O conteúdo surgiu de uma pesquisa realizada com 800 profissionais de venda e listou 8 perfis de vendedores.
O perfil apontado como mais eficiente é o do “vendedor expert”, onde expert é definido como alguém que faz vendas parecer algo fácil / sem esforço. Se você já foi atendido por um profissional com essas características percebeu que a reunião teve um tom de conversa, algo natural e não forçado. O cliente tem a sensação de que pode confiar no vendedor, e isso se traduz nas melhores taxas de conversão.
Sabendo disso, gestores podem adicionar uma pergunta ao processo seletivo: de 0 a 10, quão natural e sem esforço foi a entrevista para esse candidato? Se você encontrar um 9 ou 10, contrate-o. Ele provavelmente terá essa postura durante reuniões comerciais.
E vendedores que almejam se tornar experts precisam de 2 coisas: coachability e repetições. A combinação dos dois fará com que, em algum momento, vendas pareça algo fácil e natural.
Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:
Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.