“Não sei”

  • Por
  • < 1
  • Publicado em 30 mar, 2022.
  • Atualizado em 23 jun, 2022

Antes de você pensar que um vendedor precisa saber tudo, calma. Não é isso que queremos dizer. Porém, ouvir apenas um “não sei” não é algo que fará o seu cliente feliz. Seguindo nossa série de frases problemáticas para o vendedor, vamos discutir porque essa frase não cai tão bem e qual alternativa você pode utilizar.

É natural que, por vezes, o vendedor não tenha a resposta para algumas das perguntas feitas pelos clientes. Se esse for o caso, você tem duas opções:

  • dizer “não sei”
  • mentir

Obviamente, dizer que não sabe é muito melhor que mentir. Porém, parar por aí não é atitude que um cliente espera. 

Se você não sabe, quem sabe? Onde você pode conseguir essa resposta? É sua obrigação ir atrás dessa solução para oferecer a melhor experiência para o cliente. 

Responder apenas que não sabe demonstra indiferença e até mesmo falta de vontade. Se você desconhece a informação, diga a verdade, mas demonstre a atitude de ir atrás dela. 

Exemplo: “Não tenho a resposta para a sua pergunta, mas vou consultar o gerente ao final da nossa ligação e te envio a resposta por e-mail”.

Não basta apenas a honestidade, é preciso também a proatividade.

Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:

Nova call to action

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!