Vendedor bom vende qualquer coisa?

  • Por
  • 2 min
  • Publicado em 11 jan, 2022.
  • Atualizado em 27 jun, 2022

Vendedor bom vende qualquer coisa? Certamente você já ouviu alguma variação dessa frase durante a sua carreira.

Por exemplo: “Um bom vendedor é aquele que vende areia no deserto; vende gelo para esquimó; vende ovo para a galinha.”. Ou seja, um profissional de sucesso é aquele que vende qualquer coisa, para qualquer um, em qualquer momento.

Isso não poderia ser mais mentiroso. Entretanto, é uma falácia fácil de se acreditar porque enobrece o seu alvo. Quem não quer ser o super vendedor? O cara que desata todos os nós e que faz todo mundo concordar com ele. Mas, essa pessoa não existe. E, mesmo se existisse, ela seria uma péssima profissional. 

Essas frases demonstram uma grande habilidade do vendedor, mas veja o que ela ignora. 

Alguém que vende areia no deserto certamente não respeita as necessidades do comprador, porque ele claramente não está precisando disso no momento. E, se ainda assim a venda é feita, você adquire um péssimo cliente, porque não vai demorar muito para ele perceber isso.

Pode se pensar também que esse vendedor não conhece muito do seu produto. Se conhecesse, saberia que ele seria melhor utilizado em outro contexto. Onde talvez ele nem precisasse de tanta “lábia”. Seria uma venda mais inteligente. 

Que régua é essa que usamos para medir um bom profissional? Alguém que força uma venda para a pessoa errada, no momento errado? Esse é o vendedor genial? Esquece isso. 

Proponho usar as características que o Lucas Gaspar apresentou neste post

  • O bom vendedor acredita no produto que vende e sabe demonstrar a transformação que ele causa.
  • O bom vendedor sabe dizer “não” para uma venda não qualificada.
  • O bom vendedor sabe o Lead que não está no momento de compra e respeita esse momento.

Não existe vendedor nato. Se você quer ser um bom vendedor, precisa fazer o dever de casa.

Esse post foi lançado previamente na Newsletter semanal da Meetime. Você pode acessar a Categoria Newsletter para ver os posts já publicados. Quer receber insights de Inside Sales toda quinta-feira de manhã no seu e-mail? Inscreva-se abaixo:

Nova call to action
Diego Cordovez

Diego Cordovez

Co-fundador da Meetime

Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.

Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Mais informações sobre Inside Sales para você. Veja:

Acompanhe todas as novidades
sobre Sales engagement e vendas B2B

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro do assunto!