casts for closers #79
Sales Productivity
Convidado: Jill Konrath- 37min
- 31 agosto 2018
A produtividade em vendas é algo fundamental para o sucesso de vendedores e da empresa, entretanto, nem sempre essa é uma tarefa simples. Muitos elementos podem distrair nossa atenção do que é importante: vender. Então, esse artigo reúne dicas de especialista sobre como ser produtivo em vendas.
Para responder à pergunta “como ser um vendedor mais produtivo” convidamos Jill Konrath. Ela escreveu 4 best-sellers sobre Vendas:
Expert em Sales Productivity é uma das mentes mais respeitadas mundialmente em Vendas, nós torcíamos pelo “sim” quando convidamos a Jill para o Casts for Closers.
Com um adorável “Sure, send me more info ” a Jill topou, e esse podcast nasceu para você, vendedor, que luta entre e-mails, reuniões e ligações comerciais em busca de como ser produtivo em vendas.
Aproveite mais um episódio com sobre Sales Productivity!
Sales productivity é um termo em inglês para produtividade em vendas.
Ser vendedor é lidar com várias atividades durante um dia. E nós sabemos que quanto mais atividades fizermos, mais perto de uma venda nós estamos, afinal, Inside Sales é um jogo de números.
Então como gerenciar nosso tempo para fazer mais e melhor?
A seguir destacamos alguns dos conselhos de Jill Konrath. Acompanhe!
Como aprender serve para poupar tempo e ser mais produtivo em vendas?
É muito comum que o treinamento de vendedores ocorre apenas quando o profissional é contratado.
Nesse treinamento, geralmente, o compartilhamento de conteúdo está relacionado a:
Não há muito contato com a compreensão sobre prospects e clientes.
Acredite, esse é um fator determinante sobre a capacidade de melhorar a performance e a produtividade dos profissionais.
Em uma venda, falar apenas de si mesmo, do produto e da empresa só leva a objeções em vendas e problemas. Além de aumentar as taxas de perda de leads.
O grande desafio é entender o comportamento e o contexto dos prospects, para ter conversas e abordagens melhores – e, dessa forma, vender mais. Isso se conquista com treinamento.
Não dedicar tempo ao aprendizado acaba custando mais, porque fazer uma venda é mais demorado e não dá para crescer em escala.
Uma solução para melhorar a abordagem do vendedor é escutar as próprias ligações como se estivesse no lugar do prospect. Ou, no caso do e-mail, pensar em como ele vai receber e ler a mensagem. A maioria das pessoas leem no smartphone, por exemplo.
O objetivo é identificar erros e buscar aumentar a qualidade da mensagem e da abordagem, utilizando, por exemplo, o pitch de vendas.
Se você deseja aprender como ser um vendedor mais produtivo vai precisar aprender como montar um dia produtivo. A soma de dias produtivos é o que fará a diferença no final do mês.
Para ter um dia produtivo, siga as dicas abaixo.
Primeira coisa a fazer ao aprender como ser produtivo em vendas é NÃO olhar o e-mail!
A maioria dos vendedores começam o dia checando o e-mail. Imediatamente são atraídos por newsletter, artigos, redes sociais etc. Entram no modo distração.
Olhe para a agenda e pense como vai utilizar o tempo do dia para garantir que as tarefas sejam feitas. Use alguns critérios para entender o que é mais importante.
Entre as atividades de um vendedor existem muitas variações. Para alcançar mais produtividade realize essas atividades em blocos. Assim, se tiver que realizar pesquisa durante o dia às faça juntas, ligue para todos os clientes que precisar no mesmo bloco de tempo e por aí vai.
Entre as atividades que podem ser organizadas em blocos estão:
Isso ajuda a organizar o fluxo de produtividade e a te manter concentrado em uma atividade por vez.
Evitar distrações, mesmo que momentâneas, pode fazer você perder produtividade.
Pesquisas mostram que leva de 10 a 20 vezes o tempo da distração para recuperar a atenção na tarefa.
Difícil separar tempo para isso? Pois saiba que não dormir o suficiente torna mais difícil resolver problemas.
Quando o cérebro está cansado é quando começa a se distrair.
O melhor a fazer é levantar e se mexer, porque isso oxigena o cérebro.
Meditação e exercícios físicos são boas práticas para desacelerar e descansar o cérebro.
Leia também: Burnout em vendas é real. Esses são os principais sinais e o que fazer com eles.
Entenda mais sobre os benefícios do descanso e de realizar outras tarefas além de trabalhar exaustivamente, no TED que indicamos a seguir:
Não é fácil mudar hábitos. Por isso, contar com algumas dicas e ferramentas que vão te ajudar a controlar o impulso de fazer algo que não condiz com o propósito de como ser produtivo em vendas, é uma importante saída para tornar esse processo mais simples. Para isso:
Como falamos no início deste artigo, treinamento e preparação são itens indispensáveis para quem deseja aprender como ser produtivo em vendas. Por isso, nós separamos uma dica extra para você que deseja se tornar um vendedor mais produtivo: inscreva-se no The Inside Sales Show!
Esse é um curso criado pela Meetime que oferece uma certificação em Inside Sales. No curso você vai aprender a:
Ficou interessado? No vídeo abaixo falamos um pouco mais sobre o curso. Veja se ele se adequa às suas necessidades.
Gostou? Então acesse o site do The Inside Sales Show e inscreva-se!
Gamificação (gamification, em inglês) é a aplicação da dinâmica de jogos a...
Muito do que você leu e aprendeu sobre o uso de um...