Plano de ação para vendas: como vender na velocidade da luz?

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  • Publicado em 11 fev, 2015.
  • Atualizado em 25 mai, 2023

Todo empreendedor sonha em aumentar as vendas do seu negócio com velocidade (idealmente na velocidade da luz). Como o objetivo da maioria esmagadora das empresas é a obtenção de lucro, um grande salto nas vendas costuma ser a melhor forma e atingir a meta de melhorar a lucratividade. Para isso, é fundamental a criação de um plano de ação para vendas. 

Mas como criar um plano de ação para vendas de maneira ideal

Antes de respondermos a essa pergunta, é importante que você se lembre que o lucro não é o único benefício de um crescimento súbito nas vendas, muito pelo contrário – algumas outras consequências que normalmente seguem são:

  • aumento na motivação dos funcionários e stakeholders,
  • visibilidade da empresa dentro do mercado também cresce,
  • caixa operacional para investir em novas frentes, como produtos inovadores, bônus para funcionários, ampliação da capacidade produtiva ou novas tecnologias.

Às vezes tudo que uma companhia precisa para sair de uma situação de morosidade e crescimento lento é ver alguma tração em suas vendas.

Entretanto, é claro que as ações para aumentar vendas em um salto repentino pode causar transtornos internos e, por isso, a empresa precisa estar pronta para situações como:

  • lidar com inúmeros pedidos de uma mesma vez,
  • ter processos logísticos, financeiros e operacionais que suportem o time de vendas.

Estabelecer um plano de ação para vendas vai ajudar a controlar e a prever essas necessidades, fazendo com que esses processos não sejam um problema e que a alta performance em vendas seja acompanhada de alta performance em outras áreas, também. 

Confira agora nossas dicas de como criar um plano de ação para aumentar vendas de uma empresa na velocidade da luz.

Como criar um plano de ação para vendas e gerar resultados de forma genial? 

Como criar um plano de ação para vendas, que te ajude a alcançar a alta performance? Nós indicamos que você cumpra 6 etapas:

  1. Utilize os “loucos” pelo seu produto como agentes disseminadores
  2. Divulgue sua empresa em blogs de nicho
  3. Faça ações de marketing absurdamente fora da caixa
  4. Contrate representantes regionais em locais estratégicos
  5. Desenhe um processo de vendas premium
  6. Abuse das parcerias (de vendas) estratégicas

Quer saber mais sobre cada uma? Continue lendo nosso artigo. 

1. Utilize os “loucos” pelo seu produto como agentes disseminadores

Não importa o que você vende, provavelmente algumas pessoas amam isso de paixão. Esses são sua melhor arma de marketing, seus cases de sucesso, pessoas que irão falar de você para amigos e conhecidos simplesmente por enxergarem que seu produto ou serviço entrega muito valor a eles.

Para aproveitar todo o potencial desse grupo de pessoas, trate-as como reis:

  • envolva-os no processo de criação e divulgação de produtos;
  • forneça acesso privilegiado às novas funcionalidades;
  • dê ferramentas para que eles sejam disseminadores da sua marca. 

O marketing viral e vendas provindas dessa ação colocarão seu crescimento em um novo patamar.

Para medir a qualidade no atendimento ao cliente e a capacidade da sua empresa em gerar clientes promotores da sua marca, você pode medir o indicador conhecido como NPS (Net Promoter Score). Ele pode ser usado, inclusive, como critério de mensuração de qualidade do serviço prestado. Esse indicador define o percentual de clientes que promovem sua marca.

Você pode se valer dessa métrica, comparar sua empresa com outras do seu mercado e, com isso, já terá uma base de informações para saber criar um plano de ação para vendas.

plano de ação para vendas

Fonte: Pluga

2. Divulgue sua empresa em blogs de nicho

Blogs de nicho reúnem uma grande massa de pessoas interessadas por um determinado tema.

Para quem está lançando uma nova grife de roupas, sair nos principais blogs de moda do Brasil é a melhor forma de garantir um grande fluxo de clientes do dia para noite.

Blogueiros com muita audiência costumam cobrar caro para divulgar produtos e marcas, mas sempre é possível construir um relacionamento com essas pessoas.

Ofereça parte do valor em produtos da sua loja e ganhe em dobro: com a divulgação direta no blog e indireta por ter um influenciador usando sua marca.

Verifique também a possibilidade de fazer um evento de lançamento do seu produto ou serviço na presença desses influenciadores.

O que pode parecer um custo alto pode se tornar um grande investimento caso você garanta que a experiência deles seja ótima.

3. Faça ações de marketing absurdamente fora da caixa

Nosso amigo Einstein sabia das coisas, e acertou em cheio com a frase:

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

Usando esse raciocínio, é insano pensar que divulgando seu produto em redes sociais e criando campanhas no Google Adwords você terá um aumento astronômico nas vendas. 

Não tem como aumentar as vendas de uma empresa na velocidade da luz, dessa forma. Todo mundo está fazendo isso, então não espere resultados diferentes dos deles.

Quer saber como criar um plano de ação para aumentar vendas da sua empresa rapidamente? 

Crie campanhas que o diferenciam da concorrência, que mostram que sua organização e seus produtos são diferentes, especiais.

Uma ação incrível realizada por uma construtora em Florianópolis foi batizada de “lua de mel na laje”. Eles transformaram a laje de um prédio em construção em um ambiente espetacular, com sofás, alimentos gourmet, champagne, pétalas de rosa pelo chão, tudo que se pode esperar de uma suíte de núpcias, e depois convidaram dois casais de noivos para passar uma tarde lá.

BINGO! Essa ação saiu em todos os veículos de mídia da região. E o melhor, ela foi popular exatamente entre o público que a construtora queria atingir: jovens casais comprando seu primeiro imóvel.

Recomendamos também a leitura deste artigo sobre marketing viral para que você tenha outras dicas para criar um plano de ação para vendas matador. 

4. Contrate representantes regionais em locais estratégicos

Essa é uma estratégia antiga, mas que pode contribuir para seu plano de ação de alcançar alta performance em vendas, em locais onde sua empresa ainda não tem uma presença forte.

Preste atenção a dois pontos quando for utilizar dessa ferramenta de vendas:

  1. Os representantes selecionados devem ter uma pitada de empreendedorismo no seu estilo de trabalho. Como eles irão trabalhar longe da matriz e de forma quase autônoma, eles devem ser auto-gerenciáveis e possuir aquela vontade de crescer o negócio por conta própria. Busque essas qualidades nos candidatos.
  2. Os representantes que mostrarem as qualidades acima e um bom desempenho devem ser muito bem recompensados financeiramente, através de comissão de vendas e reconhecimento e por meio de oportunidades de crescimento. Esses profissionais são raros, e quando saem de uma empresa para um concorrente costumam levar sua carteira de clientes junto.

5. Desenhe um processo de vendas premium

Vendas não são ações isoladas, são processos complementares que devem ser:

  • realizados;
  • analisados;
  • aprimorados todo dia.

Esse processo é contínuo até que todas as etapas de vendas possam ser realizadas por pessoas diferentes com o mesmo nível de qualidade e efetividade.

E nesse ponto mora uma ótima estratégia para criar um plano de ação para vendas que diferencie seu negócio da concorrência.

Desenhe um processo de vendas premium, onde existam etapas pré-definidas de “encantamento” dos clientes.

Se você tem dúvidas sobre como criar um processo de vendas eficaz, te convido a ouvir o podcast abaixo e começar a aplicar as dicas apresentadas nele. 

Uma ideia para o caso de você ter uma loja de vinhos: deixa uma garrafa de um bom vinho aberta e ofereça uma taça para visitantes que demonstrarem interesse por boas garrafas, enquanto eles estão passeando por sua loja.

Isso fará com que o cliente relaxe, pare de pensar que irá gastar dinheiro e queira degustar outros bons vinhos.

Ninguém gosta de gastar dinheiro, mas todos gostam de comprar

Você só precisa “embrulhar” seu plano de ação para vendas da forma certa, com pequenos “encantos” aos clientes, e fazer com que o processo dele abrir a carteira seja menos doloroso.

Recomendamos que, para manter os processos criados organizados e facilitar seu entendimento e disseminação por diferentes áreas da empresa, os processos sejam desenhados na ferramenta Bizagi (exemplo abaixo).

plano de ação para vendas

6. Abuse das parcerias (de vendas) estratégicas

Independente do segmento de clientes que você deseja atacar, alguém já vende para eles e já ultrapassou aquela barreira inicial de conquistar os primeiros compradores do seu produto. 

Você pode se beneficiar da relação de confiança que uma empresa criou com seus potenciais consumidores, se unir à ela e disseminar seu produto de forma rápida, auxiliando no alcance da alta performance em vendas.

É claro que esse parceiro irá querer algo em troca: normalmente uma comissão relevante sobre o valor total da venda, porém mesmo assim essa é uma ação que normalmente se paga no longo prazo, à medida que esses clientes:

  • se fidelizarem;
  • comprarem novamente;
  • divulgarem seu produto.

Por exemplo: se você desenvolve um software para atendimento online em e-commerces (qualquer semelhança com a Meetime não é mera coincidência), pode se unir com empresas que constroem lojas virtuais e oferecer seu produto para a carteira de clientes dele, usando como comissão as primeiras 2 ou 3 mensalidades.

O importante aqui não é o valor da comissão, mas a qualidade e tamanho da carteira de cliente desse parceiro.

Abra mão de uma porcentagem maior da sua margem para se unir as empresas certas que podem e sabem como alcançar a  alta performance em vendas na velocidade da luz!

Inclua o treinamento de vendedores em seu plano de ação para vendas

Ter profissionais capacitados é um passo fundamental para que seu plano de ação para vendas possa ser posto em prática com facilidade e eficiência. 

Para fazer isso com facilidade, acesse o Kit de Treino para vendedores gratuito da Meetime e melhore os resultados individuais de todos os seus vendedores. Nesse Kit você encontra: 

  • conteúdos relevantes sobre capacitação e atualização em vendas;
  • Planilhas de treinamento para SDRs e vendedores 
  • Ebook;
  • Webinar.

Quer aprofundar mais em novas técnicas de vendas? Então inscreva-se no The Inside Sales Show!

Uma certificação em Inside Sales que irá ajudar você a incluir novas estratégias em seu plano de ação para vendas. 

Ficou interessado? No vídeo abaixo falamos um pouco mais sobre o curso. Veja se ele se adequa às suas necessidades.

Gostou? Então acesse o site do The Inside Sales Show e inscreva-se!

Para saber mais sobre como aumentar as vendas da sua empresa, conheça o Flow, o módulo de prospecção de clientes da Meetime.

Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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