Os 5 erros mais comuns que você está cometendo em seus CTAs de e-mail de vendas

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  • Publicado em 12 out, 2018.
  • Atualizado em 29 mar, 2023

Esse artigo foi publicado originalmente aqui

Enviar um cold e-mail é como entrar no ringue com seu prospect. Você pode dar alguns bons socos e ganhar a atenção deles na primeira rodada. Mas se você não continuar lutando até o fim, você acabará perdendo.
Seu Call to Action (CTA) é o soco do nocaute. É o que determina se a pessoa responde ao seu e-mail e passa pelo seu funil ou o envia para a lixeira.
Mas escrever um CTA matador é muito complexo. E é onde muitos representantes de vendas estão cometendo sérios erros.
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Os 5 maiores erros que você está cometendo em suas CTAs de e-mail de vendas

O motivo pelo qual você está enviando um e-mail a alguém é porque você deseja que ele faça algo. É isso aí. É claro que você quer que eles abram, leiam e se conectem com o que você está dizendo. Mas se eles chegarem ao final do seu e-mail e disserem “e agora?”, você falhou.
Se seus prospects saírem de seus e-mails sem tomar uma ação, é provável que você esteja cometendo um desses pecados capitais da redação do CTA:

  1. Você não tem um CTA: Se você não disser ao seu prospect o que você deseja que ele faça, como ele pode dar o próximo passo? (Sim, as pessoas ainda cometem esse erro.) Sempre inclua um CTA. Mesmo se você acha que o e-mail é claro o suficiente, adicione um de qualquer maneira.
  2. Você tem muitos CTAs diferentes: Mais CTAs não aumentam suas chances de conseguir uma conversão. Na verdade, quanto mais você pedir a alguém em um cold e-mail, menor será a probabilidade de que ele faça algo.
  3. O seu CTA é confuso ou pouco claro: Se o seu CTA não é específico o suficiente sobre o que a pessoa precisa fazer, ela vai sair do e-mail. Se você quiser que alguém escolha um horário para uma ligação, forneça datas e horários. Se você quiser que eles cliquem em um link e façam algo, digam isso.
  4. O seu CTA é muito difícil para fazer uma decisão: Decisões difíceis criam atrito, e essa é a última coisa que você quer em um cold e-mail. Mesmo que alguém esteja interessado no que você está dizendo, se o CTA colocar pressão sobre eles, eles não vão lhe dar atenção.
  5. Seu CTA está exigindo muito: Você ainda não conquistou o direito de perguntar demais ao seu prospect em um cold e-mail. Se o seu CTA estiver solicitando material confidencial ou seu o prospect investir em recursos sérios, é demais. E eles não vão fazer isso.

A melhor coisa sobre um CTA forte e eficaz é que você pode trabalhar em todos os seus e-mails de vendas. Nosso CRM com e-mail integrado permite que você teste seus CTAs em escala. Basta atualizar um aviso de CTA em seus e-mails e usar nossos recursos integrados de relatórios para determinar quais CTAs são mais eficazes.

Depois de determinar quais CTAs são mais eficazes, você pode aplicá-los a modelos de e-mail e usar nosso recurso E-mail Sequences para automatizar seus acompanhamentos de e-mail.

Em vez de ter que fazer o acompanhamento manualmente, você pode simplesmente configurá-lo uma vez e deixar que nossa ferramenta de automação de e-mail lide com o trabalho pesado para você.
Agora que você conhece a parte operacional de como fazer CTAs de e-mail, há mais uma coisa a melhorar.

Como criar o CTA perfeito para seus e-mails de vendas

As melhores CTAs de cold e-mails fazem exatamente o oposto de todos os erros que acabamos de listar. São solicitações simples, diretas e razoáveis. Eles reduzem o atrito. E eles estão focados no que eles pedem.
Veja alguns exemplos:

Use o hack de e-mail 1, 2, 3 se você não tiver recebido uma resposta

Digamos que você tenha enviado um e-mail de follow-up para um prospect e não tenha recebido nenhuma resposta. Nesse cenário, você quer tornar o CTA tão simples que seria mais difícil não atendê-lo.
Uma técnica que funciona bem é o nosso hack de e-mail 1, 2, 3, onde você apresenta ao leitor 3 opções claras e diz:
Basta clicar em responder e me dar um número: 1, 2 ou 3.”
Como leitor, eu só preciso apertar 3 teclas para responder. Resposta. 1, 2 ou 3. E envie. É isso aí. Não existe um CTA mais simples no mundo.

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Dê datas e horários específicos se você estiver solicitando uma ligação ou demonstração

Agora, e se você precisar que o seu prospect agende um horário para uma ligação ou uma demonstração? Você pode pensar que é uma boa ideia deixar que eles escolham um horário que se encaixe na agenda deles, mas um CTA que diga “deixe-me saber quando você está livre” cria muita fricção e não inspira ação . Em vez disso, ofereça ao prospect opções claras e específicas para escolher:
Na próxima terça-feira, às 11h ou quinta-feira às 15h, você tem tempo para uma ligação de 15 minutos?”
Ao oferecer duas opções, você está fazendo o trabalho para elas e tudo o que elas precisam dizer é sim ou não.

Faça solicitações complexas parecerem incrivelmente simples

Por fim, se você pedir a alguém que realize uma ação que exija algum esforço, como inscrever-se em uma avaliação e usar seu produto, seu CTA precisa ser especialmente atraente. Isso significa personalizar o link que você envia e tornar a ação o mais simples possível. Por exemplo, você poderia dizer:
Este é um link exclusivo que está prestes a expirar e que lhe dará uma avaliação gratuita por 30 dias. Basta clicar neste link e, em um minuto, você poderá testar o produto e ver os resultados dos quais tenho falado por si mesmo”.

Utilize o resto do seu e-mail para apoiar e melhorar o seu CTA

Seu CTA é a parte mais importante do seu cold e-mail. E o resto do seu cold e-mail deve apoiá-lo. No momento em que o leitor receber o seu CTA, ele deve estar pronto para puxar o gatilho.
Primeiro, você pode usar o restante diretamente antes do seu CTA para dar uma prova social. Se você puder provar seu valor antes de pedir algo ao seu prospect, terá uma chance muito maior de ele dizer sim. Tente adicionar algumas empresas conceituadas com as quais você trabalhou e os resultados que elas viram.
Em seguida, use o P.S. após o seu CTA para abordar objeções. Se um prospect chegar ao final do seu e-mail e ainda não tiver certeza, será necessário resolver todos os problemas que ele possa ter. Quais são as objeções mais comuns que você ouve dos clientes? Use o P.S. no final de seu e-mail para mostrar que você está ciente desses problemas e pode mostrar por que eles não devem ser um impedimento.

Os melhores CTAs fazem com que seja mais fácil dizer um sim do que um não

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Se você quiser aumentar o sucesso de seus cold e-mails, você precisa que as pessoas saibam o que você quer delas. E então peça por isso.
Se você fez o trabalho para chamar a atenção de alguém, por que jogar a toalha quando estiver prestes a vencer? Use apenas um CTA. Mantenha-o simples, direto e razoável. Faça com que seja mais fácil dizer um sim do que um não. E otimize o restante do e-mail em torno dela para mostrar uma prova social e lidar com objeções.

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Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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