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Tecnologia em vendas: 4 ferramentas para gerar melhores resultados

Convidado: Felipe Malgero
  • 26min
  • 15 janeiro 2020

No Brasil, cerca de 38% das micro e pequenas empresas usam ferramentas de tecnologia em vendas e 91% delas concordam que esse tipo de ferramenta traz benefícios para a empresa.

Talvez ao descobrir esse dado você tenha ficado surpreso, isso porque ainda é muito comum que empreendedores associem o uso da tecnologia em vendas a grandes corporações. 

Mas, a verdade é que, cada vez mais, a tecnologia está acessível a empresas de diversos setores, portes e capacidades de investimento.

Sem dúvida, desde a transformação digital, o uso da tecnologia passou a fazer parte das nossas vidas. É difícil até nos lembrarmos como era o dia a dia sem ela. 

Junto com o uso de dispositivos tecnológicos, a mudança que chegou foi comportamental. Consumidores mudaram de comportamento, empresas mudaram de funcionamento e é responsabilidade do setor de venda também se adaptar a uma realidade em que a tecnologia é presente como ferramenta essencial de trabalho.

 Sem dúvida a tecnologia fez e faz com que as equipes de venda – e as empresas como um todo – mudem a sua forma de fazer negócios. 

O que aprendemos com 70 milhões
de atividades de prospecção

No podcast abaixo você confere um bate papo com Felipe Malgero, especialista e consultor em Outbound Sales, sobre a implantação de novas tecnologias em vendas. Aproveitamos os melhores insights para criar o artigo, com as dicas mais quentes sobre o assunto. Continue lendo e confira!

Tecnologia em vendas: 4 ferramentas para alavancar seus resultados

Ao invés de temer a tecnologia, nosso conselho é que você a enxergue como uma aliada na busca pelos resultados que você espera para seu negócio. 

Afinal, a tecnologia na gestão de vendas contribui para:

  • o aumento da produtividade do time de vendas (se antes seus vendedores conseguiam falar com dois ou três prospects em um dia, hoje a possibilidade de contato é muito maior), 
  • a redução do custo da operação de vendas,
  • melhor gestão de prospects e leads, resultando em melhores taxas de conversão, 
  • ampliação do raio de atuação da empresa (uma vez que a internet derruba as barreiras geográficas e permite que você faça negócios com empresas de todo o Brasil e mesmo do mundo), e muito mais. 

Resumindo, ao decidir investir na adoção de tecnologia para aumentar as vendas, é bem provável que seu resultado seja um bom aumento de performance do setor. 

Mas, como implementar a tecnologia em vendas? 

A principal maneira de fazer isso é adotando ferramentas que usam a tecnologia para otimizar as etapas de vendas, entre elas:

  • Automação de marketing para maiores taxas de conversão 
  • CRM para gestão de clientes e vendedores
  • Big Data para alcançar vantagem competitiva
  • Ferramenta de prospecção para aproveitar leads e gerar vendas

Automação de marketing para maiores taxas de conversão 

Marketing não é vendas, mas é imprescindível para aumentar o alcance da empresa no mercado e estabelecer um relacionamento com os consumidores.

Dentro de uma realidade em que muitas empresas usam o Inbound Marketing em suas estratégias para captar leads, uma ferramenta de automação se faz indispensável na captura, gestão desses leads e na qualificação desses leads para vendas.  

A ferramenta de automação de marketing permite uma comunicação, ao mesmo tempo, segmentada – oferecendo aos leads conteúdos de seu interesse – e automatizada, afinal, as atividades repetitivas passam a não fazer mais parte do dia a dia dos profissionais, sobrando tempo para que eles se dediquem à estratégia e ao monitoramento das ações. 

Uma ferramenta de automação de marketing contribui também para a seleção de leads qualificados que estão prontos para vendas, tornando assim esse repasse mais eficiente. 

Para entender como toda essa relação acontece, na prática, indicamos também o podcast a seguir! 

CRM para gestão de clientes e vendedores

O CRM de vendas é, provavelmente, a ferramenta mais usada dentro do setor.

O Software de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente permite registrar e gerenciar todos os leads, prospects e clientes da empresa, garantindo que todos receberão o atendimento devido, sem deixar nenhum para trás.

Além de funcionar como um guia das etapas do funil de vendas, o CRM coleta e reúne informações importantes sobre cada prospect e também sobre o perfil deles de maneira a:

  • gerar mais insights para o setor, 
  • personalizar as ofertas, 
  • melhorar a experiência de quem se relaciona com a empresa.

O CRM é uma tecnologia em vendas que contribuiu para melhor aproveitamento de cada lead e para a gestão eficiente de cada cliente, ampliando não apenas as taxas de vendas como também contribuindo para as taxas de satisfação, retenção e mais.

Fazer com que os prospects caminhem pelo pipeline de vendas que está dentro do CRM é uma das missões mais importantes dos vendedores de todas as empresas, e para fazer isso de maneira eficiente indicamos que você assista ao vídeo abaixo, com dicas valiosas para condução do prospect.

Big Data para alcançar vantagem competitiva

Informação e dados são dois dos mais relevantes ativos empresariais dentro do cenário atual.

Estar em posse de informações coletadas no mercado, a partir da análise do comportamento dos consumidores, permite que sua empresa crie soluções que estão alinhadas às mais atuais demandas do mercado, por exemplo. 

O Big Data, como tecnologia em vendas, analisa, captura e armazena dados transformando-os em informações importantes para a construção de previsões sobre o mercado, os consumidores e novos produtos e serviços. 

Em suma, o Big Data como tecnologia na gestão de vendas tem como função coletar e avaliar dados de clientes que permitirão a compreensão sobre comportamentos e hábitos de compra, oferecendo à sua empresa uma grande vantagem competitiva. 

Além disso, o Big Data também ajuda o time de vendas a identificar leads e prospects que estão mais perto de comprar, ou seja, em fases mais adiantadas da jornada do cliente.

Ferramenta de prospecção para aproveitar leads e gerar vendas

A ferramenta de prospecção de clientes funciona exclusivamente nessa etapa do processo de vendas e contribui para gerar melhores resultados nessa fase tão complexa de todo o processo.  

Por meio de uma ferramenta de prospecção é possível organizar e automatizar as tarefas do setor, garantindo todos os recursos necessários até a conversão.

É uma tecnologia que funciona integrada ao CRM, permitindo a criação e automação das cadências de prospecção, aumentando as chances dos vendedores conseguirem contato com os prospects.

Entre os benefícios da adoção de uma ferramenta de prospecção estão:

  • Melhor aproveitamento dos leads pela área comercial
  • Aumento no número de atividades de prospecção realizadas
  • Aumento no número de reuniões agendadas / leads qualificados
  • Análise da melhor cadência para cada tipo de prospect

O Flow é uma ferramenta para prospecção de clientes desenvolvido pela Meetime que tem como objetivo:

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos te ajudar a superar os desafios em vendas. Para conhecer mais sobre essa tecnologia em vendas assista ao vídeo abaixo.

Conheça o convidado:

Felipe Malgero Consultor e Especialista em Outbound Sales

Sobre o podcast

Conversamos com o Felipe Malgero, especialista e consultor em Outbound Sales, sobre a implantação de novas tecnologias em Vendas e seus principais obstáculos: adoção do time comercial, métricas a serem analisadas, necessidade de personalização e muito mais. Confira o papo de abertura do ano de 2020 no Casts for Closers ;)

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