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Estrutura de vendas: como organizar? Visão de um CEO
Convidado: Eric Santos- 36min
- 20 junho 2017
Qual é o papel do CEO em relação à estrutura de vendas da empresa?
Sem dúvida, as funções de CEO mudam conforme a empresa vai ganhando maturidade, escalando e ganhando o reforço de diretores e gestores de cada área.
Se no início o CEO é o responsável por todas as áreas da empresa, com todas as engrenagens funcionando ele deve se concentrar em contribuir para ampliar a performance da organização.
De maneira geral, o papel do CEO não é ser o líder funcional de nada, ao contrário ele deve garantir que a organização tenha as pessoas certas no lugar certo, fazendo toda a máquina funcionar.
Um CEO orientado para vendas, provavelmente, já foi o diretor do setor ou lidou diretamente com a área. Entretanto, quando é feita a contratação do primeiro Gerente ou VP de vendas, a equipe de vendas para de responder diretamente ao CEO. Nesse cenário, como o CEO atua em relação à estrutura de vendas?
Essa relação muda conforme a empresa ganha tração e maturidade, se no início da organização ele foi o responsável por fazer as primeiras vendas, elaborar o processo de vendas, treinar e amadurecer o setor, com toda a equipe respondendo a ele, com a chegada de um VP de vendas muita coisa muda.
O CEO se torna um líder que não atua mais na operação, mas na melhora da gestão da empresa, afinando objetivos do negócio e definindo “onde ele deve chegar”. As áreas e seus diretores é que devem fazer isso acontecer.
Em suma, um CEO de uma empresa em estágio mais avançado de amadurecimento, atua menos na operação da estrutura comercial de vendas e se concentra no auxílio estratégico da área.
Em outras palavras, sua responsabilidade com a estrutura comercial de vendas é alinhar a máquina de aquisição de clientes e de talentos em torno das características de negócio e das possibilidades que o mercado está ofertando.
Sobre esse assunto conversamos com Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, em um podcast muito completo sobre o papel do CEO na estrutura de vendas. Para ouvi-lo na íntegra é só apertar o play, logo abaixo. A seguir, destacamos pontos altos da contribuição de Eric para esse assunto. Vale a pena conferir e continuar lendo este artigo.
Nos primeiros meses, o CEO é, geralmente, o responsável por fazer as primeiras vendas. Geralmente, estamos falando de um dos fundadores da empresa e da pessoa que vai levar a ideia do negócio para o mercado.
Nesse período, entre as funções do CEO estão:
Pensando no futuro, é fundamental que ele crie etapas de vendas que não dependem dele, garantindo que os vendedores consigam replicar as etapas de vendas que os sócios conseguiram fazer.
Antes das contratações, e mesmo antes de ir para o mercado vender, o CEO deve desenhar um processo de vendas que possa ser replicado.
Isso ajuda muito a testar as etapas comerciais antes de contratar profissionais da área.
Essa dinâmica é importante porque os fundadores conseguem inserir elementos na venda que os profissionais contratados não são capazes, como inspiração e visão, além de uma potencial experiência e de dominarem plenamente o produto e serviço, não apenas nas funcionalidades, mas no que ele é capaz de fazer.
Contar com isso pode ser importante para as primeiras vendas, mas com a empresa em crescimento, o ideal é ter um processo de vendas estruturado que dependa menos desses elementos.
Essa é uma fase delicada, porque também estamos falando da preparação de um processo de preparação para transição de vendas dos fundadores para representantes de vendas.
A chegada dos primeiros vendedores, que não são fundadores da empresa, é sempre um momento de tensão para as organizações e fazer isso de maneira estratégica será fundamental para que as vendas possam ser replicadas por esses reps.
No podcast abaixo, você aprende mais sobre como fazer a transição em vendas, vale a pena conferir as dicas para fazer esse processo de maneira eficiente.
Entretanto, além da contratação de reps, um estágio relevante para a estrutura de vendas é a aquisição de um gerente ou VP de vendas. Nesse momento, a equipe de vendas para de se reportar diretamente ao CEO e passa a se reportar, claro, ao diretor da área.
Para que isso aconteça de maneira suave, Eric Santos dá algumas dicas como:
Lembre-se de compartilhar com o gestor a necessidade de não vender as features, recursos, mas sim o sonho, a solução, os resultados que seriam alcançados por meio da oferta da organização.
Tudo isso deve estar descrito no processo de vendas criado e testado, mas vale reforçar aqui.
Com a presença de um setor com representantes de venda, gestores e VP de vendas, o papel do CEO na estrutura de vendas está relacionado a uma visão mais global da área.
O objetivo é pensar em como fomentar a máquina de contratação e vendas.
Sim, a contratação de talentos para ampliar a estrutura de vendas é estratégica para que a empresa não tenha um setor inchado, com reps com poucos leads, nem um setor com um volume de vendedores que não seja capaz de atender a todos os contatos que chegam e são prospectados.
O CEO deve ter uma ideia do pipeline de vendas, do tempo de onboarding e do tempo que leva até o vendedor começar a atingir a meta. Por isso, a gestão de um plano de contratação e retenção de pessoas é uma das áreas mais delicadas do setor, que pode contar com a visão global do CEO.
Uma outra questão pertinente é a criação e a garantia de cumprimento do SLA entre marketing, vendas e customer success.
É papel do CEO questionar todas as partes e garantir que haja uma SLA bem definida e acordada entre essas áreas.
Leia mais em: [Guest Post] SLA – Service Level Agreement Marketing: alinhe marketing e vendas
Em resumo é fundamental:
Um CEO, um VP de vendas e mesmo os vendedores precisam de processos organizados e bem definidos para garantir o crescimento e a escalabilidade da estrutura de vendas da empresa. Contar com tecnologia, conhecimento técnico e treinamento é fundamental para que isso aconteça de maneira saudável e sustentável para toda a organização.
A Meetime já ajudou dezenas de empresas como Banco do Brasil, Rappi, Loggi e Sodexo a:
Todas essas questões são estratégicas para o crescimento do setor de vendas e para a criação de uma estrutura de vendas que aproveita todas as oportunidades e cria caminhos para seu próprio crescimento. Essa é, em geral, a missão do CEO, facilitar caminhos e identificar oportunidades.
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