Sumário

Cliente não compareceu? O que aprendemos sobre isso estudando 5.000 demos

Exatamente 5000 demos! Esperamos esse momento para entregar a você uma análise quantitativa convincente a respeito dos principais fatores (influenciáveis) pelos quais um cliente entra em demonstração com sua empresa, e como a Meetime pode ajudar você nessa tarefa.

O não aparecimento do cliente à demonstração (“no-show”) é muito nocivo para sua empresa: ele desperdiça o tempo mais precioso do seu vendedor (o de fechamento do negócio), e esse efeito negativo é multiplicado em times de vendas maiores. Temos visto alguns clientes e prospects com mais de 50% de taxa de no-shows nas demonstrações, e isso é um número altíssimo.

Repassaremos todas as hipóteses que validamos (ou invalidamos) através dos dados, e você é nosso convidado a acompanha-la de perto. Destrinchamos o módulo demonstrações da Meetime (Sales Demo) para que você entenda como ele foi desenvolvido para minimizar ao máximo o no-show. Essa análise leva em conta todos os clientes da Meetime, de diversas verticais de negócio.

Aproveite! 🙂

Hipótese #1 – O Google Agenda influencia o no-show

Resultado: hipótese invalidada

O valor do Sales Demo integrado ao Google Agenda está na facilidade e praticidade de agendamento, melhorando a usabilidade do software e integrando-o ao dia-a-dia do vendedor. Ganha-se produtividade ao evitar que o Sales Rep trabalhe com duas agendas em separado.

Porém, a integração com o Google Agenda não tem influência direta na participação ou não do cliente durante a demo. Se você observar o comportamento a diferença é de apenas 1% quando analisamos o aparecimento do cliente para a demo (“show”), caindo de 46% para 45%.

Resultado: hipótese validada

Chamamos de e-mail link o e-mail enviado 10 minutos antes da reunião. A segunda hipótese é de que há forte correlação entre a abertura deste e-mail e o comparecimento à demo, afinal ele é enviado minutos antes. Você pode conferir um exemplo do e-mail abaixo:

Perceba abaixo que da fatia de pessoas que abrem o e-mail link, 68% comparecem à demo e apenas 32% desistem dela. Se o cliente não abriu o e-mail link os números se invertem: 29% apenas aparecem para a demonstração e 71% não aparecem. Isso comprova a forte correlação entre a abertura do e-mail link com o comparecimento à demonstração.

Resultado: hipótese validada

Essa é outra teoria que conseguimos validar com os dados. Cruzamos os dados dos clientes que abriram o e-mail link antes do horário previsto da demo com os clientes que abriram depois do horário de início da demo.

Perceba que 79% dos clientes que abriram o e-mail antes do horário da demo comparecem à demo, e apenas 21% não compareceram. Quando o convite é aberto depois do horário de início, 64% comparecem (queda de 15%) e 36% desistem da demonstração.

Hipótese #4 – A abertura do e-mail diário influencia no aparecimento da demo

Resultado: hipótese validada

Chamamos de e-mail diário o e-mail enviado às 7h00 da manhã do dia da reunião. A quarta hipótese é de que se o cliente abre este e-mail a chance de comparecer à demonstração aumenta muito, e há correlação entre a taxa de shows ou no-shows. Você pode conferir um exemplo do e-mail abaixo:

Note abaixo que 57% dos clientes que abriram o e-mail diário comparecem à demonstração (show), contra 43%. Quando o cliente não abre o e-mail diário, há grandes chances de ele não comparecer à reunião (67% de no-show).

Se observarmos a ordem de acontecimentos dos fatos, ela se dá da seguinte maneira: o cliente abre o e-mail link pela manhã e, 10 minutos antes da reunião, ele abrirá o e-mail link para acessar a sala de videoconferência. Portanto o e-mail diário tem uma correlação indireta com o comparecimento à demonstração.

Sendo assim, fomos investigar uma quinta e decisiva hipótese: a abertura do e-mail diário influencia na abertura do e-mail link!

Resultado: hipótese validada

Se você analisar o gráfico abaixo verá que 82% dos clientes que abrem o e-mail diário abrem também o e-mail link, e apenas 18% não abrem. Dos clientes que não abrem o e-mail diário, apenas 25% abrem o e-mail link, influenciando posteriormente no não-comparecimento às demos.

Conclusões do estudo

A principal conclusão desta análise toda é que o conjunto e-mail diário + e-mail link tem forte relação com o aparecimento do cliente à demonstração.

Mesmo em pequenos times, é maçante manter todos os vendedores alertas desta cadência e garantindo o envio de ambos os e-mails manualmente. Acredite, nós já tentamos por um tempo (até que a Meetime estivesse desenvolvida) e é muito improdutivo.

Em todos os blogs que lemos o direcionamento do futuro é eliminar trabalho braçal dos vendedores e nossa aposta acompanha essa evolução! Convidamos você a testar a Meetime gratuitamente por 7 dias e comprovar nossos números. Basta clicar no banner abaixo e conferir!

Conheça o Flow, Plataforma de Sales Engagement da Meetime

Conheça o Meetime Flow, software de Sales Engagement da Meetime

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Conheça mais sobre
o Meetime Labs

o laboratório de inteligência em Inside Sales

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!