Mulheres em vendas: desafios e perspectivas futuras

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  • Publicado em 6 mar, 2024.
  • Atualizado em 12 mar, 2024

Quantas mulheres você conhece em cargos de liderança? Quantas histórias você já ouviu sobre assédio no ambiente corporativo? E relatos de gravidez e demissão após a volta da licença maternidade? Sobre mulheres que têm seu trabalho desmerecido frente ao dos homens? Provavelmente, muitas, não é mesmo?

Apesar da discussão sobre a presença feminina no mercado de trabalho ser mais frequente e até originar ações por parte das empresas, ainda precisamos evoluir muito enquanto sociedade para ofertar as mesmas oportunidades para homens e mulheres.

Neste artigo trazemos um panorama do mercado de trabalho e como as mulheres em vendas enxergam os desafios. Para isso, contamos com a ajuda de profissionais que atuam na área comercial aqui da Meetime. Ao final, trazemos dicas que ajudam a superar tais dificuldades e um bônus especial. Boa leitura!

Mulheres no mercado de trabalho: um panorama

O mercado de trabalho tem passado por transformações significativas nas últimas décadas em relação à participação das mulheres. 

Hoje, as mulheres representam uma parte substancial da força de trabalho em diversos setores e ocupam papéis que antes eram predominantemente ocupados por homens. No entanto, ainda existem desafios e disparidades que precisam ser abordados.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, a força feminina no mercado de trabalho caiu de 53,3% (3º trimestre de 2019) para 45,8% (mesmo período em 2020) menor taxa desde 1991.

O que aprendemos com 70 milhões
de atividades de prospecção

Outro ponto que atenua essa diferença de gênero é quando falamos sobre posições de prestígio. A realidade é que as mulheres ainda seguem sub representadas em cargos de gerência. 

Apesar de todas as discussões dos últimos anos, incentivos à maior liderança feminina e formulações de políticas públicas, a parcela de mulheres ocupando cargos de chefia cresce a passos lentos. 

Entre o 4º trimestre de 2012 e 2019, a participação das mulheres em cargos de gerência passou de 37,8% para 39,6%. No entanto, nos três anos seguintes não houve melhorias expressivas, com a participação de 39,2% no 4º trimestre de 2022.

Mas não é só nos cargos de gestão que essas diferenças podem ser vistas. Em média, as mulheres trabalham três horas a mais semanalmente do que os homens, combinando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados com pessoas. 

Ainda assim, mesmo tendo um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens. 

Em contrapartida, existem evidências em todo o mundo de que promover a diversidade de gênero entre funcionários, administração e conselhos pode impulsionar negócios e as economias. Por exemplo, há estudos que mostram que as empresas com maior número de mulheres em cargos de tomada de decisão podem melhorar a rentabilidade. 

Caso países como Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Itália e Portugal tivessem a mesma participação feminina no mercado do que a Suécia, cuja participação é de 80%, o PIB poderia ter um aumento de mais de 6 trilhões de dólares, segundo o estudo. Consegue imaginar?

Ou seja, claramente existe um impacto econômico positivo e oportunidades para os países e sociedades do aumento da presença das mulheres no mercado de trabalho, especialmente onde a disparidade de gênero na participação é elevada. 

Desafios das mulheres em vendas

Ganhos menores, menos posições de liderança, jornada dupla, menor valorização do que os colegas homens. Definitivamente, os desafios enfrentados pelas mulheres são vários, ainda mais para quem atua em uma área reconhecida como tipicamente masculina. 

Entenda, como é o dia a dia das mulheres em vendas!

Ser respeitada enquanto profissional

Um dos maiores desafios das mulheres em vendas é ser levada a sério e respeitada pelo mercado. Apesar do preconceito de gênero estar perdendo força, ainda se faz presente de diversas maneiras no ambiente de trabalho.

Lidar com a síndrome da impostora

A síndrome do impostor é caracterizada a partir do momento que alguém não consegue acreditar que seu sucesso seja verdadeiramente merecido ou alcançado por meio de esforço árduo, habilidades e capacidades excepcionais. 

Em vez disso, a pessoa tende a pensar que o êxito acontece por fatores externos, como sorte ou simplesmente estar no lugar certo e na hora certa. Geralmente, essa convicção vem acompanhada de sentimentos de incerteza, medo do sucesso, receio de fracassar e até comportamentos de auto sabotagem.

Alguns dados de uma pesquisa da KPMG intitulada Acelerando o Futuro das Mulheres nos Negócios (The 2020 KPMG Women’s Leadership Summit Report) mostraram que: 

  • até 75% das executivas entrevistadas destacaram que já experimentaram a síndrome da impostora em determinados momentos de sua carreira; 
  • outros 74% afirmam crer que seus colegas do sexo masculino não sentem tantas dúvidas sobre si mesmo quanto as líderes do sexo feminino; 
  • além do mais, quase metade das mulheres pesquisadas (47%) disseram que seus sentimentos de síndrome da impostora fizeram com que elas não esperassem alcançar o nível de sucesso que efetivamente conquistaram;
  • por fim, contar com o apoio da liderança foi identificado por 47% das entrevistadas como o principal fator para ajudar a reduzir os sentimentos da síndrome da impostora no ambiente de trabalho.

Ser reconhecida como referência 

A pesquisa Women in Business da Grant Thornton mostrou a posição das mulheres na alta administração pelo mundo. Para se ter uma ideia, as mulheres ocupavam 32% dos principais cargos de liderança em 2022, o que inclui postos como CEO, CMO, diretora de RH, diretora comercial e outros. 

Apesar do número ter crescido se comparado à última década, o percentual está bem abaixo da metade do todo, sendo que o número de mulheres que existe no mundo é maior do que o dos homens. 

Conciliar vida profissional e maternidade 

Ser mulher no mercado de trabalho já impõem dificuldades devido às desigualdades em relação aos homens. No entanto, quando essas mesmas mulheres são mães, a situação fica ainda mais desafiadora. 

Não é difícil encontrar relatos no LinkedIn de mulheres que foram desligadas após o retorno da licença maternidade. De acordo com a FGV, após 24 meses, quase metade das mulheres que tiram licença-maternidade ficam fora do mercado de trabalho, um padrão que se perpetua inclusive 47 meses após a licença. 

Grande parte das saídas do mercado se dá sem justa causa e por iniciativa das empresas. As justificativas logo vêm atreladas à menor dedicação devido aos cuidados com os filhos. Mas o que muitos não sabem é que já foram realizados estudos que apontam que as mães não só têm maior produtividade, mas também são capazes de se adaptar bem às mudanças, o que é valioso em uma sociedade em que transformações acontecem a todo momento. 

No entanto, é fato que observamos uma sobrecarga feminina. Muitas vezes a mulher precisa triplicar a sua jornada de trabalho, o que querendo ou não pode impactar a sua vida. 

Mulheres em vendas: dicas para quem está entrando no mercado

Diante de tantos desafios fica o questionamento: como driblar essa questão? O que essas mulheres em vendas diriam a outras que querem entrar nesse mercado ? Separamos algumas dicas dadas pelas profissionais que atuam na área aqui na Meetime. 

Estude, estude e estude

Um conselho dado por todas as mulheres com as quais conversamos foi estudar muito. O tempo de estudo nunca é um tempo perdido. Como já falamos, muitas vezes as mulheres precisam se provar mais que os homens. Não deveria ser assim, mas a sociedade impõe isso. 

O conhecimento traz autoridade, além de dar confiança para vender e negociar. Saber muito sobre um assunto e se sentir confiante para falar daquilo é o que vai fazer diferença em qualquer carreira. 

Além disso, saber muito sobre o assunto vai contribuir para que você não tenha medo de falar, não duvide da sua própria capacidade e possa até mesmo contra argumentar quando uma outra pessoa falar algo que você não concorda, por exemplo. 

Trabalhe a autoconfiança

A autoconfiança é a capacidade de agir de forma determinada. A mulher que a desenvolve, consegue ser mais segura e determinada ao tomar decisões ou se posicionar. Anteriormente destacamos o quão prejudicial a síndrome da impostora prejudica as mulheres em vendas e parte disso está associado a esse ponto. 

Uma boa dica aqui é praticar. Ninguém conquista a autoconfiança da noite para o dia e se você está insegura quanto ao seu trabalho em vendas, não existe nada melhor do que treinar sobre vendas. Isso pode ser feito com seus pares, gestores e até mesmo com os clientes. 

Lembre-se que quanto mais você se sentir confortável com as suas funções, mais fluidas serão as negociações. Treine, por exemplo, a forma de comunicar e se portar, desenvolva uma mentalidade positiva e especialmente adquira conhecimento, isso é libertador. 

Construa a sua rede de apoio

Tenha outras mulheres como rede de apoio. Apesar de muitas mulheres atuarem em vendas, grande parte ainda é condicionada apenas a referências masculinas. Busque, mesmo que fora da sua empresa, outras profissionais que atuam na área comercial e se conecte com elas.  

Lidar com negociação, driblar objeções e até mesmo se posicionar em momentos intimidadores, entenda como essa outra mulher pode aconselhá-la sobre esses assuntos. É participando de redes de apoio na prática que as mulheres entendem mais sobre o poder que existe em se organizar para construir um mundo melhor, mas também mais justo e igualitário. 

Não se deixe intimidar

Ambientes competitivos como o de vendas tendem a intimidar, especialmente, as mulheres. Você deve ser firme e entender que desafios fazem parte do caminho, mas não desista, isso tudo faz parte do crescimento. 

A competência técnica traz maior conforto, fica mais difícil se sentir intimidado quando você domina um assunto. Outro ponto importante é trabalhar a capacidade emocional e observar as suas emoções frente à competitividade. É preciso ficar atento para que as pressões do dia a dia não afetem o seu desempenho.

E claro, não se compare com o colega. Saiba de forma muito clara quais são as suas prioridades e como elas vão ajudar a chegar na meta que você estabeleceu. A partir do momento que você foca nas suas tarefas e no seu profissionalismo, você não ficará intimidado facilmente.

Bônus: profissionais, livros e canais de mulheres em vendas

Para contribuir com seu desenvolvimento enquanto mulher em vendas, confira a lista a seguir!

Profissionais

Myrian Mourão 

Myrian Mourão é mentora de prospecção de vendas e uma das maiores especialistas do Brasil quando se trata desse assunto. 

Do aprendizado constante ao desenvolvimento de novos métodos e técnicas, ela aborda questões que fazem parte do dia a dia de uma equipe de pré-vendas, como as bases de uma prospecção B2B e o que falar em cada canal de abordagem.

Becc Holland

Becc Holland é CEO da Flip The Script, voltada para treinamento gratuito em vendas. Em suas redes sociais, Holland traz o seu conhecimento na área comercial e ainda compartilha dicas de livros e suas impressões sobre determinadas práticas. 

Intenção de compra, prospecção, linguagem de vendas, entre dezenas de outros assuntos fazem parte das suas publicações.

Camely Rabelo 

Camely Rabelo é co-founder da Escola Exchange, focada no desenvolvimento de carreira para profissionais da área comercial.

Entre os focos das suas publicações estão o desenvolver profissionais para que vivam todo seu potencial e aceleram seu plano de carreira profissional, lideranças comerciais e também recrutamento de profissionais de vendas. 

Lucia Haracemiv

Lucia Haracemiv é fundadora e CEO da DNA de Vendas, consultoria especializada em aumento de produtividade em vendas.

Lucia é referência quando se trata de liderança em vendas, abordando sempre em seus materiais sobre a rotina e principais desafios encontrados na área comercial, mas também como destravar processos em vendas, contribuindo assim para o crescimento do time. 

Trish Bertuzzi

Trish Bertuzzi é autora do best seller em vendas The Sales Development Playbook e também fundadora do The Bridge Group, que ajuda empresas de tecnologia B2B a construir equipes de vendas internas.

Em seus canais nas redes sociais, o seu principal objetivo é falar sobre estratégia de implementação, produtividade e desempenho, processos, tecnologia e ferramentas, ajudando líderes de vendas e marketing a tomarem grandes decisões. 

Fayola Damaceno

Fayola Damaceno é Chief Commercial Officer (CCO) da Loboh e tem mais de 10 anos de experiência coordenando equipes de vendas. 

Ela aborda diferentes temáticas da área comercial em seu perfil no LinkedIn, sempre alinhado com as últimas tendências do mercado, como a integração da inteligência artificial nas estratégias de Sales Enablement.

April Dunford

April Dunford é autora do livro Sales Pitch e fundadora da Ambient Strategy na qual trabalha com empresas de tecnologia B2B em crescimento, ajudando-as a desenvolverem um posicionamento que contribua para que elas se destaquem no mercado e a venderem.

Nas suas publicações, April foca em falar sobre as principais questões que os times comerciais e de marketing enfrentam em seu dia a dia, trazendo uma visão experiente e com soluções práticas. 

Livros

Faça acontecer (Sheryl Sandberg)

Faça Acontecer, escrito por Sheryl Sandberg, COO do Facebook e uma das mulheres mais influentes do mundo da tecnologia, é um livro inspirador que aborda questões fundamentais sobre o papel feminino no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo. 

Mesclando pesquisa, histórias pessoais e conselhos práticos, Sandberg oferece insights valiosos sobre como as mulheres podem alcançar seus objetivos profissionais, superar desafios e enfrentar os preconceitos de gênero que ainda permeiam muitas organizações. 

Ela encoraja as mulheres a “sentarem-se à mesa”, a assumirem suas ambições com confiança e a buscarem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Um verdadeiro guia para as profissionais que desejam avançar em suas carreiras e fazer uma diferença significativa no mundo dos negócios.

The Sales Development Playbook (Trish Bertuzzi)

The Sales Development Playbook, escrito por Trish Bertuzzi, é um guia prático e abrangente para profissionais de vendas que buscam aprimorar suas estratégias de desenvolvimento de vendas. 

Com uma abordagem direta e repleta de insights, Bertuzzi compartilha sua vasta experiência no campo do desenvolvimento de vendas, oferecendo dicas acionáveis e práticas para gerar leads, qualificar prospects e fechar negócios de forma mais eficaz. 

O livro destaca a importância de uma abordagem orientada para o cliente, enfatizando a criação de conexões genuínas e a construção de relacionamentos sólidos ao longo do processo de vendas. 

Seja você uma novata ou uma veterana no mundo das vendas, “The Sales Development Playbook” é um recurso importante para aqueles que desejam elevar seu desempenho e alcançar melhores resultados.

Obviously Awesome: How to Nail Product Positioning so Customers Get It, Buy It, Love It (April Dunford)

Obviously Awesome: How to Nail Product Positioning so Customers Get It, Buy It, Love It é um livro escrito por April Dunford que se concentra em uma parte importante do sucesso de um produto: a sua posição no mercado. Dunford, uma especialista em estratégia de marketing de produtos, oferece um guia prático e claro sobre como identificar e comunicar a proposta de valor única de um produto. 

Ela explora métodos eficazes para posicionar um produto de forma atraente para o mercado-alvo, mostrando como destacar as vantagens competitivas e resolver os problemas dos clientes de maneira convincente. 

Com exemplos práticos e histórias reais, este livro é essencial para empreendedores, vendedores, mas também profissionais de marketing e líderes de negócios que desejam melhorar a compreensão do seu produto pelo público, aumentar as vendas e criar uma base de clientes leais e satisfeitos.

Canais

Women in Sales (comunidade)

O foco da Women in Sales é a equidade de gênero. O grupo busca construir por meio de uma comunidade forte, a revolução no ecossistema de vendas, marketing e CS. Para isso são oferecidos treinamentos, mentorias, consultorias e empoderamento feminino. 

Dezenas de mulheres pelo Brasil já fazem parte da comunidade e ela está aberta para quem deseja fazer parte da jornada de transformação do mercado para mulheres em vendas. 

Conversations with Women in Sales (podcast)

Conversations with Women in Sales é um podcast importante apresentado por Lori Richardson. Cada episódio apresenta uma vendedora que está fazendo um trabalho incrível, ou uma entrevista com homens aliados da causa. Nos mais de 100 episódios, os convidados compartilham conselhos práticos para avançar na carreira de vendas

Em cada um deles são apresentados tópicos como: liderança, gestão de carreira, lidar com a síndrome do impostor, superação de adversidades, alinhamento de vendas e marketing, vendas B2B, parcerias estratégicas, construção de confiança, criação e promoção de conteúdo, mídia social, construção de equipes de vendas inclusivas e outros.

Conclusão

O caminho da mulher em vendas, de fato, não é fácil. Apesar dos desafios enfrentados no cotidiano, muitas delas têm feito história na área comercial, sendo referência para quem atua na área ou mesmo deseja atuar. 

Como visto, capacitação é o que não falta e nem mesmo força de vontade de mudar essa realidade de desigualdade em que vivemos. Esperamos que este artigo, tenha ajudado você a se inspirar a dar os próximos passos na sua carreira e também a entender e contribuir para que a sociedade valorize o papel feminino no mercado. 

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Sarah Rios

Sarah Rios

Analista de Conteúdo na Meetime

Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

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