Como divulgar minha empresa? Use canais alternativos

  • Por
  • 4 min
  • Publicado em 20 jan, 2013.
  • Atualizado em 11 ago, 2020

Como divulgar minha empresa?” Esse é um questionamento muito comum, e decidimos aprofunda-lo neste post, evidenciando alguns canais de divulgação online e off-line, e como tirar o máximo proveito deles.

Antes de tudo, você precisa entender como seu negócio funciona e quais canais tem o melhor retorno sobre o investimento, inclusive para decidir entre a divulgação online e off-line. Discutimos um pouco mais as vantagens do marketing online no post sobre os dilemas na escolha das estratégias de marketing.

Outra dica importante para quem quer responde à pergunta “como divulgar minha empresa?”: sua mensagem precisa ser radicalmente memorável! Conheça seu público-alvo e não tenha medo de se comunicar numa linguagem próxima a ele, acessível e que vai ser lembrada depois.

Agora, vamos às ideias.

Como divulgar minha empresa?

Muitas vezes a pergunta correta deveria ser: onde divulgar minha empresa?

Divulgação Online:

1. Grupos em Redes Sociais

As principais redes sociais, Facebook, Linkedin têm um recurso muito útil, além das páginas empresariais (ou fan pages), que são os grupos especializados em determinados assuntos. Você pode explorar estes grupos de discussão para contribuir com o tema e, além disso, divulgar um conteúdo interessante da sua empresa.

Como tirar o máximo proveito: as empresas em fase inicial podem utilizar os grupos para divulgar ideias novas e pedir feedback aos usuários. Novos produtos são sempre bem-vindos pelos mais curiosos e geralmente há um bom número de respostas.

Portanto, antes de lançar seu produto oficialmente ou testá-lo numa primeira versão, esse é um jeito fácil e gratuito de ganhar seus primeiros usuários.

2. Blogs de nicho

Você pode aproveitar os blogs de nicho especializados no seu assunto e divulgar sua empresa, ou conteúdos interessantes que você produziu.

Quer um exemplo? A Siga o Rastro produz conteúdo sobre Empreendedorismo e temos alguns blogs e portais parceiros, como por exemplo: Saia do Lugar, Startupi e Administradores.com.

Outra oportunidade para explorar blogs de nicho é construir posts promocionais, pagos. Dessa forma você garante a inserção de sua empresa num canal interessante. O ponto de desvantagem é que alguns chegam a custar mais de R$ 8 mil.

Como tirar o máximo proveito: parcerias longas, e não pontuais. Além de gerar constantes links para seu próprio site, você vai construir uma relação de confiança. Se o conteúdo que você divulgar for bom, você será visto como uma referência em seu mercado, gerando mais oportunidades de negócio a cada post publicado.

3. Sites de notícia sobre seu mercado

Os sites de notícia geralmente têm uma seção específica para tecnologia e mercado, e os jornalistas são ávidos por novos negócios. Você pode se aproveitar desse interesse e apresentar sua solução ao mercado através dessas mídias.

Como tirar o máximo proveito: inicie um relacionamento, apresentando-se ao jornalista responsável, e quando sua empresa tiver dados suficientes e uma boa perspectiva de crescimento, proponha uma inserção dela no site.

Essa é uma tática que exploramos dentro da Meetime e deu resultado. Conseguimos uma reportagem no portal PEGN (Pequenas Empresas Grandes Negócios). Obtivemos cerca de mil acessos no dia e mais de 100 novos leads, num período inicial da empresa.

4. Google Adwords e Linkedin Ads

A dica mais importante é explorar as palavras-chave que sejam relevantes ao seu negócio, e que não sejam muito genéricas (meio do funil de vendas). Com isso você pode aproveitar um tráfego de qualidade, e que traga boas oportunidades de negócio.

Como tirar o máximo proveito: os anúncios do LinkedIn permitem uma segmentação detalhada do público-alvo e performam bem. Como ele tem um custo bem superior ao custo da publicidade do Google Adwords aproveite-o apenas para divulgações de ofertas específicas, como materiais para downloads. Para divulgar a homepage de sua empresa o Google Adwords tem um custo menor, e com as palavras-chave bem selecionadas, o resultado é muito bom.

Entenda um pouco mais de como usar mídias pagas em vendas:

5. Viralidade e boca-a-boca

Seus clientes são a melhor ferramenta de marketing possível! Se sua empresa conseguir fazer com que eles sejam promotores da marca seus resultados serão muito mais acelerados e contínuos. A divulgação positiva, o “atestado de qualidade” fornecido com o depoimento de um cliente atual conta muito.

Como divulgar minha empresa e tirar o máximo proveito? você precisa de um ótimo produto, aliado a um discurso radicalmente diferente do visto no mercado. A ideia básica é a seguinte: o usuário precisa se sentir bem em divulgar seu conteúdo. Se você sentir que isso é possível, sua mensagem e seu produto tem chance de viralizar. Escrevemos um post sobre o tema Marketing Viral e recomendamos a leitura.

Seus clientes são o máximo potencial de divulgação que você pode chegar. Invista em faze-los fiéis!

Divulgação off-line:

Como divulgar minha empresa off-line?

6. Assessoria de Imprensa

Essa é uma forma de divulgação comum para empresas que precisam enfrentar um mercado novo, já com vários concorrentes, e precisam ganhar uma fatia desses clientes. Os profissionais de Assessoria de Imprensa possuem contatos, e facilitam muito a inserção em veículos com maior abrangência, como canais de televisão, rádios e portais.

Como tirar o máximo proveito: trabalhe em parceria com a Assessoria de Imprensa escolhida, ajudando a definir linguagem, veículos de preferência, etc. Sua opinião como empreendedor é vital para o sucesso de qualquer campanha.

7. Revistas de Nicho

O raciocínio é parecido com o do item 3 (sites de notícia do seu mercado). Inicie o relacionamento com os jornalistas responsáveis pelas revistas do seu nicho de mercado e, se seu serviço interessar, vai conseguir uma inserção sem custo.

Como divulgar minha empresa e tirar o máximo proveito? você pode também divulgar sua empresa de consultoria em anúncios de meia página, pois dependendo da tiragem é muito difícil conseguir uma inserção sem uma Assessoria de Imprensa.

Depois de todas estas dicas de onde divulgar sua empresa, ficou satisfeito com a resposta à sua pergunta: Como divulgar a minha empresa?

Então, trate de pôr as ideias que mais gostou em prática!

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!