Qual a importância do bom atendimento ao cliente? "All in or nothing"

  • Por
  • 5 min
  • Publicado em 30 jan, 2015.
  • Atualizado em 11 ago, 2020

A maioria das empresas está mentindo. Todas elas colocam na sua declaração de valores qual a importância do bom atendimento ao cliente e como o “respeito ao cliente” são prioridades, porém quando chega na hora de investir nessa área, de sacrificar lucros de curto prazo para melhorar a experiência de seus clientes, os valores mostram que estão apenas no papel e não são exercidos na prática.

Esse tipo de organização enfrentará sérias dificuldades no futuro próximo, pois hoje em dia as pessoas não querem apenas o produto mais barato ou com a melhor funcionalidade. Elas buscam uma empresa que se importa com elas, que entregam a melhor experiência desde o primeiro contato até à compra.

Isso faz parte de uma tendência que se espalha pelo mundo chamada Customer Sucess, onde a empresa sente-se responsável pelos bons resultados que o cliente terá utilizando seu produto ou serviço e cria processos e ações para garantir isso.

Esse investimento de tempo e recursos se paga à medida que o cliente é visto como um ativo de longo prazo, que deve ser gerenciado para gerar o maior retorno possível à empresa ao longo dos anos.

Começou a entender qual a importância do bom atendimento ao cliente?

Mas tudo isso começa construindo a fundação de um relacionamento duradouro, com um ótimo atendimento ao cliente.

O que aprendemos com 70 milhões
de atividades de prospecção

Quer saber o que um ótimo atendimento ao cliente pode fazer pela sua empresa?

Qual a importância do bom atendimento ao cliente?

…viraliza seu produto ou serviço

Um ótimo atendimento e suporte encanta as pessoas, e alguém encantado quer compartilhar sua felicidade ou experiência com outras pessoas.

Isso é o que Jonah Berger, autor de Contagious (melhor leitura disponível sobre marketing viral), cita em seu livro: WHEN WE CARE, WE SHARE.

O marketing viral é poderoso pois quem está falando do seu produto para um potencial consumidor é alguém em que ele confia, que já possui um relacionamento prévio e que não está ganhando nada por fazer aquela recomendação.

Essa combinação de fatores faz a recomendação ter um apelo muito maior ao receptor da mensagem, algo que sua empresa não poderia fazer por nenhum outro canal de marketing.

E sim, todo esse processo pode ser ativado através de um atendimento ao cliente BEM ACIMA DA MÉDIA.

…aumenta o lifetime value do seu cliente

Já comentamos anteriormente: os clientes devem ser vistos como um ativo de longo prazo, que irão comprar mais vezes com você ao longo de sua vida.

Garantir um bom relacionamento por meio de um atendimento cordial aumenta as chances das pessoas gastarem mais dinheiro com seu produto no futuro e só isso já seria um bom motivo para entender Qual a importância do bom atendimento ao cliente, veja:

Por exemplo: um e-commerce que por meio de um atendimento incrível sabe como fidelizar clientes online, aumenta o lifetime value deles consideravelmente. Uma pessoa que renderia à empresa R$ 200,00, pode comprar recorrentemente e acabar rendendo R$ 1.000,00 ao longo de sua vida.

…te coloca a frente da concorrência

É raro encontrar uma companhia que realmente preste um atendimento fod*, e por isso, as que o fazem automaticamente se destacam da concorrência.

Em um mundo em que, se você não está à frente da concorrência, já está atrás dela, focar na prestação de serviço premium e em como melhorar o atendimento ao cliente é uma ótima estratégia para se manter na dianteira dentro do seu setor.

Qualidade no atendimento ao cliente é um fator de diferenciação hoje em dia. PERIOD!

…motiva seu time

Falando por experiência própria, poucas coisas motivam tanto um time quanto um feedback positivo de cliente, aquele que mostra que o barco está navegando na direção certa.

Sem falar que ajuda a equipe a entender cada vez mais qual a importância do bom atendimento ao cliente.

Um bom atendimento gera mais feedbacks positivos, que geram motivação ao time, que gera mais lucros!

qual a importância do bom atendimento ao cliente

A consequência natural disso tudo é que sua empresa gere mais vendas! É inevitável! Um time motivado, com vantagem competitiva, com um produto viralizado e recomendado pelos próprios clientes gera mais dinheiro.

Atendimento ao cliente para empresas de serviço

Todo tipo de empresa precisa saber qual a importância do bom atendimento ao cliente.

Prestadoras de serviço, por exemplo, tem que impressionar as pessoas no momento em que o serviço está sendo prestado.

Um restaurante deve garantir que o contato do garçom com o cliente seja prazeroso, que o profissional esteja pronto para tirar dúvidas, sugerir pratos e interagir com o cliente de outras formas.

Locadoras de automóveis podem propor um política de upgrade gratuito de carro para clientes que estão alugando pela segunda vez.

Muitas vezes o próprio atendimento já é o serviço, como no caso de consultorias on-line, o que é mais um motivo para focar em fornecer uma experiência única a quem está disposto a abrir a carteira e pagar pelo seu serviço.

ÓTIMAS práticas do atendimento ao cliente para um empresa de serviço:

  • Surpresa são muito boas: Se um cliente paga para que você entregue o serviço A para ele, entregue de surpresa o serviço A + B (sendo que B não é algo muito custoso, mas que agregue valor ao usuário).
  • As pessoas querem ser ouvidas e compreendidas: Gaste tempo conversando com seu cliente, entendo seus problemas e ajudando da maneira que puder: o resultado vai te surpreender.

Qual a importância do bom atendimento ao cliente empresas de produtos?

O atendimento de empresas que vendem produtos costuma ser bom (afinal elas querem fechar a venda).

O desastre está quando algo da errado, o produto quebra ou apresenta mal funcionamento. A grande maioria das companhias não apresentam bons processos para lidar com esses casos, e por isso são lentas em resolver problemas dos clientes, sendo que as vezes sequer os resolvem.

Atenção, empresas: vocês não serão julgadas pelo atendimento inicial que prestam, mas pela forma com que lidam com os problemas de seus clientes!

ÓTIMAS práticas do atendimento ao cliente para uma empresa de produtos:

  • É vital que a primeira experiência de interação de um novo consumidor com seu produto seja fantástica, assim como é abrir a caixa de um iPhone e ligá-lo pela primeira vez. Crie uma experiência que passe a sensação que aquele é um momento especial para quem está com seu produto em mãos.
  • Tenha um linha direta com clientes que tiveram algum tipo de problema, ouça a reclamação e informe como o problema será resolvido. Se não for possível resolve-lo imediatamente, diga em quanto tempo tudo será sanado e cumpra o prazo determinado. Apenas fazendo isso você estará entre as top 1% empresas brasileiras com o melhor customer support.

Leituras quase que obrigatórias

  • Satisfação garantida: já recomendamos esse livro 100267 vezes, mas ele é realmente motivador para empresas que querem se espelhar em casos de sucesso no campo de customer support. Ele conta como a Zappos se tornou uma empresa bilionária vendendo sapatos on-line agregados à um atendimento PREMIUM.
  • The Customer Rules: como o próprio autor descreve o livro, 39 regras essenciais para entregar um atendimento ao cliente sensacional. Os capítulos são curtos, rápidos de ler e com sugestões práticas.

Conheça o Flow, o módulo de prospecção da Meetime:

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!