Já pensou em se tornar um especialista em vendas? Neste artigo você vai descobrir como fazer isso.
Quem nunca sonhou, no começo de sua vida acadêmica, em fazer um doutorado e se tornar referência, um especialista, em determinado assunto? Posso dizer que essa era minha ideia quando iniciei o curso de engenharia.
Um de meus tios que era doutor em engenharia mecânica, tendo se especializado na área de usinagem, e tudo me levava a crer que esse era um ótimo caminho a seguir.
Mal sabia eu que, para chegar lá, são necessárias horas e mais horas pesquisando e escrevendo artigos dentro de normas rígidas e burocráticas. A grande maioria das pessoas (e me incluo nesse grupo) simplesmente não tem paciência para isso.
Mas isso não quer dizer que depois da universidade você não possa continuar seus estudos e se tornar um especialista em um tópico do seu interesse.
A seguir vamos listar alguns caminhos para quem deseja se tornar um especialista em vendas, junto com experts que trilharam esse caminho e podem te ajudar a definir se essa é a melhor saída para você!
Como ser especialista em vendas: os caminhos que você pode trilhar
MBA
MBA é uma sigla que significa Master in Business Administration. É uma especialização para executivos envolvendo diversas matérias de administração, como:
Entrar em alguns dos melhores MBA’s do mundo (a grande maioria está no Estados Unidos) é uma tarefa muito difícil.
O candidato tem que mostrar um ótimo histórico na graduação universitária, fluência no inglês, tem que tirar uma boa nota no teste de GMAT e ter no mínimo 3 anos de experiência profissional relevante.
E mesmo ter todos esses critérios satisfeitos pode não ser o suficiente. O candidato deve se destacar dos demais.
No Brasil existe a profissão de coaching especialista em ajudar pessoas que desejam entrar em algum dos melhores MBA’s o mundo, como Ricardo Betti, autor do livro Vale a Pena.
MESTRADO
O Mestrado tem como objetivo iniciar um aluno que já possui um curso de graduação na pesquisa científica.
Ele terá disciplinas avançadas dentro da área em que decidiu iniciar seu mestrado, ao mesmo tempo que irá realizar buscas bibliográficas dentro do tema em que irá escrever textos científicos.
No final do mestrado deve ser apresentada uma dissertação de mestrado, produto principal dessa especialização.
DOUTORADO
O Doutorado é um passo além do mestrado (geralmente leva 4 anos para ser completado), onde o doutorando irá se especializar em tudo que já foi publicado cientificamente dentro da sua área de estudo, ter matérias avançadas sobre o tema e passar por estágios de docência, onde dará aulas (normalmente para alunos de graduação).
O produto final do doutorado é uma tese, um trabalho original que agregue algo novo aquela área de estudo.
As maiores universidades do mundo, como Harvard e Oxford, possuem diversos cursos dentro de um programa chamado Educação Executiva.
Esses cursos são específicos para executivos que já possuem experiência profissional relevante, e que desejam expandir seu conhecimento em determinada área e fazer networking com pessoas de todo o mundo, porém sem se dedicar em tempo integral como um MBA exige.
Os cursos duram em média uma semana, e abrangem áreas como interessantes para um especialista em vendas e negócios como:
O que é realmente importante é que deve se manter em mente é o seguinte: nunca pare de estudar e aprender. Estamos na era do conhecimento, e nessa época quem detém mais conhecimento se sobressai, por isso, continue em busca de como ser um especialista em vendas, se esse for seu sonho!
Como desenvolver expertise de um especialista em vendas
Ser um vendedor de alta performance passa, principalmente, por capacitação e prática. Dominar os contos e aplicá-los no dia a dia. No vídeo abaixo, você aprende, por exemplo, como ajudar o cliente a elencar suas prioridades e tomar decisões. Confira!
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Esse é um curso criado pela Meetime e nele você vai aprender a:
acelerar o onboarding;
criar cadências de prospecção que funcionam,
qualificar leads,
ter maior regularidade nas atividades de vendas;
criar a atingir as metas do mês;
obter um crescimento contínuo em vendas e mais.
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Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.