Casts for Closers ao vivo no ClubHouse: Tema #2 Recrutamento em Vendas
Convidado: Camely Rabelo
54min
20 abril 2021
Durante o mês de abril as gravações do Casts for Closers serão feitas ao vivo no ClubHouse. Este é o segundo episódio e o assunto é Recrutamento em Vendas.
Nossa ideia é trazer mais interatividade ao Casts. Participe dos próximos encontros! O link para a inscrição no evento será disponibilizado semanalmente no Instagram da Meetime. 😊
Para falar sobre Recrutamento, convidamos Camely Rabelo, uma super especialista em desenvolvimento de carreira para pessoas da área comercial.
Ela respondeu perguntas sobre gestão e contratação de times remotos, como divulgar vagas, como e quando negociar salários, quais as características buscar nos vendedores e vários outros pontos.
Acompanhe abaixo um resumo – bem resumido – das Perguntas & Respostas do episódio:
Na hora da contratação, como escolher as pessoas certas? Como identificar capacidade de auto gerenciamento no contexto de Home Office?
Na entrevista, fazer boas perguntas para entender o quanto a pessoa já conhece sobre ferramentas e metodologias de auto gestão. No onboarding, criar disciplina.
Como ajudar quem já faz parte do time a se adaptar à auto gestão necessária no trabalho remoto?
Rotina de capacitação continuada, treinamentos específicos sobre hacks de produtividade e reuniões de planejamento.
Na contratação remota, como aplicar dinâmicas através de videoconferências?
Mesmas metodologias, como o Role Play, adaptadas às soluções tecnológicas de videoconferência como o Zoom.
Quais características buscar em bons vendedores? E como elas se evidenciam?
3 características inegociáveis: autoconhecimento, gostar de receber feedbacks e melhorar com feedbacks. Todas elas se evidenciam durante o Role Play.
Qual é a melhor forma de divulgar vagas para vendedores e SDRs?
O candidato é um lead caminhando no funil de vendas. Antes de mais nada, você precisa de Inbound ou Outbound para provocar levantadas de mão. Adeque a linguagem e a mensagem para o vocabulário do seu lead, do seu candidato. Por exemplo: se a sua régua de contratação vai até Soft Skills específicas porque você está disposto a treinar as capacidades técnicas relacionadas à vaga, evite usar termos muitos específicos de vendas.
Como organizar as reuniões em empresas com muitos times – e muitos gestores de times?
Segmente em níveis. Se você é um gestor de lideranças comerciais, dê início às semanas com uma reunião de Sprint Planning pela manhã. Seguindo com reuniões das lideranças comerciais com seus vendedores para a organização do Pipeline e modelagem de agenda. Além disso, reuniões diárias da liderança comercial com seu time de vendedores e SDRs. Registre tudo. No meio da semana, as lideranças comerciais se reúnem novamente com a direção comercial para acompanhar o Pipeline. Ao final da semana, reuniões de revisão da direção com as lideranças.
E quando as reuniões diárias parecem muito repetitivas e os vendedores não conseguem perceber evolução, o que fazer?
Os registros viram planilhas de tendência. A partir das reuniões diárias você consegue perceber tendências de queda ou crescimento e alinhar causas e possíveis soluções com o time.
Qual é o momento certo para falar sobre salário no processo de recrutamento?
Fazendo novamente o paralelo entre Funil de Vendas e Processo de Recrutamento, busque o alinhamento de expectativas. Vale a pena pesquisar sobre BATNA (Best Alternative To a Negotiated Agreement), Valor de Reserva e ZOPA (Zonas de Possível Acordo).
Como se tornar um vendedor mais capacitado se a empresa onde trabalho não promove treinamento e capacitação?
Seja protagonista da sua própria carreira. Busque pessoas que querem construir carreira em liderança e se ofereça para ser mentorado.
Conheça o convidado:
Camely RabeloCo-Fundadora da Escola Exchange
Sobre o podcast
Camely Rabelo respondeu perguntas sobre gestão e contratação de times remotos, divulgação de vagas, pretensão salarial, soft skills para vendedores e muito mais... Aproveite o episódio!