Como fazer networking em eventos presenciais? 

Que os eventos são uma ótima oportunidade para a carreira, isso não dá para negar. Mas que tal usar o momento para vender e fazer networking com outros profissionais e empresas? 

Neste artigo, inspirado na masterclass apresentada por Diego Cordovez da Meetime e Octavio Garbi da Ploomes convidando Gustavo Pagotto da Pipelovers, você vai aprender como tornar a sua participação em eventos uma oportunidade para fortalecer o seu networking profissional e a sua marca. 

Além disso, vai saber como identificar pessoas certas para se conectar e também como iniciar as conversas antes, durante e depois do evento. Boa leitura!

Como organizar a agenda para fazer o networking em eventos?

A primeira coisa que você precisa parar para pensar quando você faz o investimento de ir a um evento é: qual é a sua meta principal da sua participação? Aprendizado, observar

tendências de mercado ou se conectar com pessoas que podem ser potenciais parceiros de negócios?

O conteúdo com certeza tem muita importância. No entanto, estar presente em um evento pressupõe também construir algo até mesmo para que você possa direcionar seus esforços, como conversar com pessoas e interagir com marcas. 

Pesquise os participantes e palestrantes: antes do evento, dê uma olhada na lista de palestrantes e participantes confirmados. Identifique pessoas ou empresas com as quais você gostaria de se conectar e faça uma lista.

Planeje seus dias: com base em seus objetivos e na lista de contatos prioritários, crie um plano diário detalhado. Reserve tempo para participar de palestras e painéis relevantes, mas também deixe espaço para interações informais e networking.

Seja estratégico: durante o evento, concentre-se em interações de qualidade em vez de tentar falar com o maior número possível de pessoas. Priorize os contatos que podem agregar valor aos seus objetivos.

Conexões de valor 

Um dos fatores mais importantes quando se trata de networking em eventos é identificar pessoas certas para fazer essa conexão. Gustavo Pagotto ensinou em sua masterclass que uma boa estratégia é avisar as pessoas que você vai por meio de compartilhamento nas suas redes sociais ou da comunidade no evento.

Pergunte para quem mais vai e comece a fazer benchmarking antes do evento. A dica é anunciar o seu objetivo, até mesmo para incentivar os outros a fazerem o mesmo. 

Caso seja gestor, busque levar mais pessoas da sua empresa para fortalecer a sua marca, até mesmo porque são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. 

Aproveite o LinkedIn e use a rede para fazer abordagens e se conectar com pessoas que também vão participar. Use elementos para fazer Social Selling, divulgando a sua marca.

Seguir os speakers: hora do contato com os palestrantes 

Nem sempre será possível se conectar com os palestrantes, mas é bom estar preparado para uma possível conversa. 

Estudar sobre o assunto que ele vai abordar na palestra, ler um livro indicado por ele ou mesmo ouvir um podcast do qual ele participou são ações simples, mas interessantes para poderem servir de ponte para uma conversa. 

Dica de podcast com uma das palestrantes do Engage 2024: 

Quais os próximos passos após uma conversa com potenciais parceiros?

Uma dúvida comum para quem participa de evento e iniciou uma conversa com um potencial parceiro ou até mesmo cliente é: até que ponto ir? Especialmente, quando o bate-papo estiver caminhando para uma venda.

Pagotto destacou que o tempo é o nosso ativo mais precioso, dentro de um evento isso se potencializa, logo, é preciso otimizar a sua agenda. Busque definir com antecedência um próximo passo, caso essa conversa aconteça. 

Qualquer contato que for relevante dentro de um evento, precisa ter um próximo passo. Afinal, as pessoas também têm os objetivos delas, então, tenha atenção à sua abordagem. Por exemplo, tire uma foto do crachá e mande um áudio para si próprio com os principais pontos sobre aquele contato. 

Cartão de visita: o tradicional ainda funciona

Mesmo em tempos digitais, o cartão de visita continua sendo um item indispensável no mundo dos negócios. Ele serve para formalizar apresentações, fortalecer o networking e pode até abrir caminho para parcerias e fechamento de negócios.

Diante da modernidade, um cartão com QR Code, Linktree para contatos, ainda funciona e muito. Inclusive, Gustavo Pagotto fala do seu próprio cartão e o usa como exemplo, o QR Code presente nele leva para chatbot de início de conversa, ou seja, funciona como gatilho para a pessoa te adicionar e mandar uma mensagem. 

O que você mais quer é abrir uma porta de contato, então, além dessa opção, use outras táticas para chamar a atenção, como adesivos para se identificar, camisas da sua empresa. 

Pós-evento: organização é a chave do sucesso

Saiu com muitos contatos, mas não conseguiu dar os próximos passos. Como estabelecer uma estratégia de priorização? 

Estabeleça um ritual de colocar para dentro do CRM ou de uma planilha os contatos, criar atividades de follow-up, se não a tendência é que você se perca. Quanto antes conseguir fazer isso, melhor. Por exemplo, se você é gestor comercial faça a preparação operacional, organizando a agenda.

Na prática um indivíduo conseguir capturar 30 contatos que ele conversou, já é bastante coisa. Por isso, atenção: não é sobre pegar o contato de todo mundo, mas sim daquelas pessoas com quem você teve uma conversa qualitativa. Afinal, é melhor ligar para 25 leads e fechar 10 contratos do que ligar para 300 e fechar 10. Pense nisso!

Outra dica: quem capturou o lead dá sequência naquele lead, independentemente do território, afinal, estou representando a minha empresa. 

Dicas finais

Aproveite o pós-evento também para fazer um post sobre aprendizados, além de isso ser uma forma de se conectar com outras pessoas que foram, é uma ótima tática para absorver o conteúdo. Postar no LinkedIn é uma excelente maneira de tangibilizar os seus aprendizados e aumentar a sua autoridade, compartilhando o seu conhecimento, 

Por fim, uma super dica: tenha recorrência nos eventos. Ou seja, foi na edição passada, tente ir de novo, isso ajuda a fortalecer e nutrir a sua base de networking. Uma coisa que ajuda muito é criar uma agenda de quais eventos têm mais relevância dentro do seu contexto. Ao longo do tempo as pessoas sabem que vão te encontrar ali, então, você começa a virar um ativo do próprio evento.

E falando em recorrência, neste ano o Engage está repaginado. A Meetime se junto à Ploomes para entregar um evento repleto de insights sobre vendas B2B e Sales Engagement. Esta nova edição promete superar as expectativas, trazendo não apenas um novo formato, mas também uma seleção diversificada de conteúdos e experiências. Junte-se a nós e faça parte deste momento marcante no mundo das vendas corporativas!

Quer enriquecer o seu networking? Junte-se a nós, estamos te esperando. Entre no site para adquirir o seu ingresso!

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Sarah Rios

Sarah Rios

Analista de Conteúdo na Meetime

Jornalista e especialista em marketing com mais de 5 anos de experiência em estratégias de conteúdo. Na Meetime atuo como redatora, dentro do Marketing, com foco na atração de leads.

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