casts for closers #30
Os segredos para conquistar um Cliente Key Account
Convidado: Radamés Martini- 21min
- 10 janeiro 2017
Conhecemos o Radamés (Rada) há uns 5 anos e sempre tivemos vontade de bater esse papo sobre como vender para Clientes Key Account.
A movimentação da SocialBase em torno desse tipo de venda há tempo nos chama atenção.
Aproveitamos o relacionamento muito próximo e gravamos o episódio na sede da SocialBase. Spoiler: isso não é um podcast, é uma aula gratuita sobre vendas enterprise.
Ouça o mais rápido possível 😉
Neste episódio conversamos sobre:
Quer um spoiler de algumas outras falas do Radamés durante esta aula sobre Clientes Key Account? Então, leia mais:
“Tem outras variáveis tá… O ticket médio influencia. Aqui [na SocialBase] a gente colocou uma regra que tickets acima de 3 mil reais por mês nós já consideramos vendas enterprise. Por que 3 mil reais por mês? Porque aqui na conta que nós fizemos, já faz sentido pra nós desenvolver uma venda mais consultiva, uma venda mais presencial, uma venda que exige mas contatos e que acaba influenciando muito no custo de aquisição”.
Portanto, para cada empresa existe um critério diferente. A sugestão do Radamés é que você use como um dos parâmetros para determinar Clientes Key Account o valor do ticket médio que cobrirá um alto custo de aquisição, com vendas consultivas e visitas presenciais.
Mais uma espiadinha no Podcast? Pode ser!
“… é [preciso] trabalhar esses conteúdos em mídias estratégicas, mídias que os nossos prospects leem, esses, os C level ali, tá lendo sobre a nossa solução. E agora a gente lançou uma newsletter que estamos chamando de ‘Cultura Drops’, que é uma newsletter com conteúdo direcionado pro ‘C level’, só para CEOs e Diretores de grandes empresas lerem sobre os temas que a gente aborda dentro do Cultura”.
Curioso? Ouça o PodCast na íntegra e fique por dentro de tudo sobre como conquistar Clientes Key Account.
Clientes key account demandam uma estratégia totalmente diferente: para atingi-los é preciso que sua empresa crie um grupo, com esforços focados e direcionados àquela conta. Essa estratégia tem o nome de Account-based Selling e é ideal para se chegar nesse perfil de cliente.
A venda para um cliente key account, como o Rada menciona, tem muitos envolvidos com poder de voto e de veto. É simplesmente inaceitável usar a mesma estratégia usada para pequenas e médias empresas, focadas na oportunidade (pessoa) e não na conta como um todo.
Para isso, é preciso fazer uma análise rigorosa das suas contas e entender:
Pesquisas mostram que para se vender a uma empresa você tem que envolver, em média, 6 a 8 colaboradores desse possível cliente.
Algumas perguntas que você pode se fazer para descobrir quem são os tipos de clientes
Liste as empresas que se encaixam no perfil dos clientes atuais para que elas possam ser prospectadas pelo time. O ideal é que ela tenha de 20 a 50 contas, pelo menos, para que se possa ter uma amostragem de como o processo inicial vai performar.
Algumas perguntas que você pode se fazer para que dimensionar o tamanho do time:
Para saber mais sobre o que é Account-based Selling conheça o artigo clicando aqui!
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