Que empreender no Brasil é algo extremamente desafiador todos já sabem. Não é novidade para ninguém que a burocracia para abrir uma empresa, as legislações antigas que amarram empresas inovadoras e a carga tributária descabida são âncoras que fazem muitos negócios afundarem nos primeiros anos de vida.
E dessas âncoras o Brasil está cheio, da mesma forma que está cheio de artigos que comentam sobre elas. Mas em vez de reclamar, que tal superar os desafios do empreendedorismo no Brasil?
Para isso, iremos abordar as oportunidades e dificuldades do empreendedorismo no Brasil por um prisma diferente, mostrando 2 exemplos de dificuldades para criar uma startup de sucesso, e 2 exemplos de oportunidade para quem deseja se lançar nessa jornada.
Os desafios do empreendedorismo no Brasil
Educar público-alvo sobre novos produtos
Diferente dos Estados Unidos, no Brasil as pessoas não estão ávidas por testar novos serviços ou tecnologias. Existe muita resistência à mudança, e você pode ter certeza que o status quo do seu público alvo será uma grande barreira ao lançar seu produto no mercado.
O que estamos falando tem relação com a curva de adoção de um novo produto pelo mercado (Geoffrey Moore, Crossing the Chasm) que apresentamos no post sobre marketing viral.
A verdade é que a grande fatia do mercado não está pronta (nem interessada) para modificar seu hábito de compra e testar um novo produto, e eles só farão isso depois que seus conhecidos mais abertos a mudança (Innovators e Early Adopters do diagrama acima) testarem esse produto e o recomendarem.
E nesse ponto se encontra a dificuldade extra do mercado brasileiro, mais um dos desafios do empreendedorismo no Brasil: até mesmo os early adopters são anormalmente resistentes a mudança. Mesmo que sua solução os interesse e resolva um problema real deles, é provável que eles procastinem o trial de um novo produto devido a força do hábito (e bota força nisso).
Esse é um problema real que você irá enfrentar ao começar um empreendimento no Brasil, então leve isso em conta na projeção de crescimento para o primeiro ano.
Ganhar tração em vendas no primeiro ano
Tomando o fato dos brasileiros serem resistentes a mudança como verdade, é fácil de concluir que é muito difícil para uma nova empresa mostrar tração em vendas no primeiro ano, já que para isso ela precisaria mudar os hábitos de compra de um grande número de pessoas.
Essa falta de resultados positivos no primeiro ano pode desanimar muitos empreendedores, sem contar o desafio que é equilibrar o fluxo de caixa enquanto as entradas são pequenas.
Mesmo que as coisas pareçam ruins, não desista! Publicamos abaixo um podcast com o Maurílio Alberone, da Edools, sobre a transição em vendas dos fundadores para os primeiros vendedores. Ouça abaixo e aproveite a aula do Maurílio.
As oportunidades em empreendedorismo no Brasil
Criar vantagem competitiva (baseado nas dificuldades)
O ponto positivo é que as duas dificuldades citadas anteriormente são enfrentadas igualmente por todos que começam um novo negócio. Isto é: os desafios do empreendedorismo no Brasil valem para todo mundo!
Não importa se você está começando um negócio com mil ou um milhão de reais na conta, a dificuldade em educar o mercado sobre um novo produto e ganhar tração nas vendas vai existir igualmente, e o que vai determinar se essas barreiras serão ultrapassas é a criatividade para lidar com ambos os problemas.
Porém, onde há um problema existe também uma oportunidade. Assim, imagine que você teve sucesso educando o mercado e fazendo com que algumas pessoas comecem a utilizar seu produto. Eles deixaram a concorrência e agora são clientes fiéis da sua empresa. Pronto, você acabou de criar uma das maiores vantagens competitivas para seu negócio.
Combine isso ao fato de ganhar tração, conseguindo uma fatia significativa do mercado onde atua e consolidando sua marca como referência, e será ainda mais difícil para concorrentes entrarem em cena.
IMPORTANTE: 68% dos clientes deixam de comprar de uma empresa porque não se sentem bem atendidos. Depois que você conquistou clientes, não deixe de constantemente se comunicar e garantir que eles sintam que você se importa com eles. Não dê brecha para a concorrência!
Explorar a regionalidade e nichos de clientes
Uma boa saída para superar os desafios do empreendedorismo no Brasil é explorar seu tamanho. O Brasil é um país gigantesco, com pessoas muito diferentes, de crenças e costumes diversos, como se fossem nichos naturais de mercado.
Explorar essa regionalidade, criando produtos e serviços que se encaixem perfeitamente na rotina de determinado nicho, é uma ótima forma ganhar pequenas fatias de mercado com velocidade.
É muito comum ver pessoas iniciando empresas com uma proposta de valor ampla, dizendo que seu produto / serviço serve para qualquer pessoa e atende todo tipo de mercado. Elas não querem limitar seu público-alvo, e ao invés de criar um produto ótimo para alguns acabam criando um produto mediano para ninguém. Foco é extremamente importante no início de uma nova empreitada, então não tenha medo de limitar seu mercado e começar apenas com um pequeno nicho de clientes.
E para continuar a leitura sobre estratégias de crescimento no Brasil:
Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.