Entenda o que é Marketing de Relacionamento e incremente suas vendas

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  • Publicado em 24 jan, 2017.
  • Atualizado em 23 mai, 2023

Post escrito por André Siqueira, cofundador e head de marketing da Resultados Digitais.

Está em busca de novas formas de alavancar as vendas do seu negócio? O uso de estratégias de Marketing Digital torna-se cada vez mais essencial para alcançar tal objetivo. A inovação das soluções é frequente, sendo fundamental acompanhar as novidades.

Você sabe o que é marketing de relacionamento com o cliente?

É uma dessas novas estratégias que, quando executadas corretamente, oferecem diversas oportunidades para a empresa, como aumento das vendas, melhor experiência na jornada de compra e fidelização de clientes.

Inicialmente vamos esclarecer o que é marketing de relacionamento com o cliente e assim avançar no conhecimento sobre esta importante estratégia.

Entenda definitivamente o que é marketing de relacionamento com o cliente

Fundamentos sobre o Marketing de Relacionamento com o cliente

O marketing de relacionamento consiste em todas as estratégias aplicadas por uma empresa visando criar e manter relacionamento positivo, e preferencialmente duradouro, com os clientes.

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Com a solução, o objetivo é atrair novos clientes e também fidelizar clientes antigos para que eles se tornem divulgadores da marca.

A fidelização é possível por diversas táticas que incluem vantagens financeiras para o consumidor, mas também atendimento personalizado, informações qualificadas e assistência.

Dentre as estratégias de Marketing Digital que podem ser utilizadas na construção de um relacionamento positivo e de longo prazo com o cliente estão:

  • Mídias sociais;
  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Email Marketing etc.

Além de compreender o que é marketing de relacionamento, é fundamental conhecer como aplicar a solução para a realidade da empresa.

Como aplicar o Marketing de Relacionamento com o Cliente

Desenvolver e executar um plano de marketing de relacionamento envolve diferentes áreas de uma companhia, sendo que não apenas marketing e vendas são afetados pelas mudanças.

Inicialmente é necessário desenvolver uma cultura interna que valorize a fidelização de clientes. Fidelizar tem início no primeiro contato do Lead com a empresa, ainda que ele ainda não esteja qualificado para compra.

Isso pode ocorrer por uma ligação, formulário preenchido no site, entre outras alternativas.

Desde o primeiro atendimento é necessário ter colaboradores preparados para atender o consumidor de forma qualificada e eficiente, permitindo que ele continue em contato com a empresa.

Além do preparo dos colaboradores, só é possível desenvolver uma estratégia de marketing de relacionamento com o cliente conhecendo-o profundamente.

Toda a comunicação da empresa deve ser desenvolvida visando atender as demandas do cliente, com clareza sobre os interesses, receios, objetivos e comportamento de compra.

Desse forma, podemos resumir o que é marketing de relacionamento:

Unir um conhecimento intenso sobre as características dos clientes com o uso de equipes preparadas para atender esse perfil de público, desenvolvendo uma excelente estratégia para a empresa que leva em consideração as particularidades do negócio e do segmento em que atua.

4 motivos para usar o marketing de relacionamento (e vender mais!)

Agora que já conhecemos o que é marketing de relacionamento com o cliente e como aplicar a estratégia no negócio, selecionamos quatro motivos para dar início à solução.

1. Explicar como usar o produto/serviço

Entre as soluções de Marketing Digital aplicadas ao relacionamento com o cliente, destaca-se o Marketing de Conteúdo.

Ele será fundamental para a atração de novos clientes a partir de conteúdos criados para o topo do funil de vendas, mas também pode ser usado para fidelização e melhora da experiência do consumidor.

Entre os conteúdos que podem ser desenvolvidos para auxiliar na proposta de fidelização, destacam-se aqueles que permitem que o cliente potencialize os benefícios da aquisição que realizou.

É possível desenvolver materiais explicando as formas de uso, como conservar o produto, benefícios extras que o cliente pode usufruir, entre outras informações que aumentem o valor que o cliente atribui à compra que realizou.

Quanto mais satisfeito com a compra, maiores são as oportunidades de fidelização e criação de um relacionamento positivo com o consumidor, assim como as chances dele se tornar um divulgador da marca.

2. Educar Leads que desconheciam a solução da empresa

Atualmente, criar relacionamento com o cliente consiste em empoderá-lo, dando autonomia para que ele conheça a solução oferecida pela empresa e possa avaliar os benefícios, quais as funcionalidades, quando ela é indicada, entre outras informações relevantes antes de fechar um negócio.

Esse processo de educar os Leads consiste em uma das chaves da criação de relacionamento positivo com o consumidor.

Ao oferecer as informações mais relevantes para o Lead, para que ele conheça a solução da empresa com conteúdos próprios, a marca se torna mais relevante e conhecida.

Ao permitir que o Lead avance pela jornada de compra com conteúdos personalizados e direcionados, a marca agrega valor à experiência de compra, tornando-se uma referência e aumentando as chances de ser a opção escolhida pelo consumidor, assim como de fidelizar o cliente.

Entenda ainda melhor o que é marketing de relacionamento com o cliente ouvindo nosso podcast sobre conversão no fundo do funil de vendas.

3. Criar uma comunicação segmentada e escalável

O que é o marketing de relacionamento se não uma forma mais personalizada de lidar com o cliente?

Seja na oferta de conteúdos relevantes para o perfil do consumidor ou para contatos realizados pelo próprio lead, o marketing de relacionamento com o cliente exige muita segmentação e personalização.

A segmentação dos conteúdos, seja no blog, redes sociais ou Email Marketing está entre os fatores que tornam a marca mais relevante na percepção do consumidor.

Criar conteúdos e materiais específicos se reflete, assim, em um relacionamento mais positivo e interessante para ambos os lados (clientes e empresa).

Uma comunicação escalável, por sua vez, consiste em um relacionamento contínuo, no qual novos contatos são realizados sempre visando a relevância dele para o cliente.

É possível trazer novas informações sobre uma compra antiga, oferecer um novo produto, convidar para um programa de fidelidade, apresentar novas vantagens, entre outras alternativas.

4. Otimizar tempo do vendedor

Ao cultivar um bom relacionamento com o Lead desde o primeiro contato, educando o potencial cliente com materiais e conteúdos relevantes, segmentando cada contato de forma personalizada aos interesses demonstrados anteriormente, o Lead chega no momento do fechamento qualificado e com uma impressão positiva da empresa.

Essa satisfação do lead antes de fechar o negócio é fundamental no marketing de relacionamento com o cliente, mas também otimiza o tempo do vendedor. Por sua vez, o vendedor deve realizar uma abordagem adequada às características do consumidor apresentadas até então.

O Inbound Marketing pode ser usado para identificar as fases da jornada de compra do clientes, melhorando a abordagem.

O marketing de relacionamento com o cliente consiste em contatos relevantes desde o primeiro momento, fazendo com que ele fique encantado com o processo de compra e veja vantagens em manter um relacionamento duradouro com a empresa, além de permitir que indique os serviços para outras pessoas, tornando-se um divulgador da marca.

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Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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