Ninguém gosta de levar bolo, certo? Se um date já é ruim, tudo piora quando quem não aparece é o prospect que jurou que estaria ali e que no fim só te deixou com a corda no pescoço porque é dia 25 e você precisa fechar deals.
Recentemente fizemos duas análises sobre o impacto no no-show no ciclo de vendas:
O primeiro diz respeito à porcentagem de ocorrência de no-show em deals ganhos e perdidos. Como vemos abaixo, 44% dos deals perdidos tiveram um ou mais no-show, enquanto apenas 38% dos deals ganhos tiveram a mesma ocorrência.
Também analisamos a relação entre tempo de atraso e taxa de no-show, como mostra o gráfico abaixo:
O que descobrimos:
O no-show é consequência de um diagnóstico ruim.
Minimizar o no-show é essencial, tanto em reuniões de diagnóstico e demonstração quanto em qualquer outra etapa posterior do funil.
E-mail é um recurso poderoso para diminuir esta ocorrência.
Esse é o motivo, por exemplo, da nossa plataforma enviar lembretes tanto na manhã (8h) quanto 10 min antes da reunião agendada. Mas às vezes é necessário um esforço maior e é por isso que criamos alguns exemplos de e-mail para conseguir resgatar deals após o no-show.
Exemplos de e-mail para resgatar um deal após o no-show
Criamos uma série situações e montamos exemplos de e-mail correspondentes para servir como exemplo, ou template, para o seu dia a dia.
Continue lendo!
Pessoa deu o primeiro no-show
1. E-mail para reagendar
cliente@empresa.com
Reunião de hoje
Olá FULANO,Tínhamos uma reunião marcada hoje às [horário]. Tentei ligar nos número [número empresa] e [número celular]. O nosso plano era conversar sobre [tópicos acordados previamente] e ver como podemos te ajudar a atingir [objetivos]. Podemos reagendar para esta semana ainda?
Enquanto isso, envio dois conteúdos para te ajudar a solucionar problemas pontuais que empresas do seu segmento também experimentam.Link #1
Link #2Grande abraço,
cliente@empresa.com
Reunião de hoje
Boa tarde, FULANO! Tudo bem?
Fiquei te esperando pra nossa call hoje às Xh, mas imagino que algum imprevisto tenha te impedido de comparecer.
Estou muito empolgada em te ajudar com a dificuldade X na EMPRESA mas queria entender se esta é uma prioridade para vocês neste momento.
O que me diz de reagendarmos?
Abraço,
2. Confirmar a reunião no dia anterior [para evitar o no-show]
cliente@empresa.com
EMPRESA + sua empresa
Oi FULANO, tudo bem?
Amanhã temos a nossa reunião às [horário]. Confirmado?
O plano é conversar sobre [tópicos acordados previamente] e ver como podemos te ajudar a atingir [objetivos].
Abraço,
Pessoa já estava em fechamento, mas não retornou mais ligações
cliente@empresa.com
Obrigada, NOME!
Oi NOME!
Fiquei surpreso por não receber mais uma resposta tua nos últimos dias e entendo que chegou o momento de não insistir mais no contato. Imagino [dor] não seja mais a prioridade da EMPRESA ou que vocês já tenham resolvido esse ponto de alguma maneira, certo?
De qualquer forma, muito obrigada pela confiança durante nossas conversas e sinta-se à vontade para me responder nesse email quando achar que é hora de retomar este projeto. As portas estarão sempre abertas!
Grande abraço e sucesso,
Quando a pessoa dá no-show mais de uma vez
cliente@empresa.com
EMPRESA + sua empresa
Boa tarde, FULANO! Tudo bem?
Fiquei te esperando pra nossa call hoje às Xh, mas imagino que algum imprevisto tenha te impedido de comparecer.
Estou muito empolgada em te ajudar com a dificuldade X na EMPRESA, mas pela minha experiência, quando a reunião é reagendada mais de uma vez é porque o assunto que estamos tratando não é uma prioridade na empresa.
Isso ainda é uma prioridade pra vocês?
Grande abraço,
Cases são poderosos em vendas. Eles são capazes de mostrar para prospects o caminho do sucesso, atiçar em relação à urgência de fazer isso (pois os concorrentes estão fazendo) ou mostrar que é possível, sim, aumentar o faturamento ao fazer X e Y mudança.
Veja abaixo dois exemplos de e-mail usando case que você pode aproveitar imediatamente:
Case da [empresa parceira/stack]
cliente@empresa.com
Case da [parceiro] + [você]
Oi, FULANO! Tudo certo?
Publicamos recentemente um case de sucesso em parceria com a [empresa parceira] que me lembrou o cenário da [empresa do prospect].
A empresa do case é a [nome da empresa do case], que assim como vocês, [problema que precisam resolver].
[dois parágrafos sobre o case e insight – o que a empresa fez? Como isso impactou os resultados?]
Se quiseres aprofundar no case, tá aqui o link 😉
Grande abraço,
Quer mais dicas de como diminuir o impacto do no-show no seu ciclo de vendas? Veja abaixo alguns conteúdos: