Meetime Blog Logo
  • Home
  • Podcast
  • Materiais
  • Labs
  • Falar com Consultor
  • Blog
  • Home
  • Podcast
  • Labs
  • Materiais
  • Falar com consultor
Redes sociais
Tire seu prospect da inercia
  • Newsletter

Tire seu prospect da Inércia

  • Por Diego Cordovez
  • 2 min
  • Publicado em 27 set, 2021.
  • Atualizado em 27 jun, 2022

“Um corpo tende a permanecer em seu estado original de repouso, ou movimento, a não ser que alguma força atue sobre ele.” 

O conceito da Inércia, descrito acima, foi descoberto por Newton ao estudar os movimentos físicos dos corpos. Mas podemos extrapolar essa ideia para pensar sobre vendas. 

Se você perguntar para qualquer prospect se ele deseja ter mais resultados, a resposta sempre será sim. Essa é uma pergunta óbvia. Afinal, que empresa que não quer crescer? Que profissional não deseja entregar mais resultados?

Contudo, nem sempre a previsão do resultado é suficiente para mover o seu prospect na direção da solução. Às vezes a dor que ele sente ainda não é tão latente. Não é um problema a se resolver e sim uma oportunidade de ganho. A questão é que oportunidades envolvem riscos. Quando os ganhos não parecem superar os riscos, a escolha será permanecer na zona de conforto. Aí entra o trabalho do vendedor.

Como tirar o prospect da zona de conforto?

Se o seu prospect diz “sim” ou “não” para a sua proposta, ele não está em inércia. Ele tomou uma decisão e seguiu por um caminho. O problema é o “talvez”, que não ajuda nenhuma das partes. 

Para tirar o seu prospect da zona de conforto do “talvez” será necessário o uso de uma “força”, mas não literal. Confrontar o seu prospect de forma direta, às vezes pode ser entendido como um insulto. Principalmente quando você ainda não ganhou a confiança dele. Logo, perguntar algo como: “resolver esse problema e faturar mais não é uma prioridade para você?”, não ajuda muito. O melhor caminho a seguir é através da Educação.

Não estou falando aqui de ser gentil — embora isso já esteja implícito — mas sim de trazer insights relevantes para a operação dele. A ideia é mostrar que você é uma autoridade no assunto, e que está disposto a ajudar, de verdade. Ao fazer isso, você sai da posição de vendedor e conquista confiança, e liberdade para apontar incoerências no plano e convidá-lo à reflexão. 

Aí, sim, você terá o respaldo para ser mais direto e cobrar por uma resposta; seja ela sim ou não.

Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

  • Ver mais publicações de Diego Cordovez →

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Sem alt
Newsletter
2 min

Você trata de assuntos sensíveis com naturalidade?

Na hora de falar de preço, descontos e objeções… como é para você? Esses não são temas simples de tratar,...

Vendas
6 min

E-mail de break-up: manual definitivo para acabar com a enrolação

Se você trabalha em vendas há pelo menos 5 minutos, deve conhecer o e-mail de break-up e seus poderes quase...

Nossos Podcasts

Podcast
6 min

De vendedor mediano a vendedor de alta performance

Ao contrário do que muita gente ainda acha, um bom vendedor não nasce bom vendedor. É preciso dedicação e estudo...

Podcast
2 min

Segmentação de times de vendas

Esse podcast nasceu em uma visita à sede da Meus Pedidos, em Joinville/SC. Na época, em função do benchmark que...

Podcast
3 min

Sales is just a conversation

Nós somos fãs (e clientes) do Drift! Acompanhamos o Seeking Widsom, podcast do David Cancel (DC) e seu xará Dave,...

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!

Logo Meetime Footer ícone Envelope contato@meetime.com.br
  • Categorias
    • Vendas
    • Marketing
    • Atendimento
    • Gestão de Equipe
    • Gestão Empresarial
    • Prospecção
    • Sales Engagement
  • Blog
    • Posts
    • Podcast
    • Labs
    • Materiais de estudo
  • Serviços
    • Falar com consultor
    • Certificação em Inside Sales
  • Redes Sociais

©2026 Meetime - Todos os Direitos Reservados

  • Termos e Políticas
  • Perguntas Frequentes
  • Mapa do Site
Design by: