Como criar um Plano de Marketing para sua Startup em 7 passos

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  • Publicado em 9 jan, 2013.
  • Atualizado em 23 mai, 2023

Se você já ouviu falar num Plano de Marketing sabe que a importância dele vai além dos livros. Se você trabalha com um orçamento pré-determinado precisa estabelecer suas prioridades, quem é seu público-alvo e iniciar os trabalhos de maneira focada.

Se não souber como criar um plano de marketing corretamente , dará “tiros no escuro” e apenas torcerá para que suas ações sejam bem-sucedidas.

Resolvemos encurtar seu caminho até o Plano de Marketing nesse post! Utilizaremos a estrutura abordada no livro Marketing de Guerrilha, de Jay Conrad Levinson. Aliás, essa é uma excelente leitura para quem quer aprender um pouco mais sobre o tema.

O Plano de Marketing é o guia estratégico, o norte a ser seguido, e contém o Plano Criativo e o Plano de Mídias. Vejam como eles são relacionados e quais os elementos de cada um.

Agora, aos detalhes:

Como criar um plano de marketing

1. Objetivo de Marketing: o que a empresa pretende alcançar com as ações de marketing até o final de um período, com uma meta estabelecida previamente levando em conta o dinheiro investido no Marketing.

O que aprendemos com 70 milhões
de atividades de prospecção

Exemplo de objetivo de Marketing: “até junho de 2018 teremos 150 mil acessos mensais no site, convertendo no mínimo 15% disso em vendas, com o orçamento de R$ 20.000,00 por mês.”

2. Como chegaremos lá: como a empresa utilizará suas mídias para atrair visitantes e gerar vendas. Você deve mapear todos os seus pontos fortes que farão com que pessoas entrem na sua loja ou seu site e saiam de lá com um produto (ou seu serviço) em mãos.

Além disso, observe todos os riscos que podem fazer com que o sistema seja ineficaz: mídias escolhidas podem não trazer potenciais clientes, resultando em um baixo volume de vendas.

3. Mercado-alvo: defina exatamente quem é seu público-alvo e qual é o comportamento do seu consumidor, não menospreze a importância dessa parte do Plano de Marketing! Um público-alvo mal definido resulta numa empresa sem identidade e que vende mal para todos os públicos.

Exemplo: “nosso público-alvo são mulheres, de 20 a 30 anos, moradores da região Sudeste”.

4. Armas de Marketing: agora você deve definir quais são as mídias que você planeja investir. Ao elaborar seu Plano de Marketing tenha em mente mídias online (redes sociais, anúncios, blogs, sites parceiros) e mídias off-line (revistas, outdoors, panfletos, rádio, tv, etc.).

5. Posicionamento: essa é uma das etapas mais importantes, pois requere que você analise exatamente seu negócio e como seus concorrentes estão jogando (qual o preço e a margem que praticam, quais as funcionalidades que entregam, quais clientes já atendem, etc.).

Analisados os concorrentes é hora de definir qual o seu diferencial (atendimento, preço, pacote de funcionalidades, variedade no portfólio, etc.). Só assim é possível sobreviver num mercado no qual a concorrência já domina.

6. Identidade da empresa: a identidade da empresa (negócio, missão, visão e valores) ajudam você a determinar o que é mais importante e condizente com a estratégia geral.

7. Investimento necessário: quanto pretendemos crescer esse ano? Quantos novos clientes queremos fechar? Essas são duas perguntas interessantes a se fazer, pois o investimento no Marketing deve estar alinhado a essas metas. Caso contrário, é bem provável que elas não sejam atendidas.

Mas não basta saber como criar um plano de marketing, é preciso integrá-lo aos planos criativos e de mídia.

Plano criativo

A ideia geral do plano criativo é estabelecer o apelo de marketing, como o produto será propagandeado e vendido ao público. Quando dizemos encontrar “o drama” do consumidor e traduzir em benefício entenda que seu cliente tem um problema a ser resolvido e você pode mostrar o apelo e o diferencial do seu serviço.

A linguagem tem de ser condizente com seu público-alvo e motivá-lo a se envolver. O engajamento de suas redes sociais virá da soma de um bom conteúdo com uma linguagem apropriada. Sem qualquer um deles não há como atingir seu público de maneira efetiva e ter sucesso nas vendas.

Plano de mídias

Não há como criar um Plano de Marketing sem incluir seu plano de mídias.

O passo mais importante do plano de mídias é escolher quais delas serão priorizadas e testa-las, validando com os dados de vendas depois. Essa é a principal vantagem do Marketing Digital sobre o Marketing Tradicional (off-line). Você consegue mensurar com muito mais precisão de onde vêm seus visitantes e saber quais canais são mais efetivos.

Outro fator de muita importância no Plano de Mídias é a Agenda de Marketing: uma agenda de marketing mostra as 52 semanas do ano com as ações e as mídias a serem exploradas.

Pense, por exemplo, se sua estratégia comercial trabalha com promoções especiais para as datas comemorativas: dia das mães, dos namorados, dos pais, das crianças e natal. Cada campanha de marketing para ter sucessso exigirá uma verba diferente e ações diferentes.

Entendeu plenamente como criar um plano de marketing? Então, não deixe de elaborar o seu e aplicar estes conceitos para melhorar o desempenho do seu negócio.

Update 2017: Agile Marketing para startups

Já ouviu falar em Agile Marketing? Esta é uma ótima metodologia para criar um Plano de Marketing e colocar as estratégias em ação! Veja abaixo o infográfico da Jornada de Marketing Digital sobre o tema.
Infográfico de Marketing Ágil para Startups
Fonte: Jornada de Marketing

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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