No episódio 91 do nosso podcast — “Formando novos líderes de vendas” —, a Camely aponta que uma das principais soft skills que um gerente de vendas precisa ter é a autoconsciência. Isso significa ser capaz de se auto avaliar e reconhecer o que você ainda pode melhorar.
Estenderia a necessidade dessa habilidade para o time de vendas como um todo. Embora entenda que quanto mais acima na carreira, menos feedback externo você recebe, e por isso a importância da autoconsciência para a liderança.
Ainda assim, a evolução do vendedor também depende muito dele mesmo. O que ele lê, quem ele busca para se aconselhar, como ele faz para aprimorar as suas calls e mensagens, sem depender apenas dos treinamentos. Porém, é preciso tomar cuidado para não deixar essa qualidade se tornar orgulho.
Autoconsciência é saber se virar sozinho e não ficar dependendo apenas de ajuda externa. Orgulho é nunca aceitar ajuda. O que é uma característica ruim para qualquer área.
Quanto mais alto o seu cargo, mais solitário é. Literalmente, porque existem menos pessoas passando pelos mesmos desafios que você. Assim, aprender a tocar o barco sozinho é essencial. Contudo, negar ajuda quando ela aparece é falta de sabedoria.
Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:
Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.