Persistência é, sem dúvidas, uma característica de um bom vendedor. Não tem como vender sem ser persistente, os dados mostram isso: cerca de 80% das pessoas que vamos abordar não vão comprar.
Para conseguir descobrir quem é quem, você precisa qualificar essas oportunidades. Isso nem sempre acontece com a velocidade que a gente gostaria. Muitas vezes é difícil conseguir contato com o lead, até quando foi ele mesmo quem solicitou o contato.
Por isso que o recomendado é realizar ao menos 9 tentativas de contato, por meio de diferentes tipos de canais, antes de desconsiderá-lo. Ao conseguir o contato, você ainda precisa fazer um diagnóstico, para descobrir se aquele lead é uma boa oportunidade ou não.
Ou seja, se procurar no dicionário a palavra “persistência” vai encontrar a foto de um vendedor por lá.
Ao fazer tudo isso, um bom vendedor precisa ser rápido. É muito importante ter velocidade para descobrir logo quem não fit ou não apresenta uma dor suficiente que vá mover o lead para a compra. Assim, poderá partir logo para uma próxima oportunidade. Nesse ponto, é que muitos vendedores pecam e deixam a sua persistência se transformar em teimosia.
Quando conseguir o contato, você vai precisar ter parâmetros claros para qualificar aquele lead e definir se ele é uma boa oportunidade ou não. Quando esses parâmetros não são claros ou o vendedor tenta afrouxá-los um pouquinho para passar mais gente para frente, a persistência se torna teimosia.
Teimosia é não conseguir distinguir o momento certo de desistir ou continuar lutando. O que também significa não entender o processo de vendas. Prosseguir com um lead com baixa perspectiva de fechar é perder tempo. E o tempo é sempre inimigo do vendedor.
Quando você luta para vencer o tempo, você é persistente. Quando luta para vencer o cliente, você é teimoso.
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