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persistência em vendas
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Quando a persistência em vendas vira teimosia

  • Por Diego Cordovez
  • 2 min
  • Publicado em 20 out, 2021.
  • Atualizado em 27 jun, 2022

Persistência é, sem dúvidas, uma característica de um bom vendedor. Não tem como vender sem ser persistente, os dados mostram isso: cerca de 80% das pessoas que vamos abordar não vão comprar. 

Para conseguir descobrir quem é quem, você precisa qualificar essas oportunidades. Isso nem sempre acontece com a velocidade que a gente gostaria. Muitas vezes é difícil conseguir contato com o lead, até quando foi ele mesmo quem solicitou o contato. 

Por isso que o recomendado é realizar ao menos 9 tentativas de contato, por meio de diferentes tipos de canais, antes de desconsiderá-lo. Ao conseguir o contato, você ainda precisa fazer um diagnóstico, para descobrir se aquele lead é uma boa oportunidade ou não. 

Ou seja, se procurar no dicionário a palavra “persistência” vai encontrar a foto de um vendedor por lá. 

Ao fazer tudo isso, um bom vendedor precisa ser rápido. É muito importante ter velocidade para descobrir logo quem não fit ou não apresenta uma dor suficiente que vá mover o lead para a compra. Assim, poderá partir logo para uma próxima oportunidade. Nesse ponto, é que muitos vendedores pecam e deixam a sua persistência se transformar em teimosia. 

Quando conseguir o contato, você vai precisar ter parâmetros claros para qualificar aquele lead e definir se ele é uma boa oportunidade ou não. Quando esses parâmetros não são claros ou o vendedor tenta afrouxá-los um pouquinho para passar mais gente para frente, a persistência se torna teimosia.

Teimosia é não conseguir distinguir o momento certo de desistir ou continuar lutando. O que também significa não entender o processo de vendas. Prosseguir com um lead com baixa perspectiva de fechar é perder tempo. E o tempo é sempre inimigo do vendedor. 

Quando você luta para vencer o tempo, você é persistente. Quando luta para vencer o cliente, você é teimoso.

Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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