casts for closers #177
Tendências de Inside Sales para 2022
Convidado: Diego Wagner- 26min
- 16 dezembro 2021
Como de praxe, no último episódio do Casts for Closers do ano, convidamos o fundador e CEO da Meetime, Diego Wagner, para conversar sobre as tendências de Inside Sales para o ano de 2022. Durante o papo, foram abordados tendências de Inside Sales em quatro diferentes pilares: processos, pessoas, tecnologia e ecossistema.
Abaixo você pode acompanhar o episódio completo, ou ler o blogpost com os principais highlights do episódio.
A primeira tendência citada no episódio engloba o tema de processos comerciais. E não é nenhuma grande novidade para quem atua no meio de Inside Sales nos últimos anos. Trata-se da especialização da prospecção dentro da área comercial das empresas. Nos últimos anos da Inside Sales Benchmark Brasil, maior pesquisa de Inside Sales do Brasil, podemos observar que o número de empresas que possuem a prospecção especializada gira em torno de 60%.
O crescimento dessa área interna também influencia na carreira de profissionais de vendas. Atualmente é um caminho natural para quem quer seguir carreira em Inside Sales, iniciar a sua caminhada como SDR ou BDR.
Já a segunda tendência citada no episódio, é tratada como uma das principais apostas para o ano de 2022. Representa o crescimento do cargo de Sales Enablement. Sales Enablement nada mais é que a educação e evolução do time comercial por ferramentas, conteúdos, treinamentos e tudo que envolva o desenvolvimento de técnicas e habilidades para os profissionais da equipe comercial.
Essa tendência é embasada por dados. No último ano, mais de 1400 profissionais no Brasil se dedicaram ao cargo (informação retirada do LinkedIn). Visando um futuro em que o trabalho remoto ou híbrido é cada vez mais comum, essa posição tende a continuar crescendo. Isso porque, com os novos modelos de trabalho, a troca natural entre vendedores mais experientes e novatos na área, não acontece com tanta frequência. Por isso, uma pessoa dedicada para a evolução e desenvolvimento das pessoas se torna tão importante.
A evolução é nítida também quando olhamos para os dados do Google Trends dos últimos anos, no qual o termo Sales Enablement teve um aumento significativo no número de buscas.
Para saber mais sobre a posição de Sales Enablement, recomendamos escutar o episódio número 139 do Casts for Closers:
Como foi citado anteriormente, atualmente possuímos a tendência global do crescimento de trabalho remoto, sistemas híbridos de trabalho e modelos semelhantes. Com isso, existe uma movimentação em relação as ferramentas que auxiliam a melhorar o processo de vendas no trabalho remoto. Isso porque, diferente de outras áreas, o comercial normalmente precisa entregar uma experiência profissional para o cliente.
Ferramentas citadas no episódio: Loom (gravação de tela do computador e áudio), Gather (forma customizável de realizar reuniões e encontros online), Krisp (remoção de ruídos para ligações), Zoom e Google Meet (Videoconferência).
A principal tendência que observamos para o ano de 2022 são as Agências de Marketing digital caminhando para vendas. E isso não é algo que surgiu apenas em 2021. Nos últimos anos existiu um “boom” no mercado de agências que se preocupam com o resultado comercial do cliente.
Isso acontece porque entregar apenas leads, é a metade do caminho para geração de resultado. Para que aqueles leads serem aproveitados, precisa da parte do cliente. E se isso não acontecer, pode colocar em cheque o trabalho das agências. Das 393 agências certificadas no marketplace da RD Station, 157 delas oferecem algum tipo de consultoria ou treinamento em vendas, o que significa exatamente 40%.
Se você se interessou por esse conteúdo, recomendamos dar uma olhada na maior pesquisa de Inside Sales do Brasil. Aproveite para comparar suas métricas com o mercado e evoluir sua operação comercial: Inside Sales Benchmark Brasil 2021.
Mais um ano chegando ao fim e é hora de conversarmos sobre o próximo, e as tendências em Inside Sales para 2022!! Trouxemos em um formato diferente, abordando Processos, Pessoas, Tecnologia e Ecossistema. Esperamos que essas observações te ajudem a alavancar comercialmente sua operação de Inside Sales.
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