Quando a autoconfiança vira arrogância

  • Por
  • 2 min
  • Publicado em 19 abr, 2022.
  • Atualizado em 27 jun, 2022

Não há dúvida que uma característica chave de um bom vendedor é a autoconfiança. Isso significa estar seguro de suas próprias habilidades e da capacidade de conseguir conduzir um processo de vendas. 

A falta de autoconfiança é extremamente prejudicial para um vendedor. Sem isso, ele talvez não tenha coragem de entrar em assuntos sensíveis, que são necessários para dar prosseguimento ao negócio, como: negociar condições, sustentar preços e por aí vai. 

Mais do que isso, um vendedor que não passa confiança, não gera segurança no lead, que vai acabar pensando duas vezes antes de prosseguir com a venda. 

Porém, se a falta de autoconfiança é prejudicial, o excesso também é. Quando essa qualidade é levada ao extremo, é percebida como arrogância. A diferença entre um e outro é a falta de humildade. E essa não é uma imagem que você deseja passar para um lead.

Não há nenhum problema em conhecer e demonstrar as suas qualidades, a questão é quando isso é feito de uma forma que diminui as outras pessoas. Quando como se age como se fosse o dono da verdade e os outros precisam fazer o que você fala. Isso despreza as características individuais e as contribuições que cada um pode dar para o seu próprio desenvolvimento. 

Em vendas, isso pode ser percebido quando você fala mais do que escuta. Se você não dá o devido espaço para a pessoa dizer sobre o problema que ela está enfrentando, a maior parte do que você falar virá de suposições. Pode até ser que elas estejam corretas, caso você já tenha muita experiência, porém isso será visto como arrogância aos olhos dos clientes. 

Não tente adivinhar o que o seu cliente está passando ou o que ele precisa. Faça boas perguntas e escute-o. 

Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:

Nova call to action

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!