Apesar de curta, Fit é uma palavra que representa muito em Vendas. Principalmente no modelo de negócio de Vendas Recorrentes. Por que motivo? Bom, se o Fit é baixo, o Churn é alto.
Diz-se que o negócio atingiu o Fit de Mercado quando um grupo de clientes com características semelhantes compra e ama seu produto.
Ao vender o produto certo para o cliente certo, seus esforços de marketing e vendas diminuem. E suas métricas de sucesso decolam. 🚀
Nos conteúdos da Meetime falamos constantemente sobre Vendas B2B. Hoje é dia de falar sobre B2C. Essas duas modalidades de venda são diferentes em diversos aspectos, dentre eles: ciclo de venda, ticket médio e número de tomadores de decisão envolvidos na venda, por exemplo.
Neste blog post dêmos a seguinte dica: considere três passos:
Alinhe com seus vendedores qual tipo de cliente não pode entrar na base. No Playbook de Vendas, determine red flags e o momento de interromper a venda.
Treine seus vendedores para identificar corretamente o perfil do cliente.
Incentive seus vendedores a manter o foco. Foco em serem consultivos e buscarem clientes com potencial de sucesso.
Se seu cliente é pessoal física, você opera Business to Consumer e o episódio 158 do Casts for Closers tem muito Fit com você. Trouxemos André Leite, Head de Inside Sales na Alice, para falar sobre as especificidades da Venda B2C. Veja as perguntas que fizemos:
Como identificar o ICP B2C?
Como definir os canais de aquisição da empresa?
Qual é o discurso comercial?
Como e com quem o prospect pessoa física divide a decisão de compra?
Ouça no Spotify:
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Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.