representa um marco pra nós: admiramos demais a trajetória do David como empreendedor (4 exits, a última empresa vendida para o HubSpot) e ficamos felizes demais com o SIM do David para esse episódio! Aproveite esse bate-papo bem humorado sobre como começar uma conversa de vendas! 🙂
PodCast #80 – Vendas como uma conversa, com David Cancel
O que está por trás do “Sales is just a conversation”?
Focos em conversas. Mudar dos velhos formulários e fazerem as pessoas esperar. Usar mensagem como uma forma de iniciar uma conversa.
Recriar as melhores experiências em uma loja física.
Perdemos o foco nas pessoas e focamos em algorítimos e dados. Esquecemos que negócios são sobre pessoas.
Como trazer a humanidade de volta para os negócios?
Três grandes mudanças acontecendo quando criaram o Drift! Quais foram elas?
Mensagens: A tecnologia parece igual, os fundamentos são os mesmos. O ICQ não é tão diferente do Facebook Messenger. Mas hoje muito mais gente usa e prefere usar mensagens como a forma principal de comunicação. O mundo está preparado para usar essa tecnologia. Podemos usar mensagens como uma forma de comunicação de marketing e vendas em b2b?
Comportamento de compra:antes apenas algumas pessoas podiam tomar decisões em uma empresa. Hoje todo mundo na empresa pode tomar uma decisão de compra. Todo mundo está comprando alguma coisa. É impossível mapear isso. Todo mundo é um comprador, mas não são compradores profissionais. E eles querem que as coisas funcionem como na vida normal, querem que seja simples – como comprar na Amazon.
Concorrentes:Todo produto que você coloca no mundo pode ser clonado rapidamente. Isso é uma mudança grande. Toda empresa hoje compete com centenas ou milhares de outras empresas iguais. É mais difícil de se destacar e os consumidores estão empoderados.
Como vocês encaram vendas no Drift?
Conversational Marketing Platform
E se nosso time de vendas fosse mais parecido com um concierge? O trabalho dele é mais ajudar e informar. Hoje, porque as informações são de graça e as pessoas sabem mais sobre o seu produto. Quando chegam ao seu site, a maioria delas já estão informados – reviews, amigos, etc – e podem ter mais informações do que o rep que ele está conversando.
Foco em inbound. Deixar eles usarem o Drift. E se tiverem uma pergunta, um dos nossos reps estará lá para responder, e se não tiver, temos um bot para tentar ajudar aquela pessoa.
Não queremos criar outro produto para ajudar empresas a vender mais. Nós queremos ajudar o seu cliente a comprar mais fácil de você. Como priorizar o cliente?
E como o software pode facilitar o trabalho dos reps. Focar na conversa.
Os reps no Drift são muito bem treinados. O medo de adotar a ferramenta e o impacto positivo no processo de vendas.
Quem vai falar com todos os prospects? O que vai acontecer?
As pessoas não tinham leads. O tráfego era baixo. Vendiam produtos muito caros. Tem que falar com toda pessoa que entra no site e tentar ajudar. O público que entra no site é interessado
E se fosse mesmo uma loja física? Quando a pessoa entra, você tem que falar com ela. Não adianta dizer para o time de vendas tentar contato com o cliente três semanas depois, trazer ele de volta e tentar vender. É o que acontece todo dia, mas Isso não faz mais sentido
Inteligência artificial e machine learning. Como esse tipo de automação afeta as conversas em vendas?
Desde que a gente vá na direção de pessoas reais tendo conversas reais, estaremos indo para o lugar certo
Risco de ir muito rápido na direção da automação e não deixar as conversas acontecerem. Focar em conversas autênticas
Usar a automação para ter melhores conversas, e não evitar as conversas
Diferenciação está na experiência do cliente e no branding. Como vocês usam isso para gerar melhores conversas?
Ênfase em branding desde o início.
Profissionais de marketing têm medo de investir em algumas ações porque os resultados não são mensuráveis. As pessoas estão obcecadas com isso e deixam de fazer.
Domine a conversa de vendas com nossa certificação em Inside Sales
Conheça o convidado:
David CancelCEO na Drift
Sobre o podcast
David Cancel, CEO da Drift, conta como a empresa encara vendas como apenas uma conversa. Ele também deu dicas de como podemos implementar essa mentalidade nas nossas operações comerciais!