Você torce pelo melhor ou faz acontecer?

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  • Publicado em 13 abr, 2022.
  • Atualizado em 27 jun, 2022

Existem muitas áreas da nossa vida que não podemos controlar. Alguns exemplos extremos que posso pensar: não sabemos o dia em que vamos morrer ou se vamos conseguir realizar algum sonho que parece distante. 

Mesmo assim, existem coisas que podemos fazer que vão nos deixar mais próximos ou mais distantes destes acontecimentos.

Em vendas também é assim. Não controlamos resultados, apenas ações. Como gostamos de lembrar, esse “é um jogo de números”. Logo, quanto mais ações positivas você consegue incrementar no seu processo de vendas, maiores as chances de bater a meta. 

Quer saber que parafusos você pode apertar já, para ter resultado ainda esse mês? Vou te dar 2, baseado nos dados do ISBB 2022: forecasting e tentativas de contato.

Forecast

Nossa pesquisa mostrou que 40% das operações comerciais não realizam forecasting. Nele, cada vendedor fala sobre os deals que estão em seu pipeline, a confiabilidade que possuem em fechar e as barreiras que estão enfrentando.

Essa é uma prática essencial para ter mais previsibilidade dos seus resultados e dar mais apoio ao seu time comercial, entendendo quais são as dificuldades para fechar os deals. 

Se você faz parte desse grupo dos 40%, te convido a se aprofundar mais no assunto com o artigo abaixo e começar já a aplicar essa rotina do seu time!

Tentativas de contato

O ISBB 2022 também trouxe que 50% dos respondentes fazem 5 ou menos tentativas de contato com um lead. Porém, já é comprovado que uma boa cadência de prospecção pode contar com 8 a 12 tentativas de contato, ou até mais dependendo do ticket médio.

Isso quer dizer que metade das operações comerciais brasileiras provavelmente estão desperdiçando leads. Isso pode acontecer por não saber mesmo a diferença que faz ter algumas tentativas a mais de contato ou por falta de braço. 

Neste caso, é uma boa ideia considerar segmentar o time e contratar um ou mais SDRs para a sua operação. Uma sugestão de conteúdo para te ajudar nesta decisão: 

Ser proativo em vendas é estar continuamente otimizando os seus processos e uma excelente maneira de fazer isso é se comparando com a média do mercado e, mais ainda, com os melhores. Então, se quiser ter mais insights como estes, baixe a nossa pesquisa completa!

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Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

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