Sarah Rios
Analista de Conteúdo na MeetimeJornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
A proposta de valor da sua marca é uma promessa de valor a ser entregue. É a principal razão pela qual um cliente em potencial deve comprar de você. Sem dúvida esse é o elemento mais importante da sua mensagem geral de marketing. Ela informa aos clientes em potencial por que eles devem fazer negócios com você e não com seus concorrentes, tornando os benefícios de seus produtos ou serviços claros desde o início.
Infelizmente, muitas organizações enterram sua proposta de valor quando focam em chavões ou slogans banais e sem sentido, ou não se preocupam em destacá-la em seu site e em suas campanhas de marketing. Pior ainda é nem mesmo se preocupar sobre o assunto.
Neste artigo, abordaremos o que faz uma grande proposta de valor, como criar um elemento forte, além de conhecer alguns exemplos.
A proposta de valor é uma declaração curta que comunica o porquê os compradores devem escolher seus produtos ou serviços. Ela é bem mais do que a descrição de uma solução, é a promessa de valor que um cliente pode esperar que você entregue.
Para criá-la é necessário considerar aquilo que representa com precisão seus produtos e serviços, deixando claro o porquê a sua empresa é a melhor escolha. A tarefa não é simples, mas existem três critérios que vão te ajudar a definir uma boa proposta de valor:
Os elementos de valor são características que os consumidores e o mercado percebem em uma determinada empresa e/ou em seus serviços. Eles são fundamentais, pois farão com que as pessoas se sintam satisfeitas ao usar um produto ou serviço, ou mesmo no relacionamento com a marca.
A consultoria Bain & Company realizou um estudo no qual ela identificou 30 elementos de valor para os consumidores, que foram divididos em quatro categorias: impacto social, mudança de vida, benefício emocional e funcional.
Dificilmente, uma empresa vai apresentar os 30 elementos destacados na pirâmide. Mas quanto mais categorias ela alcançar, maiores os diferenciais perante a concorrência. Um aspecto interessante identificado pela pesquisa foi que os elementos de valor são uma extensão da hierarquia de necessidades da pirâmide de Maslow.
Para contextualizar, a pirâmide de Maslow ou Hierarquia das Necessidades de Maslow é um conceito criado pelo psicólogo Abraham H. Maslow. Para ele, as condições necessárias para que cada ser humano atinja a sua satisfação pessoal e profissional funciona por meio de uma hierarquia. Isso porque o ser humano vive para satisfazer as suas necessidades, com o objetivo de conquistar a sonhada autorrealização plena.
Mas voltando à pesquisa, como já dissemos, os estudiosos destacaram que é praticamente impossível atingir os 30 elementos, por isso, as empresas devem escolher seus elementos estrategicamente. O exemplo dado foi da Apple, a empresa se destacou e fez 11 dos 30 elementos.
De maneira geral,os elementos devem provar sua utilidade na solução de desafios de negócios, principalmente no aumento da receita. As empresas podem melhorar os aspectos que formam seu valor central, o que ajudará a diferenciá-las da concorrência e atender melhor às necessidades de seus clientes.
Aprenda como criar uma proposta de valor de maneira eficiente por meio de um passo a passo!
Antes de colocar a sua proposta de valor no papel, você vai precisar saber exatamente quem é o seu cliente potencial. É a partir disso, que serão definidas as necessidades, dores e necessidades do seu público-alvo, ajudando assim a direcionar a proposta de valor da empresa.
Ao considerar esses aspectos, fica mais fácil captar o interesse em sua proposta de valor e mostrar a relevância dela para a realidade em que o seu público está inserido.
Antes de definir a sua proposta de valor, vale a pena rever quais vantagens a sua solução apresenta e escolher aquela que se destaca.
Ao se concentrar nos benefícios em vez dos recursos, você pode mostrar às pessoas como seus produtos e serviços podem melhorar a vida delas. Isso fala para um público-alvo muito mais amplo.
A mesma coisa vale para sua abordagem de mensagens ao descrever seus serviços. Em vez de se concentrar nas ferramentas e técnicas que você usa, é melhor se concentrar nos resultados e nas mudanças que seus clientes provavelmente experimentarão como resultado da parceria com sua empresa.
As informações passadas pela proposta de valor precisam ser transparentes. Pensando nisso, foque sempre em trazer clareza para o que você quer passar para o público, ressaltando apenas as vantagens que a solução de fato entrega.
Não importa quão sofisticadas sejam suas ferramentas e métodos de trabalho, quão grande é sua equipe de vendas. A sua proposta de valor ou proposições de valor deve ser o mais curta, simples e limpa possível.
Você precisa ter em mente que a proposta de valor deve diferenciá-lo da concorrência. Grande parte das pessoas checam cerca de 5 opções de empresas antes de se decidir por uma. Se você quer se destacar vai ter que impactar quem chega, especialmente, se a pessoa ainda estiver em dúvida sobre a melhor solução. Confira como construir uma proposta de valor!
O título descreve o benefício que o cliente vai receber como resultado de uma compra da sua empresa. Ele pode ser criativo e cativante, mas antes de qualquer coisa deve ser claro e conciso. Afinal, você pode ter o melhor logotipo do mundo, mas sem uma proposta de valor clara, não vai conseguir testar seu valor de forma mais consistente diante do público.
No subtítulo ou parágrafo deve ser explicado detalhadamente o que sua empresa oferece, a quem ela atende e o porquê. Nesta seção, você pode desenvolver melhor as informações no título. Ele deve ser o acompanhamento que fornece o fechamento, explicando como você lida com o problema que seu cliente em potencial enfrenta.
Em alguns casos, um vídeo, infográfico ou imagem pode ajudar a transmitir a sua proposta de valor melhor do que as palavras sozinhas. Aprimore sua mensagem com esses elementos visuais para prender a atenção do seu público.
É preciso vincular a sua proposta de valor a provas. Isso pode ser qualquer coisa, desde um estudo de caso até sua página de prêmios, depoimentos e comentários de usuários deixados pelos clientes.
Mas escolha apenas uma e vincule uma palavra em sua proposta de valor ou proposta de valor a ela. Isso mostrará às pessoas que você não está apenas se gabando sem nenhum fato para respaldar suas alegações.
Para te ajudar nessa tarefa, observe o quadro a seguir!
Conheça como algumas empresas definem as suas propostas de valor!
A Netflix oferece uma série de benefícios, mas a principal é possibilitar ao cliente assistir séries, filmes e documentários quando e onde quiser, sem pagar nada além do combinado.
Ao usar os serviços do Uber, o passageiro pode escolher entre diferentes tipos de transporte com mais conforto e bom atendimento a um preço acessível, sem contar a praticidade de poder chamar um carro por um aplicativo.
Uma das principais premissas da Apple é “pense diferente”. A empresa foca nisso ao criar seus produtos e serviços que trazem design inovador, colocando o seu consumidor em destaque por ter as últimas tendências do mercado em suas mãos.
A proposta da marca é voltada para que o cliente tenha experiência única ao abrir uma de suas bebidas, destacando que ao abrir uma latinha de Coca-Cola ele sinta a felicidade.
O marketplace de hospedagem oferta acomodações por um valor mais acessível, ao mesmo tempo, que gera renda a quem disponibiliza o espaço, revolucionando o mercado do setor. Logo, a sua proposta de valor está embasada nessas premissas de conforto e acessibilidade.
Desenvolver uma mentalidade positiva do seu negócio vai atingir diretamente o seu cliente. Por isso, é tão importante ter uma proposta de valor clara, concisa e que traduza a visão e os objetivos da empresa.
Exemplos são o que não faltam para se inspirar e como isso faz parte do sucesso de um negócio, te convidamos a desenvolver um pensamento estratégico para ampliação das oportunidades, baixe o nosso guia de Estratégias de Crescimento para Software!
Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.
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