Sarah Rios
Analista de Conteúdo na MeetimeJornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
Janeiro é aquele mês que traz consigo a sensação de recomeço. Não por acaso, ele é escolhido como o mês ideal para iniciar novos projetos e colocar em prática o planejamento feito no final do último ano.
Enfim, em vendas não seria diferente. Mas, o que fazer para dar um pontapé inicial que aumente as chances de sucesso nesse ano que está começando? Reunimos neste artigo algumas dicas do que você não pode deixar de fazer!
Começo do ano é tempo de renovar metas, observar o que foi deixado para trás, mas também, é aquele momento de fazer uma organização no escritório, limpar as gavetas e tudo mais.
Mas não é só isso que deve ser organizado. Sabe o seu pipeline de vendas? Que tal revisá-lo e ver o que pode ser retirado ou retomado? Observe as negociações do ano passado e analise em quais você vai investir tempo e quais serão descartados.
A principal característica de um bom vendedor é saber quais oportunidades priorizar e descartar as negociações sem muitas chances de fechamento. Então, olhe para aqueles leads que estão pendurados desde os últimos meses do ano e veja se realmente há chances de conversão. Caso a resposta seja não, elimine do pipeline.
Outro ponto é que se você tiver um ciclo de vendas mais longo, o início do ano é propício para se concentrar na geração de leads e no aumento do contato com clientes existentes para os quais você possa fazer vendas cruzadas, para que assim no terceiro e quarto trimestre você já esteja no processo de fechamento.
Os últimos meses do ano são usados para definir metas, OKRs e orçamento. Contar com o apoio de planilhas, aulas em vídeo, artigos, benchmark, calculadora, template que vão te diferenciar da concorrência e o seu time comercial começar o ano batendo metas é uma excelente forma de começar. Tudo isso você encontra no nosso kit de planejamento.
Mas se já está tudo pronto, é hora de revisar os próximos passos. Uma das primeiras coisas, se você for líder da operação, é repassar a visão e as metas, motivar e dar um start no ano junto do seu time. Uma boa dica para essa apresentação inicial é fazer uma retrospectiva do ano anterior e mostrar os impactos das decisões nas atividades do período, então, apontar quais os caminhos serão percorridos nos meses que virão.
Aproveite esse momento para engajar a equipe, abra espaço para dúvidas sobre o assunto e ao final destaque a importância da participação de todos os profissionais para o alcance dos objetivos.
Além disso, verifique se além da meta do ano, você possui outras pequenas metas para períodos mais curtos. Para obter melhores resultados, é preciso definir tanto objetivos de vendas de longo prazo, como uma meta para seis meses ou um ano depois, quanto objetivos semanais ou mensais que mantenham sua equipe focada no dia a dia. Isso ajuda a manter a motivação em dia.
Fuja daquela velha ideia de que o ano só começa depois do carnaval. Pode ser verdade em alguma área, mas em vendas, isso está bem longe da realidade. Janeiro é um bom mês para vendas, afinal, as pessoas querem renovação, fazer diferença, mudanças, então, é a oportunidade para vender.
O recomeço costuma vir acompanhado de interesse em melhorar a operação e trazer novidades. Por isso, não pare de prospectar. Você deve separar tempo todos os dias e todas as semanas para a prospecção.
Essa é uma dica que serve para o ano todo, mas já que estamos falando que janeiro é aquele mês para começar já colocando em práticas as suas metas de 2024, vale a pena separar um tempinho para criar a sua lista de influenciadores. E o que seria essa lista? São pessoas com quem você almeja criar networking e obter conhecimentos. Normalmente, são figuras estratégicas com muita representatividade na sua área de atuação.
Mas essa lista não precisa incluir apenas pessoas, podemos colocar aqui também empresas, cursos e outras fontes. No artigo Top 46 fontes de informação de vendas, você encontra uma relação completa de onde se inspirar, com personalidades, canais no YouTube, podcasts e blogs.
Se for SDR, o que você pode fazer no começo do ano é planejar suas ações para os meses que seguirão. Ou seja, estabelecer em quais aspectos pretende crescer e se desenvolver naquele ano. A partir disso, você consegue traçar um plano para alcançar a meta, conseguindo prever o esforço de prospecção que vai ser necessário para atingir ou mesmo superar a meta.
Planejamento, forecast, vontade são pilares para atingir uma top performance. Cada um deles é crucial para alcançar uma tração suficiente em vendas que gere resultados na sua carreira.
Ao organizar o seu dia a dia de trabalho, ou seja, ao montar o planejamento mensal para bater a meta, uma das dicas para a alta performance em vendas é desenvolver um mindset de abundância.
Use os dados e métricas do forecast (ou previsão de vendas da empresa) para entender quantas atividades vai ser preciso realizar para bater a meta e seja um pouco mais exigente com você mesmo. Desafie-se e inclua um tanto mais de atividades.
Para conferir mais dicas sobre essa alta performance, não deixe de conferir o episódio do Casts For Closers:
Aproveite esse começo de ano também para atualizar os objetivos pessoais, por exemplo, os cursos que deseja fazer, mas também os livros que estão na sua lista. Inclusive, aqui vão algumas dicas:
No artigo 7 livros para SDRs realmente indispensáveis, você pode conhecer mais detalhes sobre as obras e como elas podem ajudá-lo no dia a dia.
Participar de eventos também é algo interessante de estar no seu planejamento pessoal. Aliás, é bom não só para o networking, mas também para se manter atualizado. Por isso, já inicie 2024 se planejando para não perder aquele evento que você tanto quer ir.
A Meetime junto da Ploomes, vai promover a 2ª edição do Engage, serão dois dias repleto de palestras e conversas sobre sales engagement e vendas B2B no Brasil. O Engage 2024 vai acontecer nos dias 11 e 12 de julho no Pro Magno Centro de Eventos em São Paulo.
Quer saber mais sobre palestrantes, ingressos e programação? Acesse o site oficial do evento!
Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
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