Vai chegando no final do mês e, se as vendas não estão indo como o esperado, pode começar a bater um desespero que te leve a fazer um pedido como o do título. Porém, essa é uma frase problemática e bastante ineficiente. Seguindo a mesma linha do último post da News, vamos comentar sobre mais uma frase que deveria sair do seu vocabulário como vendedor.
O maior problema dessa frase é que ela gera uma inversão de papéis. Quando você pede a um cliente para te socorrer, você está se destituindo da sua principal função como vendedor consultivo, que é a de ajudar o cliente.
Você que está lá para servi-lo, não o contrário. Abrir mão disso é abrir mão da sua autoridade também. Sabe por quê? Se você está precisando fazer esse tipo de apelo para conseguir fechar uma venda, é porque está faltando argumentos.
Um cliente pode ver isso como uma tentativa de forçar uma venda a qualquer custo. Ou seja, você está mais focado no seu objetivo do que no dele. Por que ele confiaria em você, então?
Pode ser que algum cliente se comova e feche o negócio. A curto prazo, você cumpriu o seu objetivo. Mas, há de se pensar: que tipo de cliente uma estratégia assim pode atrair? Será que ele é qualificado? Provavelmente não. Logo, ele tem grandes chances de dar churn mais a frente.
Um processo de vendas bem ajustado e o treinamento constante garantem que essa frase não precise ser utilizada.
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Diego Cordovez
Co-fundador da Meetime
Diego Cordovez é Engenheiro Mecânico, sócio e diretor da Meetime. É responsável pelo maior mapeamento sobre este assunto no Brasil, a pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, e há 4 anos apresentador do podcast Casts for Closers, eleito em 2019 o melhor podcast de Vendas do Brasil, pela Vendas B2B Awards.