A publicidade e propaganda ainda geram resultados?

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  • Publicado em 31 mai, 2013.
  • Atualizado em 11 ago, 2020

Com o avanço de ferramentas e técnicas de marketing digital, rapidamente adotadas por jovem empreendedores, a publicidade e propaganda tradicional vem perdendo seu status de “principal ferramenta de marketing”, principalmente para pequenas empresas (com pequeno budget para essas ações).

O marketing digital é escalável e mensurável, sendo que é possível analisar com precisão o retorno de cada real investido em uma campanha, enquanto o resultado da publicidade em outdoors, anúncios em revistas e televisão é muito difícil de medir.

Porém a publicidade e propaganda tradicional ainda podem gerar ótimos resultados, e a seguir daremos algumas dicas de como alcança-los:

Seja radicalmente diferente & memorável

Trabalhe mensagem diferentes (das típicas do seu mercado) em canais diferentes (dos quais seus concorrentes investem). Trabalhei por um ano em uma grande empresa do varejo de materiais de construção, e suas principais ferramentas de marketing eram um catálogo com produtos em promoção e uma campanha de 30 segundos para televisão. Todo mês era criado um novo catálogo e um novo vídeo. E todo mês todos os outros concorrentes faziam exatamente o mesmo.

Como muitas empresas investem pesado nos mesmos canais, acaba-se gerando muito “ruído” e é cada vez mais difícil atrair a atenção de clientes através dessas mídias. Ao invés de investir em fotos medianas para um catálogo próprio, uma empresa de decoração e materiais de construção poderia investir em fotos profissionais de ambientes bem decorados para posts patrocinados em revistas especializadas ou blogs que atraem o público alvo que se deseja atingir.

Como Seth Godin recomenda em seu livro Purple Cow, você deve ser radicalmente diferente das outras opções do mercado e isso por si só fará com que potenciais clientes prestem atenção em você. Depois que você atrair olhares, crie uma experiência de interação com clientes formidável, algo memorável. Se você for radicalmente memorável, os esforços em publicidade e propaganda irão gerar resultados incríveis.

Marketing viral: faça com que as poucas pessoas que prestarem atenção na sua mensagem sintam-se compelidas a repassá-la adiante

Publicamos um post completo sobre marketing viral, com dicas de livros e vídeos sobre o assunto, mas a ideia aqui é explicar porque o efeito viral de boas campanhas publicitárias pode ser a chave para tirar o máximo proveito das antigas ferramentas publicitárias.

A lógica é a seguinte: quando uma empresa faz uma campanha publicitária de 30 segundos no intervalo do Fantástico, apesar de atingir um grande número de pessoas, apenas uma parcela pequena dos telespectadores irão prestar atenção na propaganda, e uma parcela menor ainda irá ser levada a um comportamento de compra devido a essa comunicação. Assim, a empresa acaba gastando uma fortuna para gerar pouca receita. Agora, se o anúncio for memorável ao ponto de cada pessoa que prestou atenção passar a mensagem a mais duas, é possível triplicar o impacto inicial.

Outro ótimo exemplo é a foto que serve como capa para esse post. É impossível não se lembrar das propagandas da Coca Cola. Elas são radicalmente diferentes de todas as outras empresas, impactantes, emocionantes, e mesmo assim todo mundo sabe que têm a ”cara das propagandas da Coca Cola”. E advinha a primeira coisa que uma pessoa fará após ver uma outra? Falar para todos: ”Cara, você viu a propaganda da Coca Cola?” Pronto, o efeito viral começou.

Publicidade e propaganda para nichos: mensagem específica para nichos específicos

Criar um anúncio generalista para o mercado só fará com que ele seja ignorado por um maior número de pessoas. A melhor forma de atingir de maneira impactante potenciais clientes é definindo um nicho de público-alvo, e criar mensagens específicas para ele.

Então se você vende um software de gestão comercial, não crie uma campanha geral mostrando funcionalidades da ferramenta, mas mostre como o nicho de restaurantes, por exemplo, pode melhorar sua operação através do seu serviço. Depois que o nicho de restaurantes estiver dominado, passe para o próximo, como lojas de shopping centers ou pequenas indústrias.

Veja também nosso webinar sobre Marketing de Conteúdo para escalar Vendas:

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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