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Distribuição de leads do marketing para vendas: o que é e como fazer? Dicas PRO
Convidado: Diego Wagner- 18min
- 19 junho 2017
A distribuição de leads de marketing para o setor de vendas é um tema que gera dúvidas e até conflitos entre esses setores. Por isso, aprofundar o conhecimento na área é estratégico para uma organização que deseja alcançar a eficiência em vendas.
Quando falamos em distribuição de leads estamos considerando a modalidade de aquisição por Inbound. Ou seja, a equipe de marketing cria uma estratégia de atração de leads por meio de diferentes canais e nutre esses leads até estarem prontos para o contato de um vendedor.
Mas, quando e como fazer a distribuição de leads para vendas? É sobre isso que este artigo trata. Junto com este post indicamos que você também ouça nosso podcast especial sobre esse tema, logo a seguir.
O primeiro tópico sobre como fazer a distribuição de leads é dominar as características de um bom lead e um mal lead.
É fundamental entender essas características antes de considerar a distribuição de leads para o setor de vendas.
Sem essa definição a briga entre marketing e vendas permanece, com o marketing acusando vendas de não aproveitar os leads enviados e o setor de vendas reclamando que os leads não são bons o suficiente.
Uma dica para avaliar as características de um bom lead é fazer a análise dos leads que fecharam e que não fecharam negócio com a sua empresa.
Quais são as características e dores dos leads que estão fechando com você? Para responder isso avalie, por exemplo:
Busque cruzar as informações e tentar montar o perfil de cliente que, geralmente, fecha com a sua empresa.
Dessa forma, a equipe de marketing saberá identificar rapidamente quando chegar um novo lead com o perfil ideal para fechar negócio.
Essa prática é importante também para que a empresa consiga identificar:
Aproveite também para entender qual é o perfil dos leads que estão sendo perdidos e em qual fase do processo de vendas eles estão sendo perdidos. Isso tudo vai ajudar a organizar os leads, entender qual é o perfil do lead ideal e, consequentemente, vai otimizar o processo de vendas.
Se sua empresa está perdendo leads no início da prospecção pode estar havendo um desalinhamento entre o tipo de lead que deveria estar sendo enviado e o que está realmente sendo enviado.
Se os deals estão sendo pedidos no final pode haver problemas como:
Além de entender qual é o perfil ideal de leads, na distribuição de leads um outro fator é importante: quando enviar os leads para vendas.
É fundamental garantir o cumprimento do timing ideal para enviar os contatos para o setor de vendas.
Algumas pesquisas apontam que leads contatados em menos de 5 minutos convertem em até 400% a mais em vendas.
Isso quer dizer que grande parte das oportunidades morrem se você perder o timing de enviá-los para o setor de vendas a tempo.
É claro que a abordagem deve ser diferente em relação a leads que fazem levantadas de mão, ou seja, que pediram para serem contatados, e leads que baixaram um conteúdo de meio de funil, por exemplo.
Mais uma vez é importante reforçar que o processo de vendas deve estar alinhado à jornada de compra.
Na distribuição de leads é importante que marketing e vendas estejam alinhados em relação ao perfil do lead e ao interesse do contato.
Para isso, ao definir o perfil do contato ideal, é importante que a equipe de marketing saiba o que colocar no formulário de conversão, por exemplo, na landing page, e o que o representante de vendas pode – e deve – perguntar durante a abordagem.
Usar o perfil de leads ideal, que abordamos no início desse artigo, é uma forma de saber quais informações são relevantes para fazer a distribuição de leads para vendas. Alguns exemplos de perguntas para formulários são o cargo do lead e o número de funcionários da empresa.
Já no contato do vendedor é possível fazer perguntas mais “delicadas” como ticket médio, faturamento, planos para o futuro etc.
Não adianta um lead ter perfil, mas não ter interesse. É importante identificar o grau de interesse do contato a partir dos materiais com os quais ele interagiu.
Divida seus canais de conversão em relação ao perfil do lead de topo, meio e fundo de funil.
Usuários que converteram em canais de fundo de funil tem mais potencial de compra em relação aos contatos que converteram em canais de topo e que ainda precisam de mais nutrição para estarem prontos para comprar.
Uma metodologia que pode te ajudar muito nessa avaliação tão relevante para a distribuição de leads é o lead score. Faça as contas de quão perto cada lead está do lead ideal.
Uma das formas usadas para essa avaliação é a de quadrantes 1 a 16. Leia mais sobre isso no artigo, “Revenue Marketing: a importância de alinhar Vendas e Marketing”.
Você pode usar ferramentas de lead score (pontuação de leads) conforme sua base de leads vai aumentando e conforme há mais leads convertendo.
A partir de um volume 1000, 2000, 5000 leads mensais vale a pena a contratação de uma ferramenta para avaliar a necessidade de distribuição de leads, com velocidade e automaticamente.
Todos esses processos exigem organização, acesso à tecnologia, conhecimento técnico e, claro, treinamento dos colaboradores e gerentes.
O setor de vendas está mudando de acordo com a mudança do mercado e as demandas dos consumidores.
A implementação de estratégias de vendas que ampliem a produtividade do setor e reduzam o custo da operação é uma demanda cada vez mais fundamental para tornar a empresa mais competitiva, sem perder mercado.
Por isso, se você está em busca de ajuda para reformular o setor de vendas, adotando o modelo de Inside Sales, te apresentamos a Meetime. Já ajudamos dezenas de empresas como Banco do Brasil, Rappi, Loggi e Sodexo a:
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