Como fazer um planejamento de vendas

Este artigo foi escrito pela Tayrane Corrêa da Ploomes. 

O time comercial funciona como o motor de geração de receita de uma empresa, sendo assim, o planejamento de vendas deve ser uma prioridade em qualquer negócio.

Um bom planejamento serve como um guia para todos os processos relacionados com vendas. Isso vai desde a prospecção até o pós-venda

Por ser um documento muito importante em qualquer organização, neste artigo você vai aprender a definição do planejamento comercial, qual a importância e benefícios e alguns passos essenciais para criar o seu. 

O que é planejamento de vendas?

O planejamento de vendas é um conjunto de estratégias criadas para ajudar as equipes e empresas a atingirem suas metas de vendas. Geralmente, as empresas definem metas de vendas mensais, trimestrais e anuais e colocam todas elas em um documento.  

Com ele, é possível prever o nível de vendas que a empresa deseja alcançar e escrever um plano para traçar esses objetivos. Um bom plano de vendas abrange todo o histórico de vendas, riscos, condições de mercado, seu público-alvo e os planos de prospecção e venda.

O que aprendemos com 70 milhões
de atividades de prospecção

O planejamento comercial não engloba somente um contrato fechado, ele deve acontecer em vários estágios do ciclo de vendas. Ele é um processo contínuo onde as equipes devem reavaliar o status de cada conta regularmente e rastreando novos leads e novas oportunidades com os existentes. 

Além disso, o planejamento permite que o gerente comercial entenda melhor o desempenho do seu time em relação às negociações levando em conta diversos fatores como sazonalidade e ticket médio por venda.

Basicamente, o planejamento de vendas garante que a empresa atinja suas metas por meio de esforços estratégicos eficazes.

Quer saber mais sobre o planejamento comercial? Confira o nosso podcast.

Importância do planejamento de vendas

O planejamento de vendas é um ponto essencial para qualquer negócio, principalmente quando se fala em atingir metas

Antes de vender um produto ou serviço, é preciso entender quais são seus principais objetivos e planejar quais são as formas de alcançá-los. Isso inclui várias estratégias de vendas, táticas e abordagens. 

Depois de ter seus objetivos identificados e definidos, é preciso criar um plano que deve mencionar todos os detalhes de sua estratégia de vendas. 

O planejamento vai tornar possível prever qualquer tipo de problema e riscos relacionados ao seu produto e vendas. Como resultado, você consegue eliminar esses riscos antes mesmo que o problema surja.

Quando se tem um planejamento comercial claro, é possível ter mais exatidão na tomada de decisões. Além disso, o plano permite ficar de olho no desempenho de vendas de todos os produtos ou serviços para definir o que mais pode ser feito para atingir os objetivos. 

Um plano de vendas também é muito importante para conquistar novos mercados. Ele pode servir como um guia com a visão geral das necessidades, requisitos e preferências dos clientes de diferentes segmentos. 

Além disso, ele contém estratégias de vendas que se adequam a diferentes mercados. Dessa forma, é possível alcançar seus objetivos com sucesso.

Benefícios do planejamento de vendas

Criar um planejamento de vendas traz muitos benefícios para as equipes. Primeiramente, a partir dele os vendedores têm em suas mãos um guia com todas as orientações para a tomada de decisão ser mais efetiva. 

Isso acontece porque o plano engloba todas as diretrizes necessárias para que as equipes atinjam as metas. 

Nesse sentido, os times ficam mais motivados porque sabem exatamente onde precisam chegar, o que é mais um ótimo benefício. 

Quando o planejamento é bem estruturado, ele estimula não só o sucesso do negócio como o sucesso das equipes. 

Outros benefícios: 

  • Compilar em um só lugar todas as metas de vendas;
  • Definir as melhores estratégias de vendas para seu público;
  • Identificar as melhores abordagens para os membros da equipe;
  • A equipe de vendas fica mais motivada quando sabe onde precisa chegar.

Como fazer um planejamento de vendas

O documento deve abranger todos os aspectos do negócio. Ele precisa ser o mais detalhado possível para que os objetivos sejam alcançados mais rapidamente. 

De maneira geral, o plano deve conter as seguintes informações:

  • Missão;
  • Objetivos da empresa;
  • Expectativas de receita;
  • Público-alvo;
  • Desempenho das vendas no período anterior;
  • Tendências de mercado;
  • Análise de concorrentes;
  • Estratégia de marketing;
  • Estratégias de vendas, táticas, técnicas;
  • Recursos financeiros disponíveis;
  • Tarefas e responsabilidades da equipe;
  • Métricas.

É preciso investir um bom tempo para criar um planejamento de vendas. Ele exige que o time defina objetivos, metas de receita e tarefas para as equipes.

Mas vale muito a pena, pois a equipe terá um roteiro claro de qual caminho deve seguir para obter ótimos resultados em vendas. 

Se você não sabe por onde começar seu planejamento, nós te ajudamos. Veja a seguir algumas dicas para montar o seu plano.  Pesquisa: Inside Sales Benchmark Brasil


Saiba quais são seus principais objetivos 

O primeiro passo e o mais importante é definir seus principais objetivos. Se você não sabe onde quer chegar, dificilmente vai conseguir traçar um bom caminho. 

Sendo assim, pense nos números que a empresa deseja alcançar relacionados às vendas. Por exemplo, vender 200 itens em um mês ou fechar 50 assinaturas de serviço mensalmente. 

Fique ligado: os seus objetivos precisam ser específicos, alcançáveis ​​e mensuráveis. 

E além de metas de vendas precisas, você também pode pensar em objetivos mais gerais, como o crescimento de sua marca, abertura de novos mercados ou a produção de novos produtos.

Aposte em metas mais específicas

Com seus objetivos definidos, é hora de seguir adiante  para a próxima etapa e identificar metas mais específicas. 

Sempre seja realista e defina metas possíveis de alcançar. Por exemplo, digamos que você queira atingir um novo segmento de mercado. 

Nesse caso, você precisa listar diversas empresas desse setor para apresentar seus produtos e serviços. 

Feito isso, crie tarefas para identificar quais empresas estão mais propensas a aceitarem fazer negócio com você. Depois, comece as etapas de venda em si: conseguir um contato, marcar reunião e apresentar a proposta.

Defina seus KPIs 

Os indicadores-chave de desempenho são necessários para descobrir se o seu planejamento está funcionando da maneira correta e se você está próximo dos seus objetivos principais. 

Sendo assim, você precisa escolher as métricas mais adequadas para controlar o desempenho do planejamento.

Não tenha pressa

O processo de criar o planejamento de vendas pode ser demorado. Mas isso não é, necessariamente, algo ruim. Isso porque ele precisa ser o mais detalhado possível para não restar dúvidas para ninguém que for seguir o plano. 

O ideal é tirar uma semana para desenvolver um plano preciso e realista e que inclua todos os detalhes de sua estratégia de vendas, táticas, metas, metas de receita. 

Não esqueça de envolver toda a equipe de vendas em todo o processo de criação do plano. A equipa da sua empresa irá ajudá-lo a gerir todas as tarefas de forma eficiente. 

Conclusão

Sem um planejamento de vendas, cada membro da equipe vai seguir um caminho diferente levando em conta o que acham ideal. Isso pode resultar em oportunidades de vendas perdidas ou perda de tempo com contatos pouco qualificados e que não comprarão de sua empresa.

Sendo assim, o planejamento auxilia empresas de qualquer tamanho e de todos os setores a garantir os objetivos gerais de negócios. 

Agora que você entendeu o que é e a importância do planejamento de vendas, você precisa aliar seu plano com a tecnologia para alcançar seus objetivos. 

Nesse sentido, um software de CRM consegue reunir todas as informações sobre o andamento dos negócios em um ambiente único e de fácil acesso. 
A Ploomes é a maior empresa de CRM da América Latina! Nosso software é robusto e simples de usar, permitindo controle de todo o processo de gestão de leads. Confira mais sobre o Ploomes aqui!

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!